Ensino do direito, teoria jurídica e magistratura: em busca de um modelo. Doi: 10.5020/2317-2150.2006.v11n1p108

Autores/as

  • Gustavo Henrique de Aguiar Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.108-117

Palabras clave:

Justiça, Judiciário. Reforma do Judiciário. Juízes. Ensino Jurídico.

Resumen

O presente artigo pretende discutir as relações entre os modelos teóricos que orientam a atuação judicial e as transformações sofridas pelo Judiciário. Num contexto de redefinição do papel da Justiça e, especialmente, de consolidação de novas expectativas dirigidas aos magistrados dentro da democracia, mostra-se fundamental analisar as bases sobre as quais se legitimam as decisões judiciais e a dinâmica processual.

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Biografía del autor/a

Gustavo Henrique de Aguiar Pinheiro

Advogado, Mestre em Sociologia, Doutor em Ciências Sociais, Professor de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional

Publicado

2010-02-12

Número

Sección

Artigos