Design Science Research: Um Estudo sobre o Ensino do Método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e13989

Palavras-chave:

Design science research, aprendizagem, ensino na pós-graduação, estudo de caso único

Resumo

A Design Science Research (DSR) é um método que desperta interesse crescente por auxiliar pessoas e organizações na otimização de resultados de seus esforços, sendo particularmente atraente para o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas com caráter aplicado. A DSR consiste em um método de múltiplas abordagens, usando uma teoria de design coerente para a legitimidade da criação de conhecimento e para fornecer soluções de problemas da vida real. O objetivo deste artigo é de identificar e discutir as principais razões e benefícios de se ensinar DSR a pós-graduandos segundo a perspectiva dos professores. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e usa como principal método o estudo de caso único. A unidade de análise é a disciplina aplicada de DSR em programas de mestrado e doutorado em Administração, Empreendedorismo e Gestão de Projetos. As fontes variadas de dados utilizadas, favoráveis à triangulação para validação deles, foram entrevistas semiestruturadas e trabalhos e atividades dos alunos e professores que participaram da disciplina nos anos de 2019 e 2020. Os dados vieram principalmente de entrevistas semiestruturadas feitas com os referidos informantes e de trabalhos escritos feitos pelos alunos. A análise deles levou a resultados que atendem ao objetivo de pesquisa pondo em destaque benefícios, modos de uso, contribuições e a importância do ensino da DSR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln Sposito, Linsp Tecnologia da Informação, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho no curso de doutorado profissional em administração de empresas - gerenciamento de projetos. Mestre em administração de empresas e gestão de projetos pela Universidade Nove de Julho em 2020. Graduado em Administração de empresas e análise de sistemas pelas Faculdades Associadas de São Paulo (1998) e pós-graduação pela FGV/RJ no curso MBA em e-management - tecnologia da informação aplicada à nova economia (2005), nível especialização. Profissional da área de gestão de projetos desde 1998

Elisabete Casimira Enobe, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em administração pela Universidade Nove de Julho (2023) e especializada em administração de serviços - Fundação Vanzolini/USP (2010). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Anhembi Morumbi (2016) e graduação em Tecnólogo em Hotelaria pela Universidade Paulista (2008). Consultora de Gestão de Negócios de Saúde, tendo experiência na área de Turismo, com ênfase em Hotelaria Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: processos, humanização, saúde e gestão.

Alexsandra Aparecida de Lima, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho (2008), ex-sócia da empresa Alejandra Lima Treinamentos, Foi free lancer - Microlins, e professora nas áreas administrativas (noções de administração, contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos, logística e departamento pessoal) e idiomas (inglês e espanhol), na FAAESP (Itapevi). Atualmente atua nas áreas contábil e fiscal da empresa Leisor Legalização de Empresas LtdaTem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e tributações. Atuou como Professora na Faculdade Estácio de Sá (FNC) - Contabilidade Tributária, Gerencial, Estrutura e Análise de Balanços, Análise de Custo, Legislação Fiscal e Trabalhista e Tributária, Contabilidade Introdutória, Contabilidade Comercial e Financeira, Auditoria Contábil e Gerenciamento Orçamentário, Contabilidade Tributária, Princípios de Gestão e Introdução às Finanças.

Edmilson de Oliveira Lima, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Ph.D. em Administração e pós-doutorado em Administração na HEC Montreal, Canadá. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - mestrado e doutorado) na Universidade Nove de Julho - UNINOVE, em São Paulo, trabalhando com disciplinas ligadas a gestão de pequenas organizações, empreendedorismo e teoria das organizações.

