Plano de Expansão Comercial no Mercado Paulista: O Caso da Inkor com Abordagens Comerciais Tradicionais e Modernas
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14547Palavras-chave:
representação comercial , penetração de mercado, gestão de vendas, inside salesResumo
Inserido em um mercado onde a demanda e a concorrência crescem rapidamente, o Grupo Inkor está a 18 anos no do sul do Brasil produzindo e distribuindo materiais para a construção civil. A empresa obteve um crescimento satisfatório desde a sua fundação e o momento é de mais aceleração exponencial com os novos investimentos. O recém-contratado gerente comercial, vindo de uma multinacional, tem o desafio de criar estratégias e condicionar a entrada da empresa no estado de São Paulo, onde foi instalada uma nova unidade fabril, contratando e treinando as equipes comerciais em um curto espaço de tempo. Este caso é orientado para discutir os diferentes rumos da tomada de decisão de um gestor comercial ao estruturar um plano de penetração em um novo mercado, mesclando técnicas modernas de gestão de vendas às tradicionais.
Downloads
Referências
Castro, L. T., Neves, M. F., & Cônsoli, M. A. (2018). Administração de vendas (2a ed.). Atlas.
Clark, C., Wilson, F., & Bradley, J. (1969). Industrial location and economic potential in Western Europe. Regional Studies, 3(2), 197-212. https://doi.org/10.1080/09595236900185201
Ferrell, L., Gonzalez-Padron, T. L., & Ferrell, O. C. (2010). An assessment of the use of technology in the direct selling industry. Journal of Personal Selling & Sales Management, 30(2), 157-165. https://doi.org/10.2753/PSS0885-3134300206
Gessner, G., & Scott, R. A., Jr. (2009). Using business intelligence tools to help manage costs and effectiveness of business-to-business inside-sales programs. Information Systems Management, 26(2), 199-208. https://doi.org/10.1080/10580530902797623
Gopalakrishna, S., Garrett, J., Mantrala, M. K., & Sridhar, S. (2016). Assessing sales contest effectiveness: The role of salesperson and sales district characteristics. Marketing Letters, 27, 589-602. https://doi.org/10.1007/s11002-014-9341-y
Guenzi, P., & Troilo, G. (2007). The joint contribution of marketing and sales to the creation of superior customer value. Journal of Business Research, 60(2), 98-107. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2006.10.007
Hogan, S., Almquist, E., & Glynn, S. E. (2005). Brand‐building: Finding the touchpoints that count. Journal of Business Strategy, 26(2), 11-18. https://doi.org/10.1108/02756660510586292
Keeble, D., Owens, P. L., & Thompson, C. (1982). Regional accessibility and economic potential in the European Community. Regional Studies, 16(6), 419-432. https://doi.org/10.1080/09595238200185421
Las Casas, A. L. (2005). Administração de Vendas. Editora Atlas SA.
Lima, J. da R., Jr. (1996). Planejamento de shopping centers. Editora Plêiade Ltda.
Marshall, J. J., & Vredenburg, H. (1988). Successfully using telemarketing in industrial sales. Industrial Marketing Management, 17(1), 15-22. https://doi.org/10.1016/0019-8501(88)90022-3
Meinberg, J. L., Tomanini, C. J., Teixeira, E. A., & Peixoto, L. C. D. (2014). Gestão de vendas. Editora FGV.
Narus, J. A., & Anderson, J. C. (1986). Industrial distributor selling: The roles of outside and inside sales. Industrial Marketing Management, 15(1), 55-62. https://doi.org/10.1016/0019-8501(86)90044-1
Plouffe, C. R., Bolander, W., Cote, J. A., & Hochstein, B. (2016). Does the customer matter most? Exploring strategic frontline employees’ influence of customers, the internal business team, and external business partners. Journal of Marketing, 80(1), 106-123. https://doi.org/10.1509/jm.14.0192
Pullins, E. B., Timonen, H., Kaski, T., & Holopainen, M. (2017). An investigation of the theory practice gap in professional sales. Journal of Marketing Theory and Practice, 25(1), 17-38. https://doi.org/10.1080/10696679.2016.1236665
Sales & Marketing Management. (2010, July 30). Determining market and sales potential. Sales & Marketing Management. https://salesandmarketing.com/determining-market-and-sales-potential/
Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2004). Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of marketing, 68(1), 1-17. https://doi.org/10.1509/jmkg.68.1.1.24036
Workman, J. P., Jr., Homburg, C., & Jensen, O. (2003). Intraorganizational determinants of key account management effectiveness. Journal of the Academy of Marketing Science, 31(1), 3-21. https://doi.org/10.1177/009207030223859
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciências Administrativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores