Distribuição de valor para stakeholders: percepções de empresas de capital aberto dos EUA
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14322Palavras-chave:
Teoria de Stakeholders, Criação de Valor, Distribuição de ValorResumo
Este artigo busca entender as diferenças nas percepções de valor dos stakeholders considerando o valor criado e distribuído por empresas de capital aberto nos Estados Unidos. Os métodos envolvem uma abordagem quantitativa usando o banco de dados JUST Capital. As 890 empresas observadas foram divididas em seis grandes setores (comércio, manufatura, serviços, utilidades, finanças e tecnologia da informação), e as variáveis do banco de dados foram analisadas descritivamente em relação a cada stakeholder. Este estudo concluiu que os benefícios recebidos pelos stakeholders de diferentes indústrias variam significativamente. Considerando a base de dados analisada, de forma geral, os clientes são percebidos como os stakeholders mais importantes, seguidos pelos acionistas, meio ambiente, trabalhadores e comunidades. A originalidade deste artigo é que ele testa empiricamente as ideias de criação e distribuição de valor para stakeholders considerando algumas das maiores empresas do mercado mais desenvolvido do mundo enquanto busca validar o uso de uma nova e promissora base de dados em pesquisas científicas.
Downloads
Referências
Ahmad, H. I. (2020). Doing Better by Doing Good: Discussing the Value Potential of Selected “Just Companies”. International Journal of Financial Research, 11(2), 40-50. https://doi.org/10.5430/ijfr.v11n2p40
Araujo, M. M. de, Santos, R. de O. Jr., Uchoa, M. T., & Boaventura, J. M. G. (2021). Value Distribution to Stakeholders: A Study on Power and Strategic Importance in TSX IPOs. In Annual Meeting of the Academy of Management, New York. https://repositorio.usp.br/item/003045749
Argandoña, A. (2011). Stakeholder theory and value creation. IESE Business School
Ballantyne, D., Williams, J., & Aitken, R. (2011). Introduction to service-dominant logic: From propositions to practice. Industrial Marketing Management, 2(40), 179-180. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.06.025
Barbosa, R. de A. (2019). Alinhamento da materialidade à distribuição de valor aos stakeholders e sua relação com o desempenho [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://doi.org/10.11606/T.12.2019.tde-28052019-155821
Boaventura, J. M. G., Cardoso, F. R., Silva, E. S. da, & Silva, R. S. da. (2009). Teoria dos stakeholders e teoria da firma: Um estudo sobre a hierarquização das funções-objetivo em empresas brasileiras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 11(32), 289-307. http://200.169.97.104/seer/index.php/RBGN/article/viewFile/378/510
Boaventura, J. M. G., Bosse, D. A., de Mascena, K. M. C., & Sarturi, G. (2020). Value distribution to stakeholders: The influence of stakeholder. Long Range Planning, 53(2), 1-18. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2019.05.003
Bolaños, E. L., & Brio, J. D. (2020). Are employees well evaluated in their CSR actions? The perception of managers in an emerging country. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 22(1), 85-103. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4036
Bridoux, F., & Stoelhorst, J. W. (2014). Microfoundations for stakeholder theory: Managing stakeholders with heterogeneous motives. Strategic management journal, 35(1), 107-125. https://doi.org/10.1002/smj.2089
Bridoux, F. M., & Vishwanathan, P. (2020). When do powerful stakeholders give managers the latitude to balance all stakeholders’ interests?. Business & Society, 59(2), 232-262. https://doi.org/10.1177/0007650318775077
Bryant, A., Griffin, J., & Perry, V. G. (2020). Mitigating climate change: A role for regulations. Business Strategy and the Environment, 29(2), 605-618. https://doi.org/10.1002/bse.2391
Bryson, J. M. (2004). What to do when stakeholders matter. Public Management Review, 6(1), 21-53. https://doi.org/10.1080/14719030410001675722
Cintra, R., Ribeiro, I., Fava, H., & Costa, B. (2023). Stakeholder management: evidence on the performance of publicly traded companies. Brazilian Journal of Management, 16(2), 1-34. https://doi.org/10.5902/1983465971638
Cintra, R., Ribeiro, I., Lima, A., & Costa, B. (2022). A Criação de Valor na Teoria dos Stakeholders: Análise das Citações e Cocitações na Produção Científica Internacional. Desenvolvimento em Questão, 20(58), 1-21. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11592
Clarkson, M. B. E. (1995). A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of management review, 20(1), 92-117. https://www.jstor.org/stable/258888
Damodaran, A. (2020). Margins by Sector (US). http://pages.stern.nyu.edu/~adamodar/New_Home_Page/datafile/margin.html
Donaldson, T., & Preston, L. E. (1995). The stakeholder theory of the corporation: Concepts, evidence, and implications. Academy of management Review, 20(1), 65-91. https://www.jstor.org/stable/258887
Evan, W. M., & Freeman, R. E. (1993). A stakeholder theory of the modern corporation: Kantian capitalism. In W. M., Hoffman, R. E.,
Frederick, & M. S., Schawartz (Eds.), Business Ethics: Readings and Cases in Corporate Morality (pp. 125-138). McGraw-Hill.
Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. Pitman.
Freeman, R. E. (2017). Five challenges to stakeholder theory: A report on research in progress. Stakeholder Management, 1, 1-20. https://doi.org/10.1108/S2514-175920170000001
Freeman, R. E., Harrison, J. S., & Wicks, A. C. (2007). Managing for stakeholders: Survival, reputation, and success. Yale University Press London.
Freeman, R. E., Harrison, J. S., Wicks, A. C., Parmar, B. L., & De Colle, S. (2010). Stakeholder theory: The state of the art. Cambridge University Press.
George, G., Haas, M. R., McGahan, A. M., Schillebeeckx, S. J., & Tracey, P. (2023). Purpose in the for-profit firm: A review and framework for management research. Journal of management, 49(6), 1841-1869.
Góes, H. A. A., Fatima, G., Santos, R. de. O. Jr., & Boaventura, J. M. G. (2023). Managing for stakeholders towards corporate environmental sustainability. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 30(4), 1561-1572. https://doi.org/10.1002/csr.2448
Hamilton, I. A., & Cain, Á. (2019, 20 february). Amazon warehouse employees speak out about the 'brutal' reality of working during the holidays, when 60-hour weeks are mandatory and ambulance calls are common. Business Insider Nederland. https://www.businessinsider.nl/amazon-employees-describe-peak-2019-2?international=true&r=US
Harrison, J. S., & Bosse, D. A. (2013). How much is too much? The limits to generous treatment of stakeholders. Business Horizon, 56(3), 313-322. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2013.01.014
Harrison, J. S., & Freeman, R. E. (1999). Stakeholders, social responsibility, and performance: Empirical evidence and theoretical perspectives. Academy of Management Journal, 42(5), 479-485. https://doi.org/10.2307/256971
Harrison, J. S., & Wicks, A. C. (2013). Stakeholder theory, value, and firm performance. Business ethics quarterly, 23(3), 97-124. https://www.jstor.org/stable/41967821
Henriques, I., & Sadorsky, P. (1999). The Relationship between Environmental Commitment and Managerial Perceptions of Stakeholder Importance. The Academy of Management Journal, 42(1), 42(1), 87-99. https://doi.org/10.2307/256876
Just Capital (2020). About. https://justcapital.com/about/
Keith, J. E., Lee, D.-J., & Leem, R. G. (2004). The Effect of Relational Exchange Between the Service Provider and the Customer on the Customer’s Perception of Value. Journal of Relationship Marketing, 3(1), 3–33. https://doi.org/10.1300/J366v03n01_02
Kujala, J., Lehtimäki, H., & Myllykangas, P. (2017). Value Co-creation in Stakeholder Relationships: A Case Study. In R. E. Freeman, J., &
Kujala, S. Sachs (Eds.), Stakeholder Engagement: Clinical Research Cases (pp. 15-30). Springer Cham.
Langrafe, T. F., Barakat, S. R., Stocker, F., & Boaventura, J. M. G. (2020), "A stakeholder theory approach to creating value in higher education institutions". The Bottom Line, 33 (4), 297-313. https://doi.org/10.1108/BL-03-2020-0021
Laplume, A. O., Sonpar, K., & Litz, R. A. (2008). Stakeholder theory: Reviewing a theory that moves us. Journal of management, 34(6), 1152-1189. https://doi.org/10.1177/0149206308324322
Lopes, I. da C, Rabelo, A. Neto, Nascimento, J. C. H. B. do, & Campelo, E. G. Filho. (2022). Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação. Revista Ciências Administrativas, 28, e10735-e10735. https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e10735
Lundsgaard, K. S., Tolsgaard, M. G., Mortensen, O. S., Mylopoulos, M. & Østergaard, D. (2019). Embracing multiple stakeholder perspectives in defining trainee competence. Academic Medicine, 94(6), 838-846. https://doi.org/ 10.1097/ACM.0000000000002642
Mahoney, J. T. (2023). Corporate personhood and fiduciary duties as critical constructs in developing stakeholder management theory and corporate purpose. Strategy Science. 8(2), 212-220. https://doi.org/10.1287/stsc.2023.0191
Marchi, J. J., Cassanego, P. Jr., & Wittmann, M. L. (2012). Troca e criação de valor: Possibilidades competitivas advindas da estratégia de redes. Revista de Administração, 47(2), 180-196. https://doi.org/10.5700/rausp1033
Mascena, K. M. C. de, Fischmann, A. A., & Boaventura, J. M. G. (2018). Stakeholder Prioritization in Brazilian Companies Disclosing GRI Reports. Brazilian Business Review, 15(1), 17-32. https://doi.org/10.15728/bbr.2018.15.1.2
McGahan, A. M. (2023). The new stakeholder theory on organizational purpose. Strategy Science, 8(2), 245-255. https://doi.org/10.1287/stsc.2023.0184
Mills, R., & Weinstein, B. (2000). Beyond shareholder value – reconciling the shareholder and stakeholder perspectives. Journal of General Management, 25(3), 79-93. https://doi.org/10.1177/030630700002500306
Mitchell, R. K., Agle, B. R., & Wood, D. J. (1997). Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts. Academy of management review, 22(4), 853-886. https://www.jstor.org/stable/259247
Phillips, R. (2003). Stakeholder theory and organizational ethics. Berrett-Koehler Publishers.
Priem, R. L. (2007). A consumer perspective on value creation. Academy of Management Review, 32(1), 219-235. https://www.jstor.org/stable/20159289
Ramirez, R. (1999). Value co‐production: Intellectual origins and implications for practice and research. Strategic management journal, 20(1), pp. 49-65. https://www.jstor.org/stable/3094231
Ribeiro, H. C. M., & Costa, B. C. (2017). Influência dos Stakeholders na gestão e no controle das organizações esportivas. Revista Ciências Administrativas, 23(1), 42-69. https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.1.42-69
Ribeiro, T. de. L. S., Costa, B. K., & Freire, O. B. de L. (2021). Cocriação de Valor no Turismo–Validação e Replicação de Escala em Relação à Intenção de Recomendação Boca-aBoca. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15(2), e-1924. https://repositorio.usp.br/item/003023454
Ribeiro , T. de L. S., Kevin, K. S., Costa, B. K., & Urdan, A. T. (2019). Conhecendo as bases da cocriação de valor. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, 13(1), 1906-1926. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/14629
Sánchez-Fernández, R., & Iniesta-Bonillo, M. A. (2006). Consumer perception of value: Literature Review and a new Framework. Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior, 19, 40-58. https://jcsdcb.com/index.php/JCSDCB/article/view/7
Santos Jhunior, R. O., Johnston, N. G. C., Boaventura, J. M. G., & Barbero, E. R. (2021). Value co-creation within the stakeholder theory: taking stock and moving forward. Revista de Administração Unimep, 19(1), 26-50.
Santos, S. R., & Oliveira, D. M. S. (2023). Consumer and Customer Engagement: A Review of The Decade (2010-2019) and Future Directions. Revista Ciências Administrativas, 20, 1-15. https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e13159
Saridakis, G., Lai, Y., Mohammed, A.-M., & Hansen, J. M. (2018). Industry characteristics, stages of E-commerce communications, and entrepreneurs and SMEs revenue growth. Technological Forecasting and Social Change, 128, 56–66. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.10.017
Sinha, I., & DeSarbo, W. S. (1998). An Integrated Approach toward the Spatial Modeling of Perceived Customer Value. Journal of Marketing Research, 35(2), 236–249. https://doi.org/10.1177/002224379803500209
Statista - The Statistics Portal. (2022). Statista. https://www.statista.com/
Taveira, N. V., Costa, B. K., Cintra, R. F., & Biancolino, C. A. (2020). Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade. Revista Ciências Administrativas, 26(3), 1-17. https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9444
Tescari, F. C. & Brito, L. A. L. (2018). The Relational View: Future challenges for a non-confirmed expectation. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20(3), 461-487. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.354
Valle, C. D., & Sarturi, G. (2022). Dynamic capabilities for stakeholder management. Cadernos EBAPE. BR, 20(4), 527-542. https://doi.org/10.1590/1679-395120210190x
Value. (2022). Oxford Online Dictionary. https://en.oxforddictionaries.com/definition/value
Yahoo Finance. (2020). Microsoft Corporation (MSFT) Stock Price, Quote, History & News. https://finance.yahoo.com/quote/MSFT"
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciências Administrativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores