O registro como instrumento de proteção do conhecimento tradicional associado à biodiversidade. Doi: 10.5020/2317-2150.2013.v18n2p530

Autores

  • Márcia Rodrigues Bertoldi UNIT

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.530-551

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural Imaterial. Conhecimentos e Comunidades Tradicionais. Biodiversidade.

Resumo

Este trabalho tem como finalidade analisar o registro como forma de proteção dos conhecimentos ou saberes tradicionais associados à biodiversidade ou ao patrimônio cultural imaterial. Essas práticas consuetudinárias são de importância fundamental, tanto como fonte econômica e científica quanto catalisadoras de um desenvolvimento sustentável. Mesmo possuindo características similares de origem, esses conhecimentos, dotados de singularidades, não são, na prática, compreendidos pela proteção destinada ao patrimônio cultural imaterial, objeto de instrumentos jurídicos nacionais e internacionais. Ao proporem-se os registros como instrumento de proteção a tais práticas milenares, na sua maioria, intergeracionais e comumente transmitidas oralmente de geração a geração, pretende-se promover a conservação da memória e da cultura de uma sociedade, bem como protegê-las da apropriação indevida e/ou privatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Rodrigues Bertoldi, UNIT

Doutora em Direito pelas Universidades Pompeu Fabra de Barcelona (UPF) e de Girona (UdG). Pós-doutora pela UNISINOS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Tiradentes (UNIT-SE). Pelotas – RS – Brasil.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Edição

Seção

Artigos