Estado brasileiro e “modernidade periférica”: limites e possibilidades da democracia na era da globalização. Doi: 10.5020/2317-2150.2010.v15n2p535

Autores

  • Newton de Menezes Albuquerque Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.535-556

Palavras-chave:

Democracia. Globalização. Estado. Modernidade. Periferia.

Resumo

O artigo trata dos desafios, dos limites e possibilidades da inserção ativa, democrática da sociedade e do Estado brasileiros na atual fase de globalização financeira do capitalismo, principalmente em razão das carências históricas do processo de modernização a que fomos submetidos, marcada pelas desigualdades internas e a subordinação externa. Utiliza-se para isso, de uma metodologia histórico-crítica, onde a apreensão das múltiplas determinações do real faz-se sob a perspectiva de uma dialética constante e recíproca entre o mundo conceitual, normativo e a facticidade política, econômica e jurídica do instituído, objetivado nas estruturas do espaço-mundo do capitalismo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton de Menezes Albuquerque, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Fortaleza, professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, diretor da Fundação Escola Superior Advocacia do Ceará e membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo.

Downloads

Publicado

2012-06-16

Edição

Seção

Artigos