Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65

Autores/as

  • Carolina Campos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.65-74

Palabras clave:

Arte. Infância. Criança. Direito. Educação. Expressão.

Resumen

Este trabalho divide-se em três partes, todas vinculadas ao direito das crianças à educação e expressão artísticas. O objetivo é divulgar este direito. A primeira parte tem um prisma jurídico, ou seja, como as convenções internacionais, a Constituição Federal e as leis abordam este tema. A segunda, um ponto de vista eminentemente antropológico, sociológico e pedagógico, sempre na perspectiva dos direitos humanos. A terceira, de cunho descritivo, apresenta ações levadas pela Fundação Art and Life/Arte e Vida, a organização não governamental - ONG especializada em oficinas de artes plásticas para crianças em todo mundo. A arte é um patrimônio. A postura defendida é de distribuição justa de riquezas, inclusive as do tesouro artístico-cultural-educacional e da democratização dos conhecimentos. Conclui-se que criar, expressar-se, interagir e conviver, a arte também ensina. A arte, dessa forma, antecede a vida, porque a gera (antecede em sua acepção, não cronológica, mas lógica). A arte a transforma de mera sobrevivência em vida. Além disso, há a confirmação empírica da importância desse conhecimento e vivência, mediante experiências com oficinas de arte, porque os resultados encorajam e reforçam a convicção de que o acesso a este direito deve ser expandido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Campos, Universidade de Fortaleza

Mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará, professora de Direito da Universidade de Fortaleza - Unifor, coordenadora, para o Brasil, da Fundação Art and Life/Arte e Vida.

Publicado

2010-02-12

Número

Sección

Artigos