Empresas familiares: mediação e governança como mecanismos adequados à gestão de conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2024.15503

Palavras-chave:

empresa familiar, governança corporativa, governança familiar, gestão de conflitos

Resumo

O estudo objetiva averiguar, diante da complexidade e das peculiaridades das empresas familiares, de que modo a mediação e as estruturas de governança podem ser utilizadas para administrar, reduzir e solucionar os conflitos irrompidos neste âmbito. Para tanto, são analisados os conceitos empresa familiar, identificando as razões da alta intensidade e do potencial lesivo desses conflitos para as empresas. Identificam-se os principais motivos geradores de conflitos entre os componentes familiares e investiga-se a adequação de certos mecanismos para solucioná-los. Ante a necessidade de manutenção do relacionamento entre as partes e os benefícios ensejados, opta-se pela mediação como mecanismo eficiente para resolução e gestão de conflitos nestas organizações. Para mais, as estruturas de governança familiar despontam como expedientes aptos a administrar o relacionamento entre os familiares e, indiretamente, sua interação com a empresa. É também analisado o modo de implementação desses instrumentos na empresa familiar e como pode ser desenvolvido uma cultura de mediação neste âmbito, estimulando as atitudes cooperativas e dialógicas. Conclui-se que a resolução adequada de conflitos deverá ser, na maior parte dos casos, no âmbito das organizações familiais, realizada por intermédio da mediação e aliada a estruturas de governança, especialmente familiar. A metodologia adotada para a elaboração deste ensaio se caracteriza como bibliográfica, quanto às fontes; qualitativa, quanto à abordagem do problema; e descritiva e exploratória, quanto aos objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Advogada, professora titular da Universidade de Fortaleza - Unifor, doutora em Direito, autora do livro Justiça e Mediação de Conflitos.

Gustavo Raposo Pereira Feitosa, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Mestrado e Doutorado - e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza. É professor adjunto de Direito Processual Civil na UFC. Coordena o Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza.

Luana Silveira de Andrade, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Direito Constitucional em Relações Privadas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).Advogada graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Graduanda em Medicina pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro da Liga de Visão da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).  Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas).

Downloads

Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Artigos