Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo NÃO foi publicado em outro veículo (revista, periódico, sites, jornal eletrônico, anais de congresso, dentre outros).
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice, ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • A identificação de autoria deste trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaçamento entrelinhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Caso o artigo exija aprovação prévia pelo Comitê de Ética, o autor fica ciente da necessidade de anexar o protocolo e o parecer na forma de Documento Suplementar, ao final da submissão.
  • Caso o artigo seja resultantes de pesquisas Financiadas por órgãos de fomento, deve haver identificação no texto.

Diretrizes para Autores

 

O autor deve se cadastrar na plataforma do OJS pelo acesso ao Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade de Fortaleza (www.unifor.br/ojs), optando pela opção AUTOR. Eventual dúvida pode ser dirimida por meio de mensagens eletrônicas ao e-mail do periódico (revistapensar@unifor.br)

Sobre a responsabilidade do conteúdo do artigo: O Conselho Editorial da Pensar não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.

Sobre os direitos autorais: É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados à Fundação Edson Queiroz – Unifor. A revista utiliza a licença Creative Commons versão 4.0, com as condições “atribuição não comercial” (CC BY-NC 4.0).

Parecer do Comitê de Ética: O autor deve estar ciente de que, se o artigo demandar a aprovação do comitê de ética, deverá informar o protocolo de aprovação, anexando o respectivo parecer.

Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana todo e qualquer projeto que envolva a participação seres humanos (direta ou indiretamente) enquanto pesquisados, conforme definido na resolução CNS 466/12: "[...] II.14 pesquisa envolvendo seres humanos - pesquisa que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos;[..]"

No ato da submissão o autor deve informar se há conflito de interesses com relação à pesquisa.

Revisão vernacular: Recomendamos que o texto seja previamente submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua na qual foi escrito o artigo.

Diretrizes gerais:
- A política editorial do periódico está orientada para publicação de estudos produzidos no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu, o que implica a publicação de artigos científicos que contem com professores doutores como autor ou coautor.

- Não serão publicados artigos produzidos por graduados,  pós-graduados lato sensu e mestrandos.
- Os trabalhos devem ser submetidos em formato Word 97 ou superior (padrão DOC).
- O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:

1) Título em português (e na língua original do artigo, para os textos escritos em língua estrangeira) e em inglês;

2) O título em português deve estar escrito sem negrito, centralizado e em letras caixa-alta. O título em inglês e/ou na língua original do texto deve estar abaixo do título em português, em itálico, centralizado, em letra caixa-alta;

3) Resumo e palavras-chave em português e em inglês (e na língua original do artigo). Cada resumo deve conter no máximo 250 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas. O resumo em língua estrangeira deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira. Ao final de cada resumo devem constar 03 a 06 descritores ou palavras-chave para indexação, seguidas de dois-pontos, separados por ponto e vírgula e finalizadas por ponto (ABNT NBR 6028);

4) Texto (contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, mesmo que os tópicos recebam designações diferentes). A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências (ABNT NBR 10520/2023);

5) Referências, devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do
texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.  Caso apareça notas
de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas (ABNT NBR 6023);

6) Anexos (opcionais).

Formatação

Espaços
- Entrelinhas 1,5;
- Entre parágrafos 0 pts;
- Entre título e texto – uma linha (um enter);
- Entrelinhas das notas de rodapé 1,0;
- Entrelinhas da citação longa 1,0;
- Entrelinhas de uma mesma referência 1,0;
- Entre uma referência e outra 6 pts;
- Entre o texto e a citação longa 6 pts;
- Iniciar parágrafo com 1,0 cm na régua do Word;
- Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo).

Fonte
- Times New Roman;
- Resumo 10;
- Texto 12;
- Citação longa 10;
- Nota de rodapé 10.

Títulos
- Título do artigo 14 Caixa baixa - sem negrito;
- Títulos das partes do artigo - 12 Caixa baixa negrito;
- Subtítulos 12 Caixa baixa itálico;
- Sub-subtítulos 12 Caixa baixa normal.

Referências
- Fonte tamanho 12 (destaque para títulos das obras em negrito).

Margens
- Esquerda: 3,0 cm;
- Direita: 2,0 cm;
- Superior: 3,0 cm;
- Inferior: 2,0 cm.

Outras informações importantes sobre a estrutura do texto:
1. Introdução: deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado;

2. Desenvolvimento: a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado;

3. Conclusão: deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A repetição de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada;

4. Referências: relação das obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT – NBR 6023/2002;

5. As referências das citações diretas ou /e indiretas devem ser feitas no próprio texto. Ex.: Segundo Perlingieri (2007, p. 50) ou após a citação. Ex.: (PERLINGIERI, 2007, p. 50);

6. Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos, ter de mínimo 12 e no máximo 20 páginas e ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano;

A Pensar vem desenvolvendo uma política de ampliação de seu impacto, com vistas à indexação em bases de dados nacionais e internacionais, disponibilizando a possiblidade de publicar artigos em outro idioma (língua inglesa).

Assim, informamos que:

  • 1) Caso os autores desejem publicar em outro idioma, eles poderão submeter o trabalho em português, aguardarão a o encerramento de todo o processo de análise por pares em português, e somente quando for aprovado, em última versão pelos editores, é que eles providenciarão a versão completa de seu trabalho em inglês;

  • 2) Os custos com a tradução completa do artigo para a língua inglesa, bem como a tradução do resumo para o inglês, serão de responsabilidade dos autores;

  • 3) Para as submissões na língua inglesa não será necessária a tradução para outro idioma, entretanto, a correção gramatical da língua inglesa é obrigatória e de responsabilidade dos autores;

  • 4) Para as submissões na língua espanhola não será necessária a tradução para outro idioma, entretanto, a correção gramatical do espanhol é obrigatória e de responsabilidade dos autores;

  • 5) A Pensar recomendará tradutores especializados terceirizados a serem informados posteriormente. Outros tradutores não serão aceitos;

  • 6) Caso não haja interesse na publicação do manuscrito na língua inglesa, o trabalho tramitará por todo processo de avaliação, e, se aprovado, de publicação;

Condições para Submissão

a) Confirme que o manuscrito foi submetido somente para este periódico e não foi publicado, não está no prelo, nem foi submetido para outra publicação;

b) Confirme que a pesquisa cumpre as diretrizes éticas, respeitando inclusive as exigências legais do país onde se realiza o estudo;

c) Confirme que você preparou um texto completo excetuando-se a página de título, os agradecimentos e quaisquer títulos resumidos com nomes de autores, para permitir a avaliação duplo cega;

d) Confirme que, caso seu artigo enviado em um idioma que não seja o português, os autores estarão responsabilizados com qualidade vernacular adequada e de conteúdo;

e) Confirme que está ciente de que a Pensar segue os princípios da Ciência Aberta (Open Science), e que, dessa forma, a revista poderá lhe solicitar a divulgação gratuita e irrestrita dos dados e/ou materiais utilizados e gerados em sua pesquisa a qual está submetendo para publicação (caso se aplique ao conteúdo de sua submissão). A divulgação ocorre da seguinte forma: os autores depositarão os dados e/ou materiais da pesquisa/artigo em um repositório público e serão geradas referências completas, contendo URL e código DOI, para acesso aos dados e/ou materiais depositados. Em particular, casos em que os autores optam por não fornecer dados e/ou materiais utilizados, deve ser apresentada uma nota explicativa dessa decisão nas partes finais do documento publicado. A menos que os autores decidam não disponibilizar seus dados e/ou materiais, esta revista sempre disponibilizará dados e/ou materiais usados em pesquisas publicadas;

f) Antes de o Editor iniciar o processo de avaliação de um artigo, todos os autores devem confirmar que estão dispostos a avaliar manuscritos para a revista, mediante solicitação. Isto é especialmente verdade para os autores que já publicaram na revista. Conforme os procedimentos de Boas Práticas da Publicação Científica, os autores devem:

"Espere ser adicionado como revisor de um periódico que publicou seu trabalho, especialmente se for revisto favoravelmente. Os editores sempre consideram que os autores de artigos publicados são revisores em potencial, especialmente se forem considerados perspicazes e capazes de responderem rapidamente. Se for solicitado a atuar como revisor, faça-o com dedicação, pontualidade e com a mais alta intenção científica Contribua para a melhoria do artigo como se fosse seu, com o desejo de que, após a publicação, os autores podem vê-lo com orgulho, sabendo que causou um impacto significativo na área de conhecimento correspondente ". (p.14)

g) Trabalhos submetidos por mestrandos e doutorandos deverá conter a inclusão do orientador(a) doutor(a) como autor ou coautor.

h) Cada autor não pode enviar mais de dois artigos anualmente para a Pensar, independentemente de sua condição (como autor ou co-autor). Em outras palavras, se um autor enviar um artigo como primeiro autor e outro como terceiro autor, ele / ela não poderá enviar outros artigos durante esse ano.

Lembramos que os textos que não estejam de acordo com os critérios e as características técnicas exigidos pela Pensar não terão sua submissão aceita.

Submissão de Manuscritos

a) Submeter em arquivo único o texto completo em formato Word, o qual deve estar sem identificação dos autores. Ilustrações (tabelas, gráficos, quadros e figuras) deverão ser acrescentadas em Documentos Suplementares, em formato de imagens (".png"; ".jpeg"; ".jpg") com resolução mínima de 300 dpi (pixel por polegada). Antes de concluir a submissão, os autores devem revisar a posição de autoria no sistema.

b) Os autores devem preencher com atenção seus dados no sistema (OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS AUTORES). Verifiquem se todos os campos estão preenchidos corretamente, instituições de vinculação (no máximo duas por autor; no caso de estudante, informar curso e instituição a que está vinculado), endereço completo da instituição – incluindo CEP, número do telefone de contato direto. Todos os autores devem apresentar na submissão o seu número ORCID. Se houver mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um no trabalho. Importante ressaltar que a Pensar não aceita alteração e inclusão de autoria após a submissão. No caso de resultado de pesquisa com financiamento, citar a agência financiadora e o número do processo apenas no sistema, junto com uma Nota de Agradecimento anexada em Documentos Suplementares. Na ocorrência do artigo ser aprovado para publicação, essas informações serão incluídas pela equipe editorial após a lista de referências.

c) Não são aceitos trabalhos que contenham trechos semelhantes ou idênticos a outros trabalhos publicados em forma definitiva, mesmo que de autoria do mesmo autor. A identificação das fontes é obrigatória. Citações literais de textos devem ser realizadas entre aspas duplas.

Preparação do Manuscrito

1. Diretrizes de formatação

  • Os originais deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês;
  • Seguir as recomendações para citações, referências, ilustrações de acordo com a Norma ABNT;
  • Conter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas, em papel tamanho A4;
  • Espaçamento: simples;
  • As margens deverão ser: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Parágrafos: recuo da primeira linha em 1cm.
  • Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (Ex: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos e levar diretamente ao documento citado.
  • Quando possível, sugere-se que as referências incluam o DOI. Para sua obtenção, submeta o conjunto de referências de acordo com a ABNT no site: Crossref.

2. Elementos do manuscrito

Os elementos do manuscrito devem ser apresentados na seguinte ordem (inicie cada um deles em uma nova página):

  • (1) Títulos, sem identificação, e resumos (português, inglês e espanhol);
  • (2) Corpo do Texto;
  • (3) Referências;
  • (4) Tabelas e Figuras.

Título - O título do artigo deve ser direto, não se recomendando incluir subtítulo. Apresentar o título nas três línguas.

Resumo - Apresentar o título nas três línguas. Não há recuo na primeira linha. Deve conter entre 10 a 15 linhas, ou de 100 a 250 palavras. Estruturado com Objetivo / Metodologia / Resultados / Conclusão, sem citações. Abreviações não padronizadas ou incomuns também devem ser evitadas, mas, se essenciais, devem ser definidas no próprio resumo. O Resumo e Abstract devem ser estruturados e formulados de acordo com o seguinte conteúdo:

  • Objetivo: Qual o motivo da redação do artigo ou os objetivos da pesquisa?
  • Métodos: Como os objetivos são alcançados? Inclua os principais métodos usados para a pesquisa. Qual é a abordagem do tópico e qual é o escopo teórico ou sujeito do artigo?
  • Resultados: O que foi encontrado no decorrer do trabalho? Isso se refere à análise, discussão ou resultados.
  • Conclusões: Qual é o valor / originalidade do trabalho e sua pesquisa, implicações práticas e sociais?

Palavras-chave - Devem correspondem às palavras que identificam o conteúdo do artigo. Apresentar no mínimo três e no máximo cinco palavras, separe-as por ponto e vírgula (ABNT).

Corpo do Trabalho - Para Artigos Teórico-empírico, favor seguir a seguinte estrutura (as seções e subseções devem ser numeradas sem os pontos finais das numerações):

  • Introdução (incluir em texto corrido a problematização, a questão de pesquisa, o objetivo geral, os objetivos específicos (numerados), a relevância (podendo ser teórica, metodológica, empírica, contextual/gerencial/prática, social). Não se recomenda apresentar parágrafo sobre a estrutura do trabalho.
  • Referencial Teórico (incluir as principais teorias, modelos e pesquisas sobre o tema, discutindo o estado da arte. Aqui também apresentam-se as hipóteses apoiadas na literatura).
  • Metodologia da pesquisa (sugerimos apresentar e justificar a epistemologia, o tipo de pesquisa, o processo da pesquisa (fases, etapas), a população e amostra, o perfil dos pesquisados (elementos de pesquisa), o período da pesquisa, o processo de coleta, o plano de variáveis ou de categorias, e as técnicas de análise qualitativas e ou quantitativas).
  • Resultados (apresentar os resultados e se as hipóteses ou pressupostos foram validados).
  • Discussão (aqui se faz o alinhamento dos achados com a literatura, e se ressaltam as contribuições teóricas e empíricas. Explique, ainda, as limitações do estudo).
  • Conclusão (além da conclusão em si, apresentar as sugestões detalhadas para as próximas pesquisas).

Referências - Deverão obedecer às normas da ABNT (Brasil).

Legendas - Para ilustrações, utilizem a fonte Times New Roman, tamanho 10, incluindo o título e a fonte:

  • Norma ABNT: o título deve ser escrito acima da ilustração de forma centralizada. A fonte deve ser escrita abaixo da ilustração com alinhamento à esquerda. As ilustrações devem ser numeradas por tipo (tabelas, figuras, quadros e gráficos), e citadas no texto em ordem numérica.

Serão colocadas em notas de rodapé somente as informações referentes à identificação dos autores na primeira página. Não se aceita demais notas de rodapé e de fim de texto.

Detecção de Similaridade (Plágio)

Todos os artigos submetidos ao periódico Pensar – Revista de Ciências Jurídicas passam por uma verificação de plágio na etapa de revisão por pares por meio do uso da ferramenta Turnitin. Caso sejam identificados trechos com similaridade (exceto citação direta) e para os quais a reprodução tenha sido total e/ou sem citação, os autores serão contatados para prestarem esclarecimentos. Na ausência de esclarecimentos por parte dos autores os editores arquivarão a submissão. Durante o processo de revisão por pares, os revisores também podem encontrar evidências de plágio. Caso isso aconteça os revisores comunicarão o fato aos editores (apresentando as evidências cabíveis) e os editores investigarão a suspeita de plágio utilizando o seguinte fluxograma do COPE: acesse aqui. Caso a suspeita de plágio seja confirmada, os editores arquivarão a submissão.

Citações

Exemplos

(Martinelli; Genari, 2009; Berridge; Kringelbach, 2013).

(Batista; Mantoan, 2006, p. 56).

Regras gerais para apresentação dos autores nas citações:

Autores

Citação no texto

Citação entre parênteses

Um autor

Guimarães (2020)

(Guimarães, 2020)

Dois autores

Uehara; Landeira-Fernandez (2010)

(Uehara; Landeira-Fernandez, 2010)

Três ou mais autores

Capellini et al. (2007)

(Capellini et al., 2007)

Autores institucionais / coletivos (com abreviação)

1ª citação

- Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2010)

Citações subsequentes

- OECD (2010)

1ª citação

- (Organisation for Economic Co-operation and Development [OECD], 2010)

Citações subsequentes

- (OECD, 2010)

Autores institucionais / coletivos (sem abreviação)

Stanford University (2020)

(Stanford University, 2020)

Citação direta

Para citações diretas, ou seja, quando há transcrição literal do texto elaborado por outros autores, aplicam-se as seguintes regras:

Citação direta breve (até 40 palavras): transcrição do texto do outro autor é inserida no próprio texto entre aspas. Incluir a página consultada (p.) ou o intervalo de páginas consultado (pp.).

Exemplo

Conforme Beyer (2006) “a educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (p. 73).

“A educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (Beyer, 2006, p. 73).

Citação direta extensa (mais de 40 palavras): a transcrição literal do texto de outro autor deve ser inserida de forma destacada no texto com recuo da margem esquerda em 1,27 cm para todas as linhas. Não incluir aspas na citação.

Exemplo:

O problema de aprendizagem que constitui um ‘sintoma’ ou uma ‘inibição’ toma forma em um indivíduo, afetando a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, o desejo, o organismo e o corpo, redundando em um aprisionamento da inteligência e da corporeidade por parte da estrutura simbólica inconsciente (Fernández, 1991, p. 82).

Referências

Formatação:

  1. Colocar a seção de Referências em uma nova página após o final do texto;
  2. Espaçamento entre linhas – simples;
  3. Referências em ordem alfabética;
  4. Tamanho da fonte – igual ao do texto;
  5. Texto alinhado à esquerda;
  6. Em cada referência, adicionar recuo de 1,27 cm (1 tab) a partir da segunda linha.


Norma para Submissão em ABNT

Os exemplos a seguir fornecem uma visão geral dos elementos essenciais conforme a NBR 6023:2018. Para fins ilustrativos, utilizamos a mesma redação adotado pela revista Perspectivas em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):

  • Livros: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, 2020. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: 01 jan. 2020.

PAULA, Lorena Tavares de. Diretrizes para autores. 3. ed. Belo Horizonte: PCI, 2024.

PAULA, Lorena Tavares de; SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de. Diretrizes para autores. 3. ed. Belo Horizonte: PCI, 2024.

PAULA, Lorena Tavares de et al. Diretrizes para autores. 3. ed. Belo Horizonte: PCI, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/about/submissions. Acesso em: 01 jan. 2020.

  • Capítulo de livros: SOBRENOME, Nome. Título In: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, 2020. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: 01 jan. 2020.

PAULA, Lorena Tavares de. Regras práticas para autores. In: PAULA, Lorena Tavares de (org.). Diretrizes para autores. 3. ed. Belo Horizonte: PCI, 2024.

PAULA, Lorena Tavares de; SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de. Regras práticas para autores. In: PAULA, Lorena Tavares de. Diretrizes para autores. 3. ed. Belo Horizonte: PCI, 2024.

PAULA, Lorena Tavares de. Regras práticas para autores. In: PAULA, Lorena Tavares de et al (org.). Diretrizes para autores. 3. ed. Belo Horizonte: PCI, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/about/submissions. Acesso em: 01 jan. 2020.

  • Trabalho acadêmico: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. 2020. 01 f. Tese /ou Dissertação (Doutorado em /ou Mestrado em…) – Faculdade… /ou Universidade…, Local, 2020. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: 01 jan. 2020.

PAULA, Lorena Tavares de. Diretrizes para autores: regras práticas de submissão. 2024. 120 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/about/submissions. Acesso em: 01 jan. 2020.

PAULA, Lorena Tavares de. Diretrizes para autores. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/about/submissions. Acesso em: 01 jan. 2020.

  • Artigos de periódicos científicos: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Nome do periódico, Local, v. 00, n. 00, p. 00-01, jan./dez. DOI 10.0000/0000-0000/00000.
  • Artigos de periódicos científicos: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Nome do periódico, Local, v. 00, n. 00, p. 00-01, jan./dez. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: 01 jan. 2020.

PAULA, Lorena Tavares de. Diretrizes para autores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 1-14, jan./abr. 2024. DOI 10.0000/0000-0000/00000.

PAULA, Lorena Tavares de; SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de. Diretrizes para autores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 1-14, jan./abr. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/about/submissions. Acesso em: 01 jan. 2020.

PAULA, Lorena Tavares de et al. Diretrizes para autores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 1-14, jan./abr. 2024. DOI 10.0000/0000-0000/00000.

 

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS [ABNT]. Norma brasileira 10520: informação e documentação, citações em documentos, apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS [ABNT]. Norma brasileira 6022: informação e documentação, artigo em publicação periódica técnica e/ou científica, apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS [ABNT]. Norma brasileira 6023: informação e documentação, referências, elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS [ABNT]. Norma brasileira 6024: informação e documentação, numeração progressiva das seções de um documento, apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS [ABNT]. Norma brasileira 6028: informação e documentação, resumo, resenha e recensão, apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

Política de Privacidade

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