Homo politicus: a democracia, a evolução moral e o direito. Doi: 10.5020/2317-2150.2015.v20n2p581

Autores/as

  • Priscila Zilli Serraglio Faculdade Meridional IMED
  • Neuro José Zambam Faculdade Meridional IMED

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.506-529

Palabras clave:

Política. Democracia. Poder. Pluralismo. Ética.

Resumen

O presente trabalho visa examinar as ideias de política e democracia a partir do pensamento de dois grandes autores da Filosofia do Direito, Hannah Arendt e Norberto Bobbio, especificamente por meio da análise do segundo capítulo da obra A condição humana, de Hannah Arendt, e do texto “Democracia representativa e democracia direta”, que compõe a obra O futuro da democracia, de Norberto Bobbio, e porque o direito necessita também de uma filosofia de valores. Retrata, portanto, os aspectos público e privado da política como entendida na Antiguidade e compara-a com a ideia de política social contemporânea. Posteriormente, discorre sobre o ideal democrático de Bobbio, apresentando, para isso, os conceitos de democracia representativa e direta. Em seguida, aborda a importância da moral para o direito, pois sem ela o direito perde seu sentido axiológico e, por consequência, o agir político perde a sua qualidade sensível e responsável, tornando-se mecânico e egoísta. Por fim, constrói uma reflexão crítica sobre a convergência do pensamento dos dois autores e a implicação que essa abordagem traz para a vida política e social contemporânea, na medida em que o Estado de Direito exige uma forma de organização social e um sistema jurídico que regulamentem e permitam o exercício da autonomia individual e das liberdades fundamentais. A democracia é imprescindível para a solução pacífica de conflitos e para que se consiga estabelecer e manter uma convivência coletiva numa época de pluralismo cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Zilli Serraglio, Faculdade Meridional IMED

Advogada. Mestranda bolsista do PPGD da Faculdade Meridional – IMED. Graduada pela Faculdade Meridional – IMED. Integrante dos grupos de pesquisa: 1) Multiculturalismo, minorias, espaço público e sustentabilidade; 2) Multiculturalismo e pluralismo jurídico; 3) Transnacionalismo e direitos humanos.

Neuro José Zambam, Faculdade Meridional IMED

Pós-doutorando em Filosofia na Universidade do Rio dos Sinos – Unisinos; Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Meridional - IMED – Mestrado. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) em Direito da Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Doutor em Filosofia) pela PUCRS. Pesquisador da Faculdade Meridional. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Multiculturalismo, minorias, espaço público e sustentabilidade. E-mail: neurojose@hotmail.com; nzambam@imed.edu.br.

Publicado

2015-10-08

Número

Sección

Artigos