Limites e abusos de interpretação do Supremo Tribunal Federal no caso ADPF 54 (aborto de anencéfalos): análise crítica a partir de Habermas e Streck. Doi: 10.5020/2317-2150.2014.v19n3p693

Autores/as

  • Janaína Reckziegel UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Riva Sobrado de Freitas UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.693-720

Palabras clave:

Ativismo judicial. Relações privadas parentais. Interrupção de gestação. Fetos anencéfalos. Construção da resposta correta.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal frente à possibilidade de prática de interrupção da gestação em casos de fetos anencéfalos, reportando-se a contornos éticos e jurídicos. Diante da omissão legislativa sobre o assunto, faz-se necessário recorrer ao Poder Judiciário para que decida sobre esse problema. O artigo buscará uma resposta adequada frente à Constituição Federal, através de mecanismos democráticos, possibilitando a participação popular representativa para legitimar o poder e as decisões pela referida corte, acreditando-se que seja a melhor resposta, e não uma escolha ética individualista, que enfraqueceria a cidadania e a própria democracia, acabando por desvirtuar o processo e a vontade do Poder Legislativo, o qual deveria representar a vontade do povo, sendo eleito para demandar sobre essas questões políticas e efetivar direitos, evitando decisões arbitrárias e discricionárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaína Reckziegel, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutora em Direitos Fundamentais e Novos Direitos pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Mestre em Direito Público. Especialista em “Mercado de trabalho e exercício do magistério em preparação para a Magistratura” e em “Educação e docência no ensino superior”. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Advogada e Professora Universitária. E-mail: janainar@desbrava.com.br.

Riva Sobrado de Freitas, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora de Direitos Fundamentais da Universidade do Oeste de Santa Catariana; Professora Adjunta – Doutora aposentada da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo; Mestre e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal; Investigadora do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina; rivafreit@ig.com.br.

Publicado

2015-02-27

Número

Sección

Artigos