Perspectivas de Aprendizagem Autodirecionada e Transformadora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Novas Necessidades em Tempos de Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12309Palavras-chave:
Aprendizagem autodirecionada, Aprendizagem transformadora, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Formação do administrador, Pandemia, Revisão sistemática da literaturaResumo
Em razão do cenário de pandemia ocasionado pelo novo coronavírus (covid-19), este artigo visa apresentar um panorama das pesquisas acadêmicas da área de Administração que abordam as perspectivas da aprendizagem autodirecionada e transformadora em ambientes virtuais de aprendizagem, para auxílio dos docentes na compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos, além da consolidação e estímulo dos estudos nesta temática. Para isso, essa pesquisa é de cunho qualitativo e organizado a partir da realização teórico-conceitual de uma revisão sistemática da literatura. Destaca-se que os 15 artigos encontrados nas bases de dados utilizados são dos últimos 10 anos, detalhando a autoria e os locais de publicação; além da exposição das temáticas específicas abordadas de cada artigo e dos percursos metodológicos. Com isso, os resultados indicam poucos estudos existentes que tratam da temática, além de uma concentração reduzida de autores que circulam na produção acadêmica nacional. Isso revela a necessidade de renovar a capacidade de diversificação de estudos e envolvimento de mais pesquisadores. Dessa forma, conclui-se que é essencial um despertar de pesquisadores para engajamento educacional, com os desafios da formação do administrador no tocante aos novos formatos de ensino enfrentados e acentuados pela pandemia, para resultar em aprendizados capazes de maior autodirecionamento dos estudantes e proporcionar transformações em suas perspectivas de significado.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, A. B. A; MOL, A. L. R.; PIMENTA, I. L. O uso do ambiente virtual de aprendizagem e sua relação com a avaliação da docência: um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Gestão & Tecnologia, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 127-152, 2016.
BALDWIN, C. K.; MOTTER, A. E. Autoethnographic dance and transformative learning: exploring self-reflexive identity work and change. Journal of Transformative Education, [S.l.], n. 1. 2020. DOI: 10.1177/1541344620943681
BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological Paradigms and Organisational Analysis: elements of the Sociology of Corporate Life. New York: Heinemann Educational Books, 1979.
CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. Revista Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 223-252, 2014. DOI: 10.1590/1678-69712014/administracao.v15n3p221-252
COSTA, A. S. M. et al. Impactos da covid-19 nas organizações. RAE. [S.l.],v. 60. n. 6. p. 385-387, 2020. DOI: 10.1590/s0034-759020200602
COSTA, L. F.; GOMES, J. O. Os impactos da pandemia de Covid-19 e a resposta dos periódicos científicos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 10, n. 3, p. 1-2, 2020.
CRANTON, P. Understanding and promoting transformative learning: a guide for educators of adults. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2006.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FERREIRA, H. C. H.; FONSECA FILHO, A. S. Dilemas, expectativas e perspectivas sobre o ensino superior de turismo e hospitalidade em tempos de Covid-19. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, [S.l.],v. 14, n. especial, p. 29-49, 2020. DOI: 10.17648/raoit.v14n4.6658
FONSECA, C. G. R.; MELO, D. R.; OLIVEIRA, I. M. S. Análise das ferramentas avaliativas dos cursos de ensino superior nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle (UESPI) e Sigaa (UFPI). São Carlos, SP: CIED: ENPED, 2016.
FRANCISCATO, F. T. et al. Avaliação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle, TelEduc e Tidia – Ae: um estudo comparativo. Revista Renote, [S.l.] v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14509
FREIRE, M. M. “The tablet is on the table!”: the need for a teachers’ self-hetero-eco technological formation program. The International Journal of Information and Learning Technology, [S.l.], v. 32 n. 4., p. 209-220, 2015. DOI: 10.1108/IJILT-10-2014-0022
GALVÃO, M. C. B; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. LOGEION: Filosofia da informação, [S.l.], v. 6 n. 1, p.57-73, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
GREENER, S. L. Plasticity: The online learning environment’s potential to support varied learning styles and approaches. Campus-Wide Information Systems, [S.l.], v. 27 n. 4. p. 254-262, 2010. DOI: 10.1108/10650741011073798
GRILO, A.; DIAS, L. A prática docente e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: estudos na Turma Virtual do SIGAA. Revista Tecnologias na Educação, [S.l.], v. 17, n.8, p. 01-13, 2016.
HOGGAN, C. Editor’s Note: Transformative Education Throughout the Life Span. Journal of Transformative Education, [S.l.], v. 19, n. 1, p.03-06, 2021. DOI: 10.1177/1541344620976547
ILLERIS, K. Transformative Learning and Identity. Journal of Transformative Education, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 148-163, 2014. DOI: 10.1177/1541344614548423
KING, K. P.; HEUER, B. P. Transformative learning in adult basic education. In: MEZIROW, J.; TAYLOR, E. W. & ASSOCIATES. Transformative Learning in Practice: Insights from community, workplace and higher education. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.
KITCHENHAM, B. et al. Systematic literature reviews in software engineering – A tertiary study. Information & Software Technology, [S.l.], v. 52, n. 8, p. 792-805, 2010. DOI: 10.1016/j.infsof.2010.03.006
KLERING, L. R; SCHROEDER, C. S. Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem à luz do Enfoque Sistêmico. EnANPAD, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 42-54, 2011. DOI: 10.21714/2236-02632011v1n2tac05
KNOWLES, M. S. Self-directed learning. New York: Association Press, 1975.
LIMA, J. O.; SILVA, A. B. O significado de “ser servidor público” à luz da aprendizagem transformadora. RACE, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 97-122. 2014.
LIMA, T. B. Fatores Facilitadores e Limitantes da Aprendizagem Autodirecionada Para o Ensino em Administração. Gestão.Org, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 125-135, 2016.
LIMA, T. B.; MELO, G. S. Relação entre Formação e Atuação Profissional de Egressos de um Curso de Hotelaria sob a Perspectiva da Aprendizagem Transformadora. Revista facear, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 01-15, 2019.
LIMA, T. B.; SANTOS, G. T.; HELAL, D. H. As experiências de um ex-detento à luz da aprendizagem transformadora. Revista Desenvolve Unilasalle, n. 30, p.105-124, 2015. DOI: 10.18316/2238-9024.15.17
LIMA, T. B.; SILVA, A. B. Como os mestrandos aprendem? Significados e transformações em um programa de pós-graduação em administração. Reunir, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 36-55, 2018.
MENDONÇA, H. Escalada do coronavírus no Brasil põe demissões e recessão à vista. El Pais, São Paulo, 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 15 de novembro de 2020.
MERRIAM, S. B.; CAFFARELLA, R. S. Learning Adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.
MOURA JÚNIOR, J. A. F. Análise e obtenção de boas práticas de usabilidade em ambientes virtual de ensino. 2008. 95 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
MOZZAQUATRO, P. M.; MEDINA, R. D. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. CINTED-UFRGS, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14508
PITTMAN, J.; SEVERINO, L.; DECARLO-TECCE, M. J.; KIOSOGLOUS, C. An action research case study: digital equity and educational inclusion during an emergent COVID-19 divide. Journal for Multicultural Education, [S.l.],v. 1, p. 68-84, jan. 2021. DOI: 10.1108/JME-09-2020-0099
SILVA, A. B. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009.
SILVA, A. B. et al. Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 9-41, 2012. DOI: 10.13058/raep.2012.v13n1.97
SILVA, A. L. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma experiência no ensino presencial de graduação. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação de Ciências Humanas e da Comunicação, Itajaí, 2003.
SILVA, A. V. G.; LIMA, C. J; CALLOU, G. Análise de Desempenho do Ambiente Virtual de Aprendizagem na Nuvem Privada Apache CloudStack. Revista Gestão.Org, [S.l.], v. 17, n. especial, p. 120-133, 2019.
SILVA, M. G. C.; KRUTA-BISPO, A.C.A.; SILVA, M. D. S. Aprender em Tempos de Pandemia: a autorregulação da aprendizagem de mestrandos profissionais em Administração. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 2020, São Paulo. Anais […]. São Paulo: SEMEAD, 2020.
TEIXEIRA-DE-CARVALHO, D. L.; DIAS JUNIOR, J. J.; KRUTA-BISPO, A. C. A. Nosso calendário parou! A mudança organizacional na UFPB devido à covid 19. Revista de Administração Contemporânea, [S.l.],v. 25, n. especial, p. 1-15, 2021.
TESTA, M. G.; FRONZA, P.; LUCIANO, E. M. A Influência do Perfil do Estudante em Relação às Preferências por Contato Social em um Curso Baseado em Ambiente Virtual de Aprendizagem na Internet. Revista Gestão.Org, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 414-434, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores