Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o consumo virtual nas redes sociais (Consumer behavior: factors affecting the virtual consumption in social networks)

Autores

  • Daniele Nespolo
  • Deise Taiana de Ávila Dias
  • Paula Patrícia Ganzer
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar
  • Milene Vieira Figueira
  • Maria Emilia Camargo

Resumo

O estudo teve como objetivo geral identificar os fatores determinantes na decisão de compra dos consumidores virtuais da loja Treko’s Mania, empresa de pequeno porte, do segmento de bazar. Destacam-se os objetivos específicos, os quais buscam identificar o perfil dos consumidores que compram por meio da fanpage Treko’s Mania, identificar as vantagens e as dificuldades elencadas pelos consumidores referentes à compra virtual. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e objetivo exploratório, utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados, com questionário estruturado baseado na Escala de Likert. Na análise dos dados, com utilização do software IBM SPSS Statistics 20, aplicou-se estatística descritiva e correlação simples. Os resultados afirmaram que os seguintes critérios influenciam a decisão de compra dos clientes da fanpage Treko’s Mania: recebimento de produtos no prazo fornecido, bom relacionamento, variedade de produtos, condições de pagamento e recebimento dos produtos conforme descritos. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p288

Biografia do Autor

Daniele Nespolo

Aluna do Doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (Turma 2015), com previsão para conclusão em 2018. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (2009) e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Cursou Especialização em Docência no Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas, através do segmento FGV On-Line (2012). Membro do GPEM - Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado (cadastrado junto ao CNPq). Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul. Atua na área de consultoria empresarial para micro e pequenas empresas, abrangendo as diversas áreas de gestão dentro de uma organização. Desenvolveu projetos de consultoria empresarial em parceria SEBRAE/UNISINOS, com atendimento individual a mais de 250 empresas.

Deise Taiana de Ávila Dias

Cursando Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil. Bolsista CAPES. Possui graduação em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha - Gestão de Negócios (2012). Tem experiência em administração de empresas, gestão financeira, gestão de custos e gestão de pessoas.

Paula Patrícia Ganzer

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.

Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar

Pós-Doutorado, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Possui experiência gerencial em multinacional. Principais temas de interesse e linhas de pesquisa: Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. Atualmente, é professora do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Potiguar

Milene Vieira Figueira

Possuo graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente trabalho como professora na Universidade de Caxias do Sul, onde ministro as disciplinas de Matemática I para Administração, Cálculo II para Computação, Matemática Aplicada à Agronomia e Matemática para Arquitetura; nesta Universidade já ministrei as disciplinas de Matemática I para Polímeros, Cálculo III para Computação, Matemática Financeira, Introdução à Econometria, Matemática para Agronomia, Matemática Comercial e Financeira II, Matemática Fundamental, Cálculo Diferencial e Integral 1, Estatística e probabilidade e Estatística. Fui professora substituta de Matemática Financeira, Álgebra Linear e Geometria Analítica na UFRGS entre Agosto/2007 e Julho/2008. Trabalhei como desenvolvedora de software na Develop IT Solutions, que presta serviço para o Sistema Sicredi. Na Faculdade Tecnológica de Gravataí, ministrei as disciplinas de Matemática Financeira e Matemática Aplicada. Fui orientadora e franqueada Kumon Instituto de Educação. Na área de pesquisa atuei principalmente nos seguintes temas: processamento de sinais, wavelet, transformada wavelet, sinais biomédicos e análise de voz.

Maria Emilia Camargo

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Realizou Estágio Senior no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal em Georeferenciamento aplicado ao fluxo do conhecimento. Atualmente é Professora e Coordenadora do mestrado em administração da Universidade de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS. Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Atualmente é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2. Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo e Inovação Tecnológica.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

NESPOLO, D.; DIAS, D. T. de Ávila; GANZER, P. P.; NODARI, C. H.; FIGUEIRA, M. V.; CAMARGO, M. E. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o consumo virtual nas redes sociais (Consumer behavior: factors affecting the virtual consumption in social networks). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3778. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos