Entre a proteção e os fundamentos dos direitos humanos: críticas a algumas dificuldades hermenêuticas do positivismo jurídico

Autores

  • Rômulo Gubert de Mello Brum Universidade Federal do Rio Grande
  • Rafael Fonseca Ferreira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2018.6347

Palavras-chave:

Constituição, Integridade, Direitos Humanos

Resumo

A partir de um recorte temático o presente artigo visa elaborar uma breve contribuição: a de que a proteção dos direitos humanos não prescinde do problema de sua fundamentação. De maneira mais incisiva procura demonstrar que somente se pode compreender o que sejam ou não tais direitos na medida em que se resgatam seus fundamentos insculpidos não somente através de documentos jurídicos/políticos, mas ao longo do curso histórico da humanidade. O trabalho é dividido em dois tópicos: o primeiro deles dedicado a delimitar as dificuldades impostas à afirmação cunhada por Norberto Bobbio de que o desafio dos direitos humanos contemporaneamente é sua proteção e, somente em segundo plano, seu fundamento, analisando ainda as limitações de uma perspectiva estatalista do Direito para a abertura constitucional aos tratados internacionais de proteção à dignidade humana. A segunda parte visa esboçar uma alternativa teórica capaz de enfrentar satisfatoriamente tais dificuldades, especialmente com os aportes do Direito como integridade de Ronald Dworkin e da Hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, com o objetivo de demonstrar a imprescindibilidade da ideia de fundamentação como elo entre texto constitucional e tradição dos direitos humanos. A abordagem desenvolvida se sucede com as contribuições da hermenêutica filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Gubert de Mello Brum, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Rafael Fonseca Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado) em Direito na Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Edição

Seção

Artigos