ALCA: seu início e seu destino temas que causam divergências entre governos e negociadores. Doi: 10.5020/2317-2150.2006.v11n1p60

Autores

  • Antônio Walber Matias Muniz Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.60-67

Palavras-chave:

Livre Comércio. Integração econômica. ALCA.

Resumo

O artigo enfoca comércio internacional visualizando livre comércio e integração econômica. Mudanças advindas do processo de globalização da economia tornaram irreversível o surgimento de blocos de comércio tais como UE, CAN, NAFTA MERCOSUL e por último a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). No ambiente da ALCA objetiva o presente estudo responder sobre sua formação,sobre seu destino e sobre os obstáculos no processo de negociação envolvendo compras governamentais e acesso a mercados no Brasil. O suporte teórico utilizado no estudo advém da teoria clássica de Comércio Internacional, Integração de blocos econômicos e processo de negociação para a formação da ALCA. Pesquisa bibliográfica e documental foi a metodologia utilizada. Conclui-se que o processo de negociação do acordo de livre comércio entre os 34 países, na busca pela justiça social, no dizer de Celso Amorim, deve ser verdadeiramente livre, nos dois sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Walber Matias Muniz, Universidade de Fortaleza

Professor de Direito Internacional na Unifor. Membro do Instituto dos Advogados brasileiros, da Sociedade e da Academia brasileira de Direito Internacional. Mestre em Direito Constitucional.

Downloads

Publicado

2010-02-12

Edição

Seção

Artigos