Civis, hostis ac peregrinus – Representações da condição de homem livre no ordo iuris da Roma Antiga. Doi: 10.5020/2317-2150.2013.v18n2p328

Authors

  • Arno Dal Ri Jr. UFSC
  • Luciana Dal Ri UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.328-353

Keywords:

Cidadania. Cives. Estrangeiro. Roma Antiga.

Abstract

A “cidadania” romana surge como um conjunto de elementos que vinculam a pessoa a um determinado sistema jurídico, refletindo a relação entre o ser humano e a comunidade da qual participa. Essa relação é caracterizada em toda a existência de Roma pela liberdade de seus cives e é um dos principais instrumentos jurídicos utilizados nas relações com o interior e o exterior do povo romano. O instituto sofreu mudanças por meio da elaboração dos direitos de cidadania, e da modificação da política de abertura ao estrangeiro. A mudança de parâmetros em relação ao estrangeiro e o enrijecimento da concessão de cidadania são os temas deste trabalho, que investiga as causas externas e as consequências internas de tais fatos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arno Dal Ri Jr., UFSC

Doutor em Direito Internacional pela Universidade Luigi Bocconi de Milão, com pós-doutorado pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne). Mestre em Direito e Política da União Europeia pela Universidade de Pádua. Professor de Teoria e História do Direito Internacional nos cursos de graduação e pós- Graduação stricto sensu em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis – SC – Brasil.

Luciana Dal Ri, UFSC

Doutora em Direito Civil romanístico pela Università degli Studi di Roma - La Sapienza. Mestre em Estudos Medievais pela Pontificia Università Antonianum. Professora de História do Direito no curso de graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí – SC – Brasil.

Published

2013-10-11

Issue

Section

Artigos