Processo de Avaliação pelos Pares
Cada artigo submetido à Pensar – Revista de Ciências Jurídicas passa, inicialmente, pelo processo de desk review no qual os editores examinam a sua adequação às normas da revista e à linha editorial, bem como a importância da discussão para a inovação do conhecimento na área jurídica..
Em seguida, o artigo é encaminhado aos avaliadores especialistas na área, em conformidade com o processo de revisão às cegas (blind-review).
Os avaliadores apresentam um parecer sobre o artigo, recomendando a sua aprovação, aprovação com ressalvas ou reprovação. Os avaliadores pareceristas poderão contribuir para o aprimoramento da versão original, a partir dos seus comentários, sugestões e recomendações de referências bibliográficas. Adiante, os autores serão informados do teor do parecer, resguardada a identidade do avaliador. Se for o caso, na hipótese de aprovação com ressalvas, poderão adequar o texto avaliado e apresentar a versão atualizada para nova rodada de revisões, que poderão culminar na aprovação para publicação definitiva.
Antes da publicação, o artigo é revisado nos quesitos formatação e gramática.