Referências

Ali, M., Li, Z., Khan, S., Shah, S. J., & Ullah, R. (2021). Linking humble leadership and project success: The moderating role of top management support with mediation of team-building. International Journal of Managing Projects in Business, 14(3), 545–562. https://doi.org/10.1108/IJMPB-01-2020-0032

Alturki, A., Gable, G. G., & Bandara, W. (2011). A Design Science Research Roadmap. In H. Jain, A. P. Sinha, & P. Vitharana (Orgs.), Service-Oriented Perspectives in Design Science Research (Vol. 6629, pp. 107–123). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-20633-7_8

Apiola, M., & Sutinen, E. (2021). Design science research for learning software engineering and computational thinking: Four cases. Computer Applications in Engineering Education, 29(1), 83–101. https://doi.org/10.1002/cae.22291

Arthur, M. W., & Blitz, C. (2000). Bridging the gap between science and practice in drug abuse prevention through needs assessment and strategic community planning. Journal of Community Psychology, 28(3), 241-255.

https://doi.org/10.1002/(SICI)1520-6629(200005)28:3<241::AID-JCOP2>3.0.CO;2-X

Carstensen, A.-K., & Bernhard, J. (2019). Design science research: A powerful tool for improving methods in engineering education research. European Journal of Engineering Education, 44(1–2), 85–102. https://doi.org/10.1080/03043797.2018.1498459

Carvalho, M. M., & Rabechini, R., Jr. (2011). Fundamentos em gestão de projetos—Construindo competências para gerenciar projetos (3a ed). Editora Atlas S.A.

Contell, J. P., Díaz, O., & Venable, J. R. (2017). DScaffolding: A Tool to Support Learning and Conducting Design Science Research. In A. Maedche, J. Vom Brocke, & A. Hevner (Orgs.), Designing the Digital Transformation (Vol. 10243, pp. 441–446). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-59144-5_28

Dimmock, C. (2016). Conceptualising the research–practice–professional development nexus: Mobilising schools as ‘research-engaged’professional learning communities. Professional development in education, 42(1), 36-53. https://eric.ed.gov/?id=EJ1082711

Eisner, A. B., Gupta, A., Contractor, N., Ahuja, M., Sanders, E., Parmiggiani, E., Klein, S., & Monod, E. (2021, agosto). Bringing Value Back to Digital Transformation: For Collaborative Research between MC, OCIS and MED (session 1143). Academy of Management Annual Meeting Proceeding. Valhalla, NY, 2021(1), e14727. https://journals.aom.org/doi/10.5465/AMBPP.2021.14727symposium

Eryilmaz, E., Thoms, B., & Canelon, J. (2018). How Design Science Research Helps Improve Learning Efficiency in Online Conversations. Communications of the Association for Information Systems, 42, 548–580. https://doi.org/10.17705/1CAIS.04221

Fahd, K., Miah, S. J., Ahmed, K., Venkatraman, S., & Miao, Y. (2021). Integrating design science research and design based research frameworks for developing education support systems. Education and Information Technologies, 26(4), 4027–4048. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10442-1

Ghate, D. (2016). From programs to systems: Deploying implementation science and practice for sustained real world effectiveness in services for children and families. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 45(6), 812-826. https://doi.org/10.1080/15374416.2015.1077449

Genemo, H., Miah, S. J., & McAndrew, A. (2016). A design science research methodology for developing a computer-aided assessment approach using method marking concept. Education and Information Technologies, 21(6), 1769–1784. https://doi.org/10.1007/s10639-015-9417-1

Gregor, S., & Hevner, A. R. (2013). Positioning and presenting design science research for maximum impact. MIS quarterly, 37(2), 337-355. https://doi.org/10.25300/MISQ/2013/37.2.01

Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., & Ram, S. (2004). Design Science in Information Systems Research. MIS Quarterly, 28(1), 75-105. https://doi.org/10.2307/25148625

Kerzner, H. (2003). Project management: A system approach to planning, schedulling and controlling (8th ed). John Wiley & Sons.

Kratochvil, R., Khanamiryan, M., Soylu, A., & Kvalshaugen, R. (2021). Organizational context factors that stimulate digital mindsets to unfold in digital transformation. Academy of Management Proceedings, 2021(1), e10024. https://doi.org/10.5465/AMBPP.2021.10024abstract

Kristensen, S. S., & Shafiee, S. (2019, September 26-27). Rethinking organization design to enforce organizational agility [Conference presentation abstract]. 11th Symposium on Competence-Based Strategic Management, University of Stuttgart, Stuttgart, Germany.

Lacerda, D. P., Dresch, A., Proença, A., & Antunes, J. A. V., Jr. (2013). Design Science Research: Método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão & Produção, 20(4), 741–761.https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013005000014

Mies, Y., & Hausberg, P. (2021). Exploring Digital Transformation: The Role of Business Model Innovation in Manufacturing Firms. Academy of Management Proceedings, 2021(1), e12414. https://doi.org/10.5465/AMBPP.2021.12414abstract

Monod, E., Koestler, A., Joyce, E., & Korotkova, N. (2021). Digital Transformation Consulting: Toward a Human-Digital Competitiveness Model. Academy of Management Proceedings, 2021(1), 1-40. https://doi.org/10.5465/AMBPP.2021.12737abstract

Oyelere, S. S., Suhonen, J., Wajiga, G. M., & Sutinen, E. (2018). Design, development, and evaluation of a mobile learning application for computing education. Education and Information Technologies, 23(1), 467–495. https://doi.org/10.1007/s10639-017-9613-2

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., & Chatterjee, S. (2007). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal of Management Information Systems, 24(3), 45–77. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302

Pinto, J. K., & Mantel, S. J. (1990). The Causes of Project Failure. IEEE Transactions on Engineering Management, 37(4), 269-276. https://doi.org/ 10.1109/17.62322

Shenhar, A. J. (2001). One size does not fit all projects: Exploring Classical Contingency Domains. Management Science, 47(3), 394–414. https://doi.org/10.1287/mnsc.47.3.394.9772

Simões, D., Soares, N., & Moreira, G. (2020). App PT-UA: Proposal of an instantiation artefact as facilitator of social learning in a tutoring program. International Journal of Learning Technology, 15(1), 45-65. https://doi.org/10.1504/IJLT.2020.107664

Sposito, L., & Scafuto, I. C. (2019). Protagonismo do gerente de projetos em demandas institucionais caracterizadas por alta inovação tecnológica. Revista de Gestão e Projetos, 10(1), 7-17. https://doi.org/10.5585/gep.v10i1.11187

Venable, J. R., Pries-Heje, J., Bunker, D., & Russo, N. L. (2010). Creation, Transfer, and Diffusion of Innovation in Organizations and Society: Information Systems Design Science Research for Human Benefit. In J. Pries-Heje, J. Venable, D. Bunker, N. L. Russo, & J. I. DeGross (Orgs.), Human Benefit through the Diffusion of Information Systems Design Science Research (Vol. 318, p. 1–10). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-12113-5_1

Walls, J. G., Widermeyer, G. R., & Sawy, O. A. E. (2004). Assessing Information System Design Theory in Perspective: How Useful Was our 1992 Initial Rendition?. Journal of Information Technology Theory and Application (JITTA), 6(2), 43-58. https://aisel.aisnet.org/jitta/vol6/iss2/6

Wiek, A., Ness, B., Schweizer-Ries, P., Brand, F. S., & Farioli, F. (2012). From complex systems analysis to transformational change: A comparative appraisal of sustainability science projects. Sustainability science, 7(1), 5-24. https://doi.org/10.1007/s11625-011-0148-y

Yin, R. K. (2003). Estudo de caso. Bookman.

Zhu, F., Wang, X., Wang, L., & Yu, M. (2021). Project manager’s emotional intelligence and project performance: The mediating role of project commitment. International Journal of Project Management, 39(7), 788–798. https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2021.08.002

Downloads

Publicado

31.10.2024

Como Citar

SPOSITO, L.; ENOBE, E. C.; LIMA, A. A. de; LIMA, E. de O. Design Science Research: Um Estudo sobre o Ensino do Método. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e13989. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13989. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos