Foco e escopo

Foco e Escopo

Missão: A Revista Ciências Administrativas - RCA tem como missão levar aos seus leitores conhecimento novo e relevante sobre as Ciências Administrativas, por meio de divulgação de artigos resultantes de pesquisa científica inédita, compromissadas com a sociedade, com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. Os temas de interesse da revista são amplos e variados e abrangem, principalmente, as áreas de Estratégia e Competitividade, Operações e Mercado e Organizações e Sociedade.

Escopo e Foco: A Revista Ciências Administrativas - RCA aceita para publicação artigos teóricos, teórico-empíricos, resenhas e casos de ensino relacionados à Administração. Encorajamos a submissão de trabalhos que apresentem diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, desde que contribuam significativamente para o avanço da área. São bem-vindos artigos que empreguem modelos e ferramentas gerenciais aplicadas em organizações, abordando questões contemporâneas de relevância nacional ou internacional que fomentem o debate acadêmico e influenciem a formulação de políticas.

Público-alvo: Pesquisadores da área de administração, em paralelo, gerentes de organizaçôes públicas, privadas e do terceiro setor, interessados no diálogo e na inovação das ciências administrativas.

Requisitos: Artigos, Resenhas e Casos para Ensino enviados à Revista Ciências Administrativas - RCA devem ser inéditos. Os trabalhos publicados em anais de congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial. Os artigos e documentos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Ao submeter na Revista Ciências Administrativas - RCA, os trabalhos originais devem se enquadrarem nas seguintes categorias:

  1. Artigo Original: destina-se a divulgação de resultados de pesquisa original inédita de natureza empírica, experimental ou conceitual;
  2. Artigo de Revisão: destina-se a avaliações críticas e ordenadas da literatura sobre um determinado tema. Os artigos desta categoria são geralmente encomendados pelos editores, a autores com comprovada experiência no assunto. Revisões não encomendadas são também aceitas, desde que expresse experiência do(s) autor(es) na área e não apenas revisão da literatura;
  3. Resenhas: textos que possibilitem a leitura crítica e a difusão de obras de destaque lançadas recentemente no mercado editorial;
  4. Traduções: textos que permitam a difusão em língua portuguesa de produção bibliográfica originalmente escrita em outras línguas e que apresentem grande relevância científica;
  5. Ensaios: textos em que os autores apresentem sua contribuição original à reflexão teórica acerca dos temas mais relevantes na área de atuação da revista.