Un estudio del análisis de redes en negocios sociales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14309

Palabras clave:

negocios sociales, redes, conexiones

Resumen

El objetivo de este trabajo fue analizar como ocurren las conexiones de los negocios sociales a la luz de los conceptos de redes sociales, bien como avanzar en la perspectiva de parcerías en redes. En la perspectiva de mapear actores sociales y evaluar las conexiones existentes entre ellos. La presente investigación presenta carácter descriptivo de naturaleza cualitativa, utilizándose de un estudio de caso. La recogida de datos fue hecha por medio de entrevistas e investigación documental y con seis gestores de negocios sociales, lo que integra una red, utilizándose de la técnica de análisis de contenido sobre los datos recogidos. Entre los resultados, se observó que el resultado del proceso de confianza y cooperación, recursos y finanzas y flujo de información son retratados como contribuciones para las conexiones duraderas existentes en redes. Estas categorías amplifican la capacidad de un ambiente colaborativo a largo plazo, con generación de beneficios a las demandas sociales, ambientales y la del bienestar común. Se contribuyó, así, que la congruencia enfocada amplifica el potencial entre la percepción de la propuesta de valor de la red y las oportunidades atendidas socialmente al público-meta.

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Biografía del autor/a

Willian Matheus Felix Souza, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Mestre em Administração PPGA- UFCG com linha de pesquisa em Educação, Cidadania, Políticas de Gestão Social e Ambiental. Graduado em Ciências Contábeis pela UFPB (2020) e em Administração (2023). Estagiou como docente na UFCG no ano de 2022, e atualmente atua na área de docência acadêmica. Professor nos bacharelados de Administração e Ciências Contábeis. 

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Possui Pós-Doutorado em Administração (PPGA/PUC Minas). Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE (2014), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). 

Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutora em Sociologia (PPGS/UFPB). Mestre em Marketing (PPGA/UFPB). Graduada em Administração (UFPB). Pós doutoranda na Universidade de Bordeaux, França. Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA/UFPB). Criou, em 2014, o Grupo de Pesquisa NEOS (Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade), do qual atualmente é líder.

Suzanne Érica Nóbrega Correia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Pós-doutorado em Administração pela UFPB. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFCG).

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

SOUZA, W. M. F.; OLIVEIRA, V. M. de; BARBOTIN, M. A. S. P.; CORREIA, S. Érica N. Un estudio del análisis de redes en negocios sociales. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e14309. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14309. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos