A Influência da Mídia no Caso Richthofen: entre a Liberdade de Imprensa e a Violação de Direitos Fundamentais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2024.14283

Parole chiave:

Caso Richthofen, direitos fundamentais, mídia

Abstract

A presente pesquisa objetiva analisar o caso Richthofen sob a perspectiva de estudo dos Direitos Fundamentais, buscando compreender se a midiatização excessiva do caso estaria colocando em risco a ressocialização dos detentos e, consequentemente, ferindo os Direitos Fundamentais aos quais os mesmos fazem jus. Enfoca-se assim no seguinte problema de pesquisa: quais os Direitos Fundamentais que possam estar sendo violados pela reiterada midiatização excessiva do caso Richthofen? Para tanto, procedeu-se à seleção de notícias do caso criminal na página do google notícias, tendo ainda como recorte um período de delimitação temporal de 7 anos. A metodologia adotada é predominantemente dedutiva, contando ainda com o auxílio do método de procedimento monográfico e da técnica de pesquisa de documentação indireta. Concluiu-se, por meio da análise dos materiais encontrados, que a midiatização excessiva do Richthofen põe em risco a ressocialização dos reeducandos, ferindo Direitos Fundamentais como o direito à privacidade, aplicação da dignidade humana e a garantia do direito de ressocialização.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Iuri Bolesina, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. UNISC. Especialista em Direito Civil pela Faculdade Meridional ? IMED. Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Advogado. Professor do Curso de Direito na Atitus Educação. Sòcio fundador da Visual Jus, startup de Visual Law. Tem experiência na área do Direito Civil e Processo Civil, com ênfase em Responsabilidade Civil. Autor de obras sobre Responsabilidade Civil e Direito à Extimidade. (Endereço eletrônico: iuribolesina@gmail.com)

Driane Fiorentin de Morais, Atitus Educação, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestranda no PPGD da Faculdade Meridional. Bolsista PROSUP CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Criminologia, Violência e Controle, coordenado pelo Prof. Dr. Felipe da Veiga Dias (IMED). Graduada em Direito pela Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, Rio Grande do Sul. . Linhas de pesquisa: criminologia midiática e gênero.

Pubblicato

2024-05-28

Fascicolo

Sezione

Articoli teorici con elevato rigore analitico