Um estudo da análise de redes em negócios sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14309

Palavras-chave:

negócios sociais, redes, conexões

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar como ocorrem as conexões dos negócios sociais à luz dos conceitos de redes sociais, bem como avançar na perspectiva de parcerias em redes. No ponto de vista de mapear atores sociais e avaliar as conexões existentes entre eles. A presente pesquisa apresenta caráter descritivo de natureza qualitativa, utilizando-se de um estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas e pesquisa documental e com seis gestores de negócios sociais, o que integra uma rede, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo sobre os dados coletados. Dentre os resultados, observou-se que o resultado do processo de confiança e cooperação, recursos e finanças e fluxo de informação são retratados como contribuições para as conexões duradouras existentes em redes. Estas categorias ampliam a capacidade de um ambiente colaborativo a longo prazo, com a geração de benefícios às demandas sociais, ambientais e a do bem-estar comum. Contribuiu-se, assim, que a congruência abordada amplia o potencial entre a percepção da proposta de valor da rede e as oportunidades atendidas socialmente ao público-alvo.

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Biografia do Autor

Willian Matheus Felix Souza, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Mestre em Administração PPGA- UFCG com linha de pesquisa em Educação, Cidadania, Políticas de Gestão Social e Ambiental. Graduado em Ciências Contábeis pela UFPB (2020) e em Administração (2023). Estagiou como docente na UFCG no ano de 2022, e atualmente atua na área de docência acadêmica. Professor nos bacharelados de Administração e Ciências Contábeis. 

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Possui Pós-Doutorado em Administração (PPGA/PUC Minas). Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE (2014), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). 

Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutora em Sociologia (PPGS/UFPB). Mestre em Marketing (PPGA/UFPB). Graduada em Administração (UFPB). Pós doutoranda na Universidade de Bordeaux, França. Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA/UFPB). Criou, em 2014, o Grupo de Pesquisa NEOS (Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade), do qual atualmente é líder.

Suzanne Érica Nóbrega Correia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Pós-doutorado em Administração pela UFPB. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFCG).

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Publicado

31.07.2024

Como Citar

SOUZA, W. M. F.; OLIVEIRA, V. M. de; BARBOTIN, M. A. S. P.; CORREIA, S. Érica N. Um estudo da análise de redes em negócios sociais. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e14309. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14309. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos