Multiculturalismo, minorias e ações afirmativas: promovendo a participação política das mulheres. Doi: 10.5020/2317-2150.2006.v11n1p54

Autores/as

  • Ana Maria D´Ávila Lopes Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.54-59

Palabras clave:

Multiculturalismo, Kymlicka, Minorias, Mulheres, Cidadania

Resumen

No Estado brasileiro, a participação política das mulheres tem sido historicamente limitada. Nos últimos anos, algumas medidas legislativas, como o sistema de quotas, têm sido implementadas objetivando reverter esse quadro. Contudo, essas medidas têm sido insuficientes. Nesse sentido, este artigo busca evidenciar a necessidade de implementar novas ações afirmativas que visem a incentivar uma maior participação política das mulheres no Brasil. Para tal, a Teoria do Multiculturalismo de Kymlicka é apresentada como forma de fornecer as bases teóricas que sustentem a previsão de novos direitos de representação que permitam resgatar o pleno exercício da cidadania das minorias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria D´Ávila Lopes, Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza

Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Mestrado em Direito Constitucional da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-02-12

Número

Sección

Artigos