Distribuição de valor para stakeholders: percepções de empresas de capital aberto dos EUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14322

Palavras-chave:

Teoria de Stakeholders, Criação de Valor, Distribuição de Valor

Resumo

Este artigo busca entender as diferenças nas percepções de valor dos stakeholders considerando o valor criado e distribuído por empresas de capital aberto nos Estados Unidos. Os métodos envolvem uma abordagem quantitativa usando o banco de dados JUST Capital. As 890 empresas observadas foram divididas em seis grandes setores (comércio, manufatura, serviços, utilidades, finanças e tecnologia da informação), e as variáveis do banco de dados foram analisadas descritivamente em relação a cada stakeholder. Este estudo concluiu que os benefícios recebidos pelos stakeholders de diferentes indústrias variam significativamente. Considerando a base de dados analisada, de forma geral, os clientes são percebidos como os stakeholders mais importantes, seguidos pelos acionistas, meio ambiente, trabalhadores e comunidades. A originalidade deste artigo é que ele testa empiricamente as ideias de criação e distribuição de valor para stakeholders considerando algumas das maiores empresas do mercado mais desenvolvido do mundo enquanto busca validar o uso de uma nova e promissora base de dados em pesquisas científicas.

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Biografia do Autor

Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Foi pesquisador visitante na University of New Mexico, EUA. Mestre em Administração na linha de Estratégia e Análise Organizacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante a pós-graduação, atuou como representante discente no mestrado e no doutorado. Durante a graduação, participou ativamente em grupos de pesquisa, iniciações científicas, eventos acadêmicos e projetos de extensão universitária. Foi cofundador do Centro Acadêmico Independente de Relações Internacionais. Ainda na graduação, foi membro fundador da AIESEC em Aracaju, organização sem fins lucrativos, onde exerceu as atividades de Diretor de Gestão de Talentos e Presidente do Comitê Local. Fez um intercâmbio social em Katowice - Polônia, e lá trabalhou como professor voluntário lecionando sobre educação e direitos humanos. Na diretoria nacional da AIESEC no Brasil, atuou como Gerente de Desenvolvimento de Escritórios Locais. 

Mariana Torres Uchôa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre no Programa de Pós- Graduação em Administração- PPGADM na Universidade Federal de Goiás na linha de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Foi bolsista no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI)/UFG-Goiânia atuando como Assessora nos Programas de Formação Empreendedora e Professora do UFG Empreende. Participou do processo de acreditação AACSB da Fundação Instituto de Administração (FIA), focado principalmente no processo de Assurance of Learning. Atualmente participa da gestão editorial da Revista Brasileira de Gestão e Negócios (RBGN) do grupo de pesquisa Stakeholders & Networks (FEA/USP). 

Adrian Ilie Olar, Tilburg School of Economics and Management - Tilburg University, Tilburg, Países Baixos

Master’s in finance at Tilburg University, The Netherlands. Bachelor’s in Accounting and Management Information Systems at Bucharest University of Economic Studies, Romania.

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Graduado em Administração e em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Administração na EAESP-FGV e Livre-Docente pela FEA-USP. Atualmente é Professor da FEA-USP e também atuou como Professor na Fundação Instituto de Administração - FIA, na Fundação Escola Comércio Álvares - FECAP e no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP. Editor da Revista Brasileira em Gestão de Negócios - RBGN e revisor da Revista de Administração - RAUSP, da Revista Gestão & Regionalidade, da Revista Angrad e da Revista Administração e Inovação - RAI.

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Publicado

06.06.2024

Como Citar

SANTOS JHUNIOR, R. de O.; UCHÔA, M. T.; ILIE OLAR, A.; BOAVENTURA, J. M. G. Distribuição de valor para stakeholders: percepções de empresas de capital aberto dos EUA. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e14322. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14322. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos