Entre a téchne e a phýsis: criando espaços humanamente mediados para as nanotecnologias. Doi: 10.5020/2317-2150.2009.v14n2p436

Autores

  • Wilson Engelmann

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.436-451

Palavras-chave:

Nanotecnologia. Direitos humanos. Direitos naturais. Linguagem. Razão prática.

Resumo

O artigo pretende investigar alguns aspectos das nanotecnologias e seus potenciais. O contexto atual aponta para muitas dúvidas e incertezas sobre as reais conseqüências dessas pesquisas, além da ausência de limites éticos intransponíveis. Pretende-se mostrar que a razão prática e a linguagem são possibilidades de mediação para o ingresso dos Direitos Naturais-Humanos como marcos regulatórios mínimos para a aceitabilidade ética das pesquisas e resultados em escala nano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Engelmann

Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Unisinos (São Leopoldo/RS); Professor de Direitos Humanos do mencionado Programa de Pós-Graduação; Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO (CNPq/Unisinos); Professor de Introdução ao Estudo do Direito e Integrante da Comissão de Coordenação do Curso de Graduação em Direito da Unisinos; Professor de Método Jurídico e Metodologia da Pesquisa Jurídica de diversos cursos de Especialização em Direito da Unisinos.

Downloads

Publicado

2010-11-05

Edição

Seção

Artigos