A tutela do embrião humano no cenário ítalo-brasileiro: um estudo comparatístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2023.12616

Palavras-chave:

Embrião, fragmentação do Direito, Lei de Biossegurança, pessoa humana

Resumo

O avanço da técnica por sobre o delicado campo da reprodução humana assistida e a inegável possibilidade de manipulação de embriões alijados da proteção intrauterina emergem como as justificativas da elaboração de uma investigação científica que procura mapear como Brasil e Itália tutelam referida personagem. Sem adentrar nas discussões que tentam definir o status jurídico dos embriões, o artigo se dedica a identificar as regras abstratamente previstas em cada país e, ainda, como as intervenções havidas nas respectivas Cortes Constitucionais ampliaram ou restringiram as possibilidades legislativamente antecipadas sob a forma de regras ou princípios. O artigo foi moldado com amparo na imaginação jus-sociológica, tendo encontrado na revisão de literatura e na análise de julgados o método de pesquisa. A crítica metodológica permitiu o alinhavar de um texto que comprova haver mais pontos de proximidade que de distanciamento no que toca à tutela dos embriões pré-implantatórios e dos excedentários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Jorge Catalan, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor summa cum laude pela Faculdade do Largo do São Francisco, Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Professor no PPG em Direito e Sociedade da Universidade LaSalle. Visiting Scholar no Istituto Universitario di Architettura di Venezia (2015-2016). Estágio pós-doutoral na Facultat de Dret da Universitat de Barcelona (2015-2016). Professor visitante no Mestrado em Direito de Danos da Facultad de Derecho de la Universidad de la Republica, Uruguai. Professor visitante no Mestrado em Direito dos Negócios da Universidad de Granada, Espanha. Professor visitante no Mestrado em Direito Privado da Universidad de Córdoba, Argentina. Editor da Revista Eletrônica Direito e Sociedade. Líder do Grupo de Pesquisas TSD e Cofundador da Rede de Pesquisas Agendas de Direito Civil Constitucional. Diretor do Brasilcon (2020-2021). Advogado parecerista. E-mail: marcoscatalan@uol.com.br

Angelo Viglianisi Ferraro, Università Mediterranea di Reggio Calabria, Reggio Calabria, Itália

Doutor pela Facoltà di Giurisprudenza da Università Mediterranea di Reggio Calabria. Professor no Departamento de Direito e Economia Università Mediterranea di Reggio Calabria. Professor na Cracow University of Economics e na Plekhanov Russian University of Economics di Mosca. Diretor do programa de pós-doutorado em New Technologies and Law oferecido pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research e do Mestrado em Direito Privado Europeu ofertado pela Università Mediterranea di Reggio Calabria.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Artigos