A Lei da Regularização Fundiária (Lei 13.465/2017): análise inicial de suas principais repercussões para o direito de propriedade

Autores

  • Flávio Tartuce

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2018.7800

Palavras-chave:

Direito civil. Direito das coisas. Propriedade. Lei da Regularização Fundiária Urbana.

Resumo

Este artigo científico pretende analisar e trazer as primeiras reflexões sobre a Lei 13.465/2017, norma jurídica de grande importância que promoveu amplas modificações no sistema de propriedades no Brasil, tratando da Regularização Fundiária Urbana (REURB). Neste texto serão abordados apenas alguns temas, como a visão geral dessa política, o instituto da legitimação fundiária, as novas modalidades de condomínio e o direito real de laje. Será feito um estudo crítico das categorias, que apresentam novos desafios não só para o Direito Civil, como também para outros ramos jurídicos, como o Direito Administrativo, o Direito Constitucional, o Direito Urbanístico e o Direito Notarial e Registral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Tartuce

Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil Comparado pela PUC-SP. Professor Titular permanente do programa de mestrado e doutorado da FADISP. Professor e coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu da EPD. Advogado em São Paulo, parecerista e consultor jurídico.

Downloads

Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos