A Influência da Mídia no Caso Richthofen: entre a Liberdade de Imprensa e a Violação de Direitos Fundamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2024.14283

Palavras-chave:

Caso Richthofen, direitos fundamentais, mídia

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar o caso Richthofen sob a perspectiva de estudo dos Direitos Fundamentais, buscando compreender se a midiatização excessiva do caso estaria colocando em risco a ressocialização dos detentos e, consequentemente, ferindo os Direitos Fundamentais aos quais os mesmos fazem jus. Enfoca-se assim no seguinte problema de pesquisa: quais os Direitos Fundamentais que possam estar sendo violados pela reiterada midiatização excessiva do caso Richthofen? Para tanto, procedeu-se à seleção de notícias do caso criminal na página do google notícias, tendo ainda como recorte um período de delimitação temporal de 7 anos. A metodologia adotada é predominantemente dedutiva, contando ainda com o auxílio do método de procedimento monográfico e da técnica de pesquisa de documentação indireta. Concluiu-se, por meio da análise dos materiais encontrados, que a midiatização excessiva do Richthofen põe em risco a ressocialização dos reeducandos, ferindo Direitos Fundamentais como o direito à privacidade, aplicação da dignidade humana e a garantia do direito de ressocialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Bolesina, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. UNISC. Especialista em Direito Civil pela Faculdade Meridional ? IMED. Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Advogado. Professor do Curso de Direito na Atitus Educação. Sòcio fundador da Visual Jus, startup de Visual Law. Tem experiência na área do Direito Civil e Processo Civil, com ênfase em Responsabilidade Civil. Autor de obras sobre Responsabilidade Civil e Direito à Extimidade. (Endereço eletrônico: iuribolesina@gmail.com)

Driane Fiorentin de Morais, Atitus Educação, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestranda no PPGD da Faculdade Meridional. Bolsista PROSUP CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Criminologia, Violência e Controle, coordenado pelo Prof. Dr. Felipe da Veiga Dias (IMED). Graduada em Direito pela Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, Rio Grande do Sul. . Linhas de pesquisa: criminologia midiática e gênero.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

Artigos