Poder Judiciário e crédito: aplicação da teoria dos jogos. Doi: 10.5020/2317-2150.2009.v14n1p204

Autores

  • Uinie Caminha
  • Juliana Cardoso Lima

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.116-125

Palavras-chave:

Mercado econômico. Crédito. Instituição bancária. Contrato bancário. Judiciário. Ações revisionais. Teoria dos jogos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do poder judiciário nas relações jurídicas que envolvam a oferta de crédito, a fim de compreender, à luz da teoria dos jogos, como o posicionamento do judiciário influencia as condutas dos tomadores de recursos e das instituições bancárias, e quais efeitos podem ser sentidos no mercado. Para tanto, parte-se de uma análise da importância do crédito e da eficiência contratual para o desenvolvimento do mercado, que possui como principal catalisador as instituições financeiras bancárias. Verifica-se, em seguida, qual é o papel do judiciário na alocação de incentivos no mercado, para, por fim, aplicar a teoria dos jogos, no intuito de demonstrar como os agentes econômicos se comportam diante das normas legais vigentes e como a interpretação das leis realizada pelo Judiciário influenciará no comportamento estratégico de cada parte. Conclui-se pela importância que as instituições legais têm na alocação de incentivos no mercado e que a interferência do Poder Judiciário nas ações revisionais de contratos creditícios, no que tange aos juros remuneratórios pactuados, de forma irrestrita, gera insegurança e incerteza à economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uinie Caminha

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade de Fortaleza e da Universidade Federal do Ceará. Advogada.

Juliana Cardoso Lima

*Mestranda em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Integrada do Ceará, FIC - CE, e Assessora de Gabinete do Desembargador Ernani Barreira Porto.

Downloads

Publicado

2010-02-18

Edição

Seção

Artigos