Perspectivas de Aprendizagem Autodirecionada e Transformadora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Novas Necessidades em Tempos de Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12309

Palavras-chave:

Aprendizagem autodirecionada, Aprendizagem transformadora, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Formação do administrador, Pandemia, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Em razão do cenário de pandemia ocasionado pelo novo coronavírus (covid-19), este artigo visa apresentar um panorama das pesquisas acadêmicas da área de Administração que abordam as perspectivas da aprendizagem autodirecionada e transformadora em ambientes virtuais de aprendizagem, para auxílio dos docentes na compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos, além da consolidação e estímulo dos estudos nesta temática. Para isso, essa pesquisa é de cunho qualitativo e organizado a partir da realização teórico-conceitual de uma revisão sistemática da literatura. Destaca-se que os 15 artigos encontrados nas bases de dados utilizados são dos últimos 10 anos, detalhando a autoria e os locais de publicação; além da exposição das temáticas específicas abordadas de cada artigo e dos percursos metodológicos. Com isso, os resultados indicam poucos estudos existentes que tratam da temática, além de uma concentração reduzida de autores que circulam na produção acadêmica nacional. Isso revela a necessidade de renovar a capacidade de diversificação de estudos e envolvimento de mais pesquisadores. Dessa forma, conclui-se que é essencial um despertar de pesquisadores para engajamento educacional, com os desafios da formação do administrador no tocante aos novos formatos de ensino enfrentados e acentuados pela pandemia, para resultar em aprendizados capazes de maior autodirecionamento dos estudantes e proporcionar transformações em suas perspectivas de significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefany Karoline Pereira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduanda em Administração (Campus IV/UFPB). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Docente do DCSA/CCAE/UFPB. Doutor em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Líder do NEOS e pesquisador do Núcleo em Aprendizagem e Conhecimento.

Ana Carolina Kruta-Bispo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Docente do DA/CCSA/UFPB. Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Pesquisadora do Núcleo em Aprendizagem e Conhecimento.

Referências

ASSUNÇÃO, A. B. A; MOL, A. L. R.; PIMENTA, I. L. O uso do ambiente virtual de aprendizagem e sua relação com a avaliação da docência: um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Gestão & Tecnologia, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 127-152, 2016.

BALDWIN, C. K.; MOTTER, A. E. Autoethnographic dance and transformative learning: exploring self-reflexive identity work and change. Journal of Transformative Education, [S.l.], n. 1. 2020. DOI: 10.1177/1541344620943681

BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological Paradigms and Organisational Analysis: elements of the Sociology of Corporate Life. New York: Heinemann Educational Books, 1979.

CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. Revista Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 223-252, 2014. DOI: 10.1590/1678-69712014/administracao.v15n3p221-252

COSTA, A. S. M. et al. Impactos da covid-19 nas organizações. RAE. [S.l.],v. 60. n. 6. p. 385-387, 2020. DOI: 10.1590/s0034-759020200602

COSTA, L. F.; GOMES, J. O. Os impactos da pandemia de Covid-19 e a resposta dos periódicos científicos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 10, n. 3, p. 1-2, 2020.

CRANTON, P. Understanding and promoting transformative learning: a guide for educators of adults. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2006.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FERREIRA, H. C. H.; FONSECA FILHO, A. S. Dilemas, expectativas e perspectivas sobre o ensino superior de turismo e hospitalidade em tempos de Covid-19. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, [S.l.],v. 14, n. especial, p. 29-49, 2020. DOI: 10.17648/raoit.v14n4.6658

FONSECA, C. G. R.; MELO, D. R.; OLIVEIRA, I. M. S. Análise das ferramentas avaliativas dos cursos de ensino superior nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle (UESPI) e Sigaa (UFPI). São Carlos, SP: CIED: ENPED, 2016.

FRANCISCATO, F. T. et al. Avaliação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle, TelEduc e Tidia – Ae: um estudo comparativo. Revista Renote, [S.l.] v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14509

FREIRE, M. M. “The tablet is on the table!”: the need for a teachers’ self-hetero-eco technological formation program. The International Journal of Information and Learning Technology, [S.l.], v. 32 n. 4., p. 209-220, 2015. DOI: 10.1108/IJILT-10-2014-0022

GALVÃO, M. C. B; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. LOGEION: Filosofia da informação, [S.l.], v. 6 n. 1, p.57-73, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

GREENER, S. L. Plasticity: The online learning environment’s potential to support varied learning styles and approaches. Campus-Wide Information Systems, [S.l.], v. 27 n. 4. p. 254-262, 2010. DOI: 10.1108/10650741011073798

GRILO, A.; DIAS, L. A prática docente e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: estudos na Turma Virtual do SIGAA. Revista Tecnologias na Educação, [S.l.], v. 17, n.8, p. 01-13, 2016.

HOGGAN, C. Editor’s Note: Transformative Education Throughout the Life Span. Journal of Transformative Education, [S.l.], v. 19, n. 1, p.03-06, 2021. DOI: 10.1177/1541344620976547

ILLERIS, K. Transformative Learning and Identity. Journal of Transformative Education, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 148-163, 2014. DOI: 10.1177/1541344614548423

KING, K. P.; HEUER, B. P. Transformative learning in adult basic education. In: MEZIROW, J.; TAYLOR, E. W. & ASSOCIATES. Transformative Learning in Practice: Insights from community, workplace and higher education. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.

KITCHENHAM, B. et al. Systematic literature reviews in software engineering – A tertiary study. Information & Software Technology, [S.l.], v. 52, n. 8, p. 792-805, 2010. DOI: 10.1016/j.infsof.2010.03.006

KLERING, L. R; SCHROEDER, C. S. Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem à luz do Enfoque Sistêmico. EnANPAD, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 42-54, 2011. DOI: 10.21714/2236-02632011v1n2tac05

KNOWLES, M. S. Self-directed learning. New York: Association Press, 1975.

LIMA, J. O.; SILVA, A. B. O significado de “ser servidor público” à luz da aprendizagem transformadora. RACE, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 97-122. 2014.

LIMA, T. B. Fatores Facilitadores e Limitantes da Aprendizagem Autodirecionada Para o Ensino em Administração. Gestão.Org, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 125-135, 2016.

LIMA, T. B.; MELO, G. S. Relação entre Formação e Atuação Profissional de Egressos de um Curso de Hotelaria sob a Perspectiva da Aprendizagem Transformadora. Revista facear, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 01-15, 2019.

LIMA, T. B.; SANTOS, G. T.; HELAL, D. H. As experiências de um ex-detento à luz da aprendizagem transformadora. Revista Desenvolve Unilasalle, n. 30, p.105-124, 2015. DOI: 10.18316/2238-9024.15.17

LIMA, T. B.; SILVA, A. B. Como os mestrandos aprendem? Significados e transformações em um programa de pós-graduação em administração. Reunir, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 36-55, 2018.

MENDONÇA, H. Escalada do coronavírus no Brasil põe demissões e recessão à vista. El Pais, São Paulo, 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 15 de novembro de 2020.

MERRIAM, S. B.; CAFFARELLA, R. S. Learning Adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

MOURA JÚNIOR, J. A. F. Análise e obtenção de boas práticas de usabilidade em ambientes virtual de ensino. 2008. 95 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

MOZZAQUATRO, P. M.; MEDINA, R. D. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. CINTED-UFRGS, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14508

PITTMAN, J.; SEVERINO, L.; DECARLO-TECCE, M. J.; KIOSOGLOUS, C. An action research case study: digital equity and educational inclusion during an emergent COVID-19 divide. Journal for Multicultural Education, [S.l.],v. 1, p. 68-84, jan. 2021. DOI: 10.1108/JME-09-2020-0099

SILVA, A. B. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009.

SILVA, A. B. et al. Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 9-41, 2012. DOI: 10.13058/raep.2012.v13n1.97

SILVA, A. L. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma experiência no ensino presencial de graduação. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação de Ciências Humanas e da Comunicação, Itajaí, 2003.

SILVA, A. V. G.; LIMA, C. J; CALLOU, G. Análise de Desempenho do Ambiente Virtual de Aprendizagem na Nuvem Privada Apache CloudStack. Revista Gestão.Org, [S.l.], v. 17, n. especial, p. 120-133, 2019.

SILVA, M. G. C.; KRUTA-BISPO, A.C.A.; SILVA, M. D. S. Aprender em Tempos de Pandemia: a autorregulação da aprendizagem de mestrandos profissionais em Administração. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 2020, São Paulo. Anais […]. São Paulo: SEMEAD, 2020.

TEIXEIRA-DE-CARVALHO, D. L.; DIAS JUNIOR, J. J.; KRUTA-BISPO, A. C. A. Nosso calendário parou! A mudança organizacional na UFPB devido à covid 19. Revista de Administração Contemporânea, [S.l.],v. 25, n. especial, p. 1-15, 2021.

TESTA, M. G.; FRONZA, P.; LUCIANO, E. M. A Influência do Perfil do Estudante em Relação às Preferências por Contato Social em um Curso Baseado em Ambiente Virtual de Aprendizagem na Internet. Revista Gestão.Org, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 414-434, 2008.

Downloads

Publicado

25.04.2022

Como Citar

AMORIM, S. K. P. de; LIMA, T. B. de; KRUTA-BISPO, A. C. Perspectivas de Aprendizagem Autodirecionada e Transformadora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Novas Necessidades em Tempos de Pandemia da Covid-19. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e12309, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12309. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12309. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Conduzindo Pesquisas em Administração durante a Pandemia de Covid-19