O processo de insolvência e o tratamento das microempresas e empresas de pequeno porte em crise no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2018.10940

Palavras-chave:

insolvência, microempresa, empresa de pequeno porte, recuperação judicial

Resumo

O presente artigo analisa se o instituto da recuperação judicial, tal como disciplinado pela legislação nacional, é mecanismo eficiente de superação da crise econômico-financeira que pode acometer as atividades dos Microempresários e Empresários de Pequeno Porte no Brasil. A abordagem jurimétrica de todos os processos de recuperação judicial distribuídos no Estado de São Paulo entre 2010 e 2018 é realizada sob uma perspectiva descritiva. Pela mensuração das diversas variáveis durante as etapas do procedimento de recuperação judicial, pemite-se identificar se o instituto é uma alternativa viável aos pequenos empresários e quais suas principais dificuldades. A análise permite verificar que os custos e a exigência de apresentação de documentação contábil revelam-se como barreiras de entrada aos pequenos empresários. Por seu turno, diante da média dos planos de recuperação judicial aprovados e da quantidade de recuperandas que optaram pelo procedimento especial, a redução das despesas pretendida pelo procedimento especial não é relevante a ponto de compensar as diversas limitações impostas ao plano de recuperação a ser proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Scardoa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito das Relações Internacionais e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado em São Paulo

Marcelo Barbosa Sacramone, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Escola Paulista da Magistratura. Juiz de Direito em exercício na 2a Vara de Falência e Recuperação Judicial do Foro Central da Comarca de São Paulo.

Ivo Waisberg, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Livre Docente em direito comercial, Doutor em direito das relações econômicas internacionais e Mestre em direito comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. LLM in trade regulation pela NYU. Advogado em São Paulo

Marcelo Guedes Nunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor e Mestre em direito comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado em São Paulo. Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria.

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos