Mediação escolar - inclusão e pacificação dos jovens pela comunicação. Doi: 10.5020/2317-2150.2007.v12n1p97

Autores/as

  • Lília Maia de Morais Sales Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.97-106

Palabras clave:

Violência. Exclusão escolar. Mediação. Convivência pacífica. Dignidade.

Resumen

A violência e a exclusão escolar são problemas presentes nas escolas brasileiras e tornam o ambiente escolar hostil e desinteressante. A mediação escolar apresenta-se como proposta que visa a aumentar o diálogo na escola, valorizar o ser humano como cidadão partícipe da sua história, criando espaços para escuta e diálogo, oferecendo espaços para a conscientização da cidadania, reconhecendo e tratando a violência psicológica, criando formas de interação entre os segmentos da escola, organizando a escola de modo a proporcionar o respeito mútuo, tendo cada aluno, professor e funcionário sua dignidade reconhecida e o entendimento da dignidade do outro, preparando-se para o exercício da cidadania por meio da convivência pacífica.

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Biografía del autor/a

Lília Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará

Advogada. Doutora/UFPE. Professora Titular da UNIFOR. Professora Adjunta da UFC.

Publicado

2010-07-20

Número

Sección

Artigos