Contribuições do uso de Redes Sociais Virtuais para o Empreendedorismo Feminino

Autores

  • Darah de Mathias Fontana Universidade Federal de Rondônia
  • Deyvison de Lima Oliveira Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0001-6984-6520
  • Elder Gomes Ramos Universidade Federal de Rondônia
  • Ariadne dos Santos Massaro Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.1.11161

Palavras-chave:

empreendedorismo, gênero, redes sociais virtuais, negócios online, empreendedorismo feminino.

Resumo

Mesmo diante da intensificação do uso de redes sociais nos pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no país, os benefícios de uso desses recursos para o empreendedorismo feminino são pouco conhecidos na literatura e prática empresarial. Assim, esta pesquisa busca identificar quais as contribuições do uso de redes sociais virtuais (RSV) para o empreendedorismo feminino. Para isto, foram realizados estudos de casos múltiplos com três empreendedoras do Cone Sul do estado de Rondônia que usam intensivamente as RSV. Foram utilizadas entrevistas com as empreendedoras e com uma especialista em empreendedorismo feminino, além de observação direta de suas RSV. Por meio de levantamento prévio da literatura, foi possível identificar nove potenciais contribuições do uso de RSV para o negócio. Todas as contribuições encontradas na literatura foram percebidas pelas entrevistadas, além de duas contribuições adicionais: a contribuição das RSV para a demanda inicial de clientes e a importância das RSV para a manutenção do empreendimento, mesmo depois da sua consolidação no mercado.

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Biografia do Autor

Darah de Mathias Fontana, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Rondônia

Deyvison de Lima Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Administração (PPGA/UFRGS), professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia Campus de Vilhena

Elder Gomes Ramos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração (FEAD-MG), professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia Campus de Vilhena

Ariadne dos Santos Massaro, Universidade Federal de Rondônia

Especialista em Auditoria, Contabilidade e Planejamento Tributário, UNESC/RO. Professora universitária e contadora.

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Publicado

29.03.2021

Como Citar

FONTANA, D. de M.; OLIVEIRA, D. de L.; RAMOS, E. G.; MASSARO, A. dos S. Contribuições do uso de Redes Sociais Virtuais para o Empreendedorismo Feminino. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 27, n. 1, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.1.11161. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e11161. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos