A arte como instrumento para o desenvolvimento das habilidades em gestão de conflitos em jovens do ensino médio

Autores

  • Lília Maia de Morais Sales
  • Rafaela Mota Holanda Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2020.9789

Palavras-chave:

Gestão de Conflitos. Ciência e Arte. Metodologia. Habilidades do século XXI.

Resumo

A gestão de conflitos é um tema que inclui uma compreensão multidisciplinar das relações humanas. Essa temática demonstra sua relevância ao se observar a convergência entre as habilidades desenvolvidas pelo gestor de conflitos e as habilidades indispensáveis às demandas do século XXI (FEM, 2018; ACCENTURE, 2013). A capacitação em gestão de conflitos, com todas as peculiaridades e exigências que traz, demonstra ser caminho apontado pelas pesquisas sobre o futuro das profissões. Diante deste contexto, o objetivo do presente trabalho é demonstrar o potencial da arte como instrumento metodológico para desenvolvimento das habilidades necessárias para a gestão de conflitos, que coincidem com as habilidades necessárias para o século XXI. Para tanto, utilizou-se do espetáculo de teatro musical intitulado “Paz no Palco”, realizado de maio a julho de 2018, com a participação de 35 (trinta e cinco) jovens com idades entre 14 e 16 anos. Para aferir os resultados, alguns meses depois, os alunos responderam a um questionário e se submeteram a uma entrevista. Os resultados da pesquisa foram analisados a partir das respostas ofertadas pelos jovens e o acompanhamento diário da preparação para o espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Maia de Morais Sales

Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Idealizadora do Programa Ciência e Arte da Pós-Unifor. Criadora do Projeto Jovens Líderes. E-mail: lilia@unifor.br

Rafaela Mota Holanda, Universidade de Fortaleza

Aluna vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza. Advogada.

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos