Os estudos sobre judiciário e política no brasil pós 1988: uma revisão da literatura. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p75

Autores/as

  • Cristina C. Pacheco Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.75-86

Palabras clave:

Judiciário. Ciência Política. Supremo Tribunal Federal.

Resumen

Os estudos sobre Judiciário e Política no Brasil tomaram novo fôlego a partir dos anos 90, em grande parte estimulados pelas novas regras estabelecidas a partir da Constituição Federal de 1988, que atribuíram ao Judiciário um papel de destaque dentro do cenário político nacional. Ainda que o tema mereça mais estudos, talvez o momento seja propício a uma revisão da literatura brasileira que, nos últimos vinte anos, tenha se destinado ao estudo político do Judiciário brasileiro, em especial, de sua corte máxima de Justiça, o Supremo Tribunal Federal. Esse artigo pretende sistematizar tal literatura, discriminar as proposições realizadas e resultados obtidos, para, em seguida, refletir sobre possíveis limites extraídos a partir destes resultados, a partir dos quais se pretende sugerir uma agenda de pesquisa sobre o tema em questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina C. Pacheco, Universidade Estadual da Paraíba

Professora de Teoria Política do Curso de Relações Internacionais da UEPB. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Formada em Direito pela UFSC. Integra o Grupo de Estudos em Direito e Política, coordenado pelo Prof. Dr. Andrei Koerner, do Centro de Estudos Internacionais e Política Contemporânea (CEIPOC), na UNICAMP.

Publicado

2010-02-12

Número

Sección

Artigos