Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor";
  • A pesquisa cumpre as diretrizes éticas, respeitando, inclusive, as exigências legais do país onde se realizou o estudo;
  • A submissão é um texto completo, excetuando-se a página de título, os agradecimentos e quaisquer títulos resumidos com nomes de autores, para permitir a avaliação cega;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice (desde que não ultrapasse os 2MB);
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar;
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos recomendados pelo estilo APA;
  • O artigo apresenta título na língua original (português ou inglês); resumo e abstract; mínimo de 3 palavras-chave /keywords;
  • Os autores doutores do trabalho em submissão se cadastraram na Revista Ciências Administrativas como avaliadores;
  • Trabalhos submetidos em língua estrangeira (inglês), deverão passar por revisões gramaticais, por tradutores especializados recomendados pela RCA, se o mesmo for aprovado para publicação;
  • Caso o artigo enviado não esteja escrito em língua portuguesa, os autores estarão responsabilizados com qualidade vernacular adequada e de conteúdo;
  • Os autores estão cientes de que a RCA segue os princípios da Ciência Aberta (Open Science), e que, dessa forma, a revista poderá lhe solicitar a divulgação gratuita e irrestrita dos dados e/ou materiais utilizados e gerados na pesquisa submetida para publicação (caso se aplique ao conteúdo de sua submissão). A divulgação ocorre da seguinte forma: os autores depositarão os dados e/ou materiais da pesquisa/artigo em um repositório público e serão geradas referências completas, contendo URL e código DOI, para acesso aos dados e/ou materiais depositados. Caso os autores optem por não fornecer dados e/ou materiais utilizados, deve ser apresentada uma nota explicativa dessa decisão nas partes finais do documento publicado. A menos que os autores decidam não disponibilizar seus dados e/ou materiais, a RCA sempre disponibilizará os dados e/ou materiais usados nas pesquisas publicadas;
  • Antes de o editor iniciar o processo de avaliação de um artigo, todos os autores devem confirmar que estão dispostos a avaliar manuscritos para a revista, mediante solicitação. Isto é especialmente verdade para os autores que já publicaram na revista. Conforme declarado no Manual da ANPAD de Boas Práticas da Publicação Científica, um autor deve esperar:

    "(...) ser adicionado como revisor de um periódico que publicou seu trabalho, especialmente se for revisto favoravelmente. Os editores sempre consideram que os autores de artigos publicados são revisores em potencial, especialmente se forem considerados perspicazes e capazes de responderem rapidamente. Se for solicitado a atuar como revisor, faça-o com dedicação, pontualidade e com a mais alta intenção científica Contribua para a melhoria do artigo como se fosse seu, com o desejo de que, após a publicação, os autores podem vê-lo com orgulho, sabendo que causou um impacto significativo na área de conhecimento correspondente". (p.14)
  • Cada autor não pode enviar mais de dois artigos anualmente para a RCA, independentemente de sua condição (como autor ou coautor). Em outras palavras, se um autor enviar um artigo como primeiro autor e outro como terceiro autor, ele/ela não poderá enviar outros artigos no mesmo ano.

Diretrizes para Autores

Revista Ciência Administrativa vem desenvolvendo uma política de ampliação de seu impacto, com vistas à indexação em bases de dados nacionais e internacionais, disponibilizando a possiblidade de publicar artigos em outro idioma (língua inglesa).

Assim, informamos que:

  • 1) Caso os autores desejem publicar em outro idioma, eles poderão submeter o trabalho em português, aguardarão a o encerramento de todo o processo de analíse por pares em português, e somente quando for aprovado, em última versão pelos editores, é que eles providenciarão a versão completa de seu trabalho em inglês.

  • 2) Os custos com a tradução completa do artigo para a língua inglesa, bem como a tradução do resumo para o inglês, serão de responsabilidade dos autores.

  • 3) Para as submissões na língua inglesa não será necessária a tradução para outro idioma, entretanto, a correção gramatical da língua inglesa é obrigatória e de responsabilidade dos autores.

  • 4) Para as submissões na língua espanhola não será necessária a tradução para outro idioma, entretanto, a correção gramatical do espanhol é obrigatória e de responsabilidade dos autores.

  • 5) A Revista Ciências Administrativas recomendará tradutores especializados terceirizados a serem informados posteriormente. Outros tradutores não serão aceitos.

  • 6) Caso não haja interesse na publicação do manuscrito na língua inglesa, o trabalho tramitará por todo processo de avaliação, e, se aprovado, de publicação.

Condições para Submissão

a) Confirme que o manuscrito foi submetido somente para este periódico e não foi publicado, não está no prelo, nem foi submetido para outra publicação.

b) Confirme que a pesquisa cumpre as diretrizes éticas, respeitando inclusive as exigências legais do país onde se realiza o estudo.

c) Confirme que você preparou um texto completo excetuando-se a página de título, os agradecimentos e quaisquer títulos resumidos com nomes de autores, para permitir a avaliação cega.

d) Confirme que, caso seu artigo enviado em um idioma que não seja o português, os autores estarão responsabilizados com qualidade vernacular adequada e de conteúdo.

e) Confirme que está ciente de que a RCA segue os princípios da Ciência Aberta (Open Science), e que, dessa forma, a revista poderá lhe solicitar a divulgação gratuita e irrestrita dos dados e/ou materiais utilizados e gerados em sua pesquisa a qual está submetendo para publicação (caso se aplique ao conteúdo de sua submissão). A divulgação ocorre da seguinte forma: os autores depositarão os dados e/ou materiais da pesquisa/artigo em um repositório público e serão geradas referências completas, contendo URL e código DOI, para acesso aos dados e/ou materiais depositados. Em particular, casos em que os autores optam por não fornecer dados e/ou materiais utilizados, deve ser apresentada uma nota explicativa dessa decisão nas partes finais do documento publicado. A menos que os autores decidam não disponibilizar seus dados e/ou materiais, esta revista sempre disponibilizará dados e/ou materiais usados em pesquisas publicadas.

f) Antes de o Editor iniciar o processo de avaliação de um artigo, todos os autores devem confirmar que estão dispostos a avaliar manuscritos para a revista, mediante solicitação. Isto é especialmente verdade para os autores que já publicaram na revista. Conforme declarado no Manual ANPAD de Boas Práticas da Publicação Científica, os autores devem:

"Espere ser adicionado como revisor de um periódico que publicou seu trabalho, especialmente se for revisto favoravelmente. Os editores sempre consideram que os autores de artigos publicados são revisores em potencial, especialmente se forem considerados perspicazes e capazes de responderem rapidamente. Se for solicitado a atuar como revisor, faça-o com dedicação, pontualidade e com a mais alta intenção científica Contribua para a melhoria do artigo como se fosse seu, com o desejo de que, após a publicação, os autores podem vê-lo com orgulho, sabendo que causou um impacto significativo na área de conhecimento correspondente ". (p.14)

g) Trabalhos submetidos por graduandos, graduados, mestrandos e doutorandos deverá conter a inclusão do orientador(a).

h) Cada autor não pode enviar mais de dois artigos anualmente para a RCA, independentemente de sua condição (como autor ou co-autor). Em outras palavras, se um autor enviar um artigo como primeiro autor e outro como terceiro autor, ele / ela não poderá enviar outros artigos durante esse ano.

Lembramos que os textos que não estejam de acordo com os critérios e as características técnicas exigidos pela RCA não terão sua submissão aceita.

Submissão de Manuscritos

a) Submeter em arquivo único o texto completo em formato Word, o qual deve estar sem identificação dos autores. Ilustrações (tabelas, gráficos, quadros e figuras) deverão ser acrescentadas em Documentos Suplementares, em formato de imagens (".png"; ".jpeg"; ".jpg") com resolução mínima de 300 dpi (pixel por polegada). Antes de concluir a submissão, os autores devem revisar a posição de autoria no sistema.

b) Os autores devem preencher com atenção seus dados no sistema (OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS AUTORES). Verifiquem se todos os campos estão preenchidos corretamente, instituições de vinculação (no máximo duas por autor; no caso de estudante, informar curso e instituição a que está vinculado), endereço completo da instituição – incluindo CEP, número do telefone de contato direto. Todos os autores devem apresentar na submissão o seu número ORCID. Se houver mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um no trabalho. Importante ressaltar que a RCA não aceita alteração e inclusão de autoria após a submissão. No caso de resultado de pesquisa com financiamento, citar a agência financiadora e o número do processo apenas no sistema, junto com uma Nota de Agradecimento anexada em Documentos Suplementares. Na ocorrência do artigo ser aprovado para publicação, essas informações serão incluídas pela equipe editorial após a lista de referências.

c) Não são aceitos trabalhos que contenham trechos semelhantes ou idênticos a outros trabalhos publicados em forma definitiva, mesmo que de autoria do mesmo autor. A identificação das fontes é obrigatória. Citações literais de textos devem ser realizadas entre aspas duplas.

Preparação do Manuscrito

1. Diretrizes de formatação

  • Os originais deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês;
  • Seguir as recomendações para citações, referências, ilustrações de acordo com a Norma ABNT ou APA (dependendo a linha de pesquisa do trabalho);
  • Conter no mínimo 12 e no máximo 16 páginas, em papel tamanho A4;
  • Espaçamento: simples;
  • As margens deverão ser: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Parágrafos: recuo da primeira linha em 1cm.
  • Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (Ex: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos e levar diretamente ao documento citado.
  • Quando possível, sugere-se que as referências incluam o DOI. Para sua obtenção, submeta o conjunto de referências de acordo com a ABNT ou APA no site: Crossref.

2. Elementos do manuscrito

Os elementos do manuscrito devem ser apresentados na seguinte ordem (inicie cada um deles em uma nova página):

  • (1) Títulos, sem identificação, e resumos (português, inglês e espanhol);
  • (2) Corpo do Texto;
  • (3) Referências;
  • (4) Tabelas e Figuras.

Título - O título do artigo deve ser direto, não se recomendando incluir subtítulo. Apresentar o título nas três línguas.

Resumo - Apresentar o título nas três línguas. Não há recuo na primeira linha. Deve conter entre 10 a 15 linhas, ou de 100 a 250 palavras. Estruturado com Objetivo / Metodologia / Resultados / Conclusão, sem citações. Abreviações não padronizadas ou incomuns também devem ser evitadas, mas, se essenciais, devem ser definidas no próprio resumo. O Resumo e Abstract devem ser estruturados e formulados de acordo com o seguinte conteúdo:

  • Objetivo: Qual o motivo da redação do artigo ou os objetivos da pesquisa?
  • Métodos: Como os objetivos são alcançados? Inclua os principais métodos usados para a pesquisa. Qual é a abordagem do tópico e qual é o escopo teórico ou sujeito do artigo?
  • Resultados: O que foi encontrado no decorrer do trabalho? Isso se refere à análise, discussão ou resultados.
  • Conclusões: Qual é o valor / originalidade do trabalho e sua pesquisa, implicações práticas e sociais?

Palavras-chave - Devem correspondem às palavras que identificam o conteúdo do artigo. Apresentar no mínimo três e no máximo cinco palavras, separe-as por pontos (ABNT) ou por ponto e vírgula (APA).

Corpo do Trabalho - Para Artigos Teórico-empírico, favor seguir a seguinte estrutura (as seções e subseções devem ser numeradas sem os pontos finais das numerações):

  • Introdução (incluir em texto corrido a problematização, a questão de pesquisa, o objetivo geral, os objetivos específicos (numerados), a relevância (podendo ser teórica, metodológica, empírica, contextual/gerencial/prática, social). Não se recomenda apresentar parágrafo sobre a estrutura do trabalho.
  • Referencial Teórico (incluir as principais teorias, modelos e pesquisas sobre o tema, discutindo o estado da arte. Aqui também apresentam-se as hipóteses apoiadas na literatura).
  • Metodologia da pesquisa (sugerimos apresentar e justificar a epistemologia, o tipo de pesquisa, o processo da pesquisa (fases, etapas), a população e amostra, o perfil dos pesquisados (elementos de pesquisa), o período da pesquisa, o processo de coleta, o plano de variáveis ou de categorias, e as técnicas de análise qualitativas e ou quantitativas).
  • Resultados (apresentar os resultados e se as hipóteses ou pressupostos foram validados).
  • Discussão (aqui se faz o alinhamento dos achados com a literatura, e se ressaltam as contribuições teóricas e empíricas. Explique, ainda, as limitações do estudo).
  • Conclusão (além da conclusão em si, apresentar as sugestões detalhadas para as próximas pesquisas).

Referências - Deverão obedecer às normas da ABNT (Brasil) ou APA (internacional).

Legendas - Para ilustrações, utilizem a fonte Times New Roman, tamanho 10, incluindo o título e a fonte:

  • Para trabalhos que adotarem a Norma ABNT: o título deve ser escrito acima da ilustração de forma centralizada. A fonte deve ser escrita abaixo da ilustração com alinhamento à esquerda. As ilustrações devem ser numeradas por tipo (tabelas, figuras, quadros e gráficos), e citadas no texto em ordem numérica.
  • Em trabalhos que adotarem a Norma APA: em figuras o título estará abaixo da imagem, posterior a identificação enumerada em itálico (Ex: Imagem 1. Demonstração), e em tabelas o título deverá estar em itálico, logo acima das tebelas, posterior a identificação enumerada (Ex: Tabela 1. Demonstração). As fontes são abaixo das figuras ou tabelas.

Serão colocadas em notas de rodapé somente as informações referentes à identificação dos autores na primeira página. Não se aceita demais notas de rodapé e de fim de texto.

Detecção de Similaridade (Plágio)

Todos os artigos submetidos ao periódico Revista Ciências Administrativas passam por uma verificação de plágio na etapa de revisão por pares por meio do uso da ferramenta Turnitin. Caso sejam identificados trechos com similaridade (exceto citação direta) e para os quais a reprodução tenha sido total e/ou sem citação, os autores serão contatados para prestarem esclarecimentos. Na ausência de esclarecimentos por parte dos autores os editores arquivarão a submissão. Durante o processo de revisão por pares, os revisores também podem encontrar evidências de plágio. Caso isso aconteça os revisores comunicarão o fato aos editores (apresentando as evidências cabíveis) e os editores investigarão a suspeita de plágio utilizando o seguinte fluxograma do COPE: acesse aqui. Caso a suspeita de plágio seja confirmada, os editores arquivarão a submissão.

Norma para submissão Estilo APA

Para os artigos submetidos e que escolherem a Norma APA - American Psychological Association (APA), 7ª edição. A seguir apresentamos alguns dos principais exemplos de citações e referências utilizando as normas da APA 7ª edição. 

O documento foi elaborado com base nas informações e exemplos das seguintes fontes:

Recomendamos que consultem tais fontes para obter uma explicação mais detalhada acerca da elaboração de referências e citações.

Para facilitar a elaboração de referências e citações sugerimos que os autores utilizem o gerenciador de referências Mendeley, utilizado o estilo de citação “American Psychological Association 7th edition”. Alternativamente, os autores também podem utilizar recursos online para auxiliar na elaboração das referências, como o Scribbr (https://www.scribbr.com/apa-citation-generator/).

Citações

A APA utiliza o sistema de citação autor-data e as citações devem conter os elementos a seguir: sobrenome do autor, ano de publicação do documento e, caso seja uma citação direta, os números das páginas citadas. Caso sejam citadas duas ou mais publicações ao mesmo tempo, cada citação deve ser separada por ponto e vírgula (;) e apresentada em ordem alfabética segundo o sobrenome dos autores.

Exemplos

(Martinelli & Genari, 2009; Berridge & Kringelbach, 2013).

(Batista & Mantoan, 2006, p. 56).

Regras gerais para apresentação dos autores nas citações:

Autores

Citação no texto

Citação entre parênteses

Um autor

Guimarães (2020)

(Guimarães, 2020)

Dois autores

Uehara e Landeira-Fernandez (2010)

(Uehara & Landeira-Fernandez, 2010)

Três ou mais autores

Capellini et al. (2007)

(Capellini et al., 2007)

Autores institucionais / coletivos (com abreviação)

1ª citação

- Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2010)

Citações subsequentes

- OECD (2010)

1ª citação

- (Organisation for Economic Co-operation and Development [OECD], 2010)

Citações subsequentes

- (OECD, 2010)

Autores institucionais / coletivos (sem abreviação)

Stanford University (2020)

(Stanford University, 2020)

Citação direta

Para citações diretas, ou seja, quando há transcrição literal do texto elaborado por outros autores, aplicam-se as seguintes regras:

Citação direta breve (até 40 palavras): transcrição do texto do outro autor é inserida no próprio texto entre aspas. Incluir a página consultada (p.) ou o intervalo de páginas consultado (pp.).

Exemplo

Conforme Beyer (2006) “a educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (p. 73).

“A educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (Beyer, 2006, p. 73).

Citação direta extensa (mais de 40 palavras): a transcrição literal do texto de outro autor deve ser inserida de forma destacada no texto com recuo da margem esquerda em 1,27 cm para todas as linhas. Não incluir aspas na citação.

Exemplo:

O problema de aprendizagem que constitui um ‘sintoma’ ou uma ‘inibição’ toma forma em um indivíduo, afetando a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, o desejo, o organismo e o corpo, redundando em um aprisionamento da inteligência e da corporeidade por parte da estrutura simbólica inconsciente (Fernández, 1991, p. 82).

Referências

Formatação:

  1. Colocar a seção de Referências em uma nova página após o final do texto
  2. Espaçamento entre linhas – simples
  3. Referências em ordem alfabética
  4. Tamanho da fonte – igual ao do texto
  5. Texto alinhado à esquerda
  6. Em cada referência, adicionar recuo de 1,27 cm (1 tab) a partir da segunda linha

Regras gerais para apresentação dos autores nas referências:

Autores

Regras

Exemplos

Um autor

Autor, A. A.

Barlow, D. H. (2014). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. The Guilford Press.

Dois a 20 autores

Autor, A. A., Autor, B. B., Autor, C. C., & Autor, D. D.

  • Indicar todos os autores até o vigésimo
  • O último autor é precedido de &

Watson, S., Gunasekaran, G., Gedye, M., van Roy, Y., Ross, M., Longdin, L., & Brown, L. (2003). Law of business organisations (4th ed.). Palatine Press.

21 ou mais autores

Autor, A. A., Autor, B. B., Autor, C. C., Autor, D. D., Autor, E. E., Autor, F. F., Autor, G. G., Autor, H. H., Autor, I. I., Autor, J. J., Autor, K. K., Autor, L. L., Autor, M. M., Autor, N. N., Autor, O. O., Autor, P. P., Autor, Q. Q., Autor, R. R., Autor, S. S., ... Autor, Z. Z.

  • Indicar os primeiros 19 autores, inserir reticências e o último autor

Loannidis, N. M., Rothstein, J. H., Pejaver, V., Middha, S., McDonnell, S., Baheti, S. Musolf, A., Li, Q., Holzinger, E., Karyadi, D., Cannon-Albright, L., Teerlink, C, C., Stanford, J. L., Isaacs, W. B., Xu, J., Cooney, K., Lange, E., Schleutker, J., Carpten, J. D., ... Weiver, S. (2016). Revel: An ensemble

method for predicting the pathogenicity of rare missense variants. American Journal of Human Genetics, 99(4) 877-85.

https://doi.org/10.1016/j.ajhg.2016.08.016

Autores institucionais

Nome completo da instituição/organização

American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association. APA.

Exemplos de Referências

Apresentamos a seguir alguns exemplos dos principais tipos de referências. Para outros exemplos de referências utilizando a norma APA de formatação, acesse o site: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples

Artigos em Periódico

Formato geral:

Sobrenome autor, X. Y. (Ano). Título do artigo. Título do periódico, v(nº), pp (ou número do artigo). DOI ou URL (se disponível)

Exemplos:

Facci, M. G. D. (2019). O adoecimento do professor frente à violência na escola. Fractal: Revista de Psicologia, 31(2), 130-142. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5647

Alves, C. F. (2015). Bullying: gestão escolar e a saúde pública, uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, 6(3), 2919-2933. https://doi.org/10.18673/gs.v6i3.22423

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Nesello, F., Sant’Anna, F. L., Santos, H. G. dos, Andrade, S. M. de, Mesas, A. E., & González, A. D. (2014). Características da violência escolar no Brasil: revisão sistemática de estudos quantitativos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 14(2), 119–136. https://doi.org/10.1590/S1519-38292014000200002

Pei, X., Howard-Jones, P. A., Zhang, S., Liu, X., & Jin, Y. (2015). Teachers’ Understanding about the Brain in East China. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 174, 3681–3688. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.1091

Livros

Formato geral:

Sobrenome, X. Y. (Ano). Título: Subtítulo (Edição – a partir da segunda). Editora. DOI ou URL (se disponível)

Observação: Caso sejam duas editoras, separar por ponto e vírgula.

Exemplos:

Piaget. J., & Inhelder, B (1993). A representação do espaço na criança. Artes Médicas.

Wechsler, D. (2013). WISC IV: Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (4. ed.). Pearson; Casa do Psicólogo.

Soares, E. M. do S., & Teixeira, L. M. (Orgs.). (2018). Práticas educativas e cultura de paz: articulando saberes e fazeres. EDUCS. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-praticas-educativas.pdf

Organisation for Economic Co-operation and Development (2002). Understanding the Brain: Towards a New Learning Science. OECD. https://doi.org/10.1787/9789264174986-en

Capítulos de Livro

Formato geral:

Sobrenome, X. Y. (Ano). Título do capítulo. In X. Y. Sobrenome (Ed./Eds./Org./Orgs.), Título do livro: Subtítulo (Edição, v., pp.). Editora. DOI ou URL (se disponível)

Observação: Caso sejam duas editoras, separar por ponto e vírgula.

Martins, A. C., & Capovilla, F. C. (2017). Pesquisa lexicográfica da Língua de Sinais Brasileira: o caso da Região Sul e do Distrito Federal. In R. C. Zambrano, & C. F. Pedroza (Orgs.), Comunidades surdas da América Latina: Língua, cultura, educação, identidade (pp. 167-180). Editora Bookess.

Medeiros, P. C., & Loureiro, S. R. (2004). A observação clínica do comportamento de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. In E. M. Marturano, M. B. M. Linhares, & S. R. Loureiro (Orgs.). Vulnerabilidade e Proteção: indicadores na trajetória do desenvolvimento escolar (pp. 107-136). Casa do Psicólogo.

Artigos em Anais de Congresso

Formato geral:

Sobrenome, W. (Ano, dia mês). Título: subtítulo. [Tipo de contribuição]. Nome do evento, Local. URL ou DOI.

Exemplos:

Helen Cristina Vieira Costa, H. C. V., Cunha, M. N. B., & Costa, S. V. (2020, 7 de novembro). Formação docente: a relevância da especialização em psicopedagogia [Sessão de pôsteres]. Simpósio Nacional de Psicopedagogia, São Paulo.

Teses e Dissertações

Formato geral:

Sobrenome, X. Y. (Ano). Título: Subtítulo (Número da publicação – se disponível). [Dissertação de mestrado/Tese de doutorado, Nome da instituição que outorgou o diploma]. Nome da Base de Dados ou Repositório. DOI ou URL (se disponível)

Exemplos:

Martins, A. C. (2017 Lexicografia, metalexicografia e natureza da iconicidade da Língua de Sinais Brasileira (Libras). [Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-31082017-191248

Fávero, M. T. M. (2004). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem da escrita. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Maria_Teresa.pdf

Prêmio ANGRAD 2024

Orientações para submissão ao Prêmio ANGRAD 2024.

Política de Privacidade

Os dados pessoais, incluindo nomes e endereços fornecidos pelos nossos leitores, são utilizados exclusivamente para fins de gestão editorial relacionados a este periódico. Garantimos que essas informações não serão compartilhadas com terceiros nem utilizadas para outros propósitos não especificados. Nosso compromisso é proteger a privacidade e a segurança das informações pessoais de nossos leitores ou pesquisadores.