Cuidado como valor jurídico e o princípio do melhor interesse do idoso: a interface entre o direito público e o privado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2023.13028

Parole chiave:

direitos humanos, dever de cuidado, princípio do melhor interesse do idoso, convivência familiar e comunitária

Abstract

Ante as mudanças contemporâneas na dinâmica sociofamiliar, tais como a redução do número de filhos, prole frequentemente vivendo em local distante do domicílio dos genitores e a maior inserção da mulher no mercado de trabalho, o presente artigo busca refletir acerca da divisão de responsabilidade entre família, sociedade e Estado nos cuidados com as pessoas idosas, e, por consequência, debater sobre a necessidade de novos modelos de cuidado, diversos das tradicionais instituições de longa permanência ou da atribuição de responsabilidade muito concentrada na família, comumente numa figura feminina. Nesse cenário, pretende-se ainda tratar da importância de existirem múltiplas formas de apoio e assistência para atender às diversas heterogeneidades envolvendo à pessoa idosa, condição sem a qual, não se constrói uma sociedade mais justa, plural e solidária a todas as gerações. Para tanto, será empregado o método hipotético dedutivo, almejando responder às hipóteses mencionadas com fundamento em pesquisa bibliográfica, especialmente dados empíricos, instrumentos normativos e obras especializadas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cláudio José Franzolin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutor e mestre em Direito pela Puc-São Paulo. Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Puc-Campinas (PPGD-Puc-Campinas). Associado do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON), do Instituto de Direito Privado (IDiP), do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) e do IBERC-Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil.

Fernanda Brancalioni Zerbini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Campinas, São Paulo, Brasil

Mestre pelo Programa de Mestrado em Direito da Puc-Campinas. Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Graduada em Direito pela Puc-Campinas. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Servidora pública federal, exercendo o cargo de Técnica Judiciária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Pubblicato

2023-09-21

Fascicolo

Sezione

Artigos