Design Science Research: Un estudio sobre la Enseñanza del Método

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e13989

Palabras clave:

Design science research, aprendizaje, enseñanza en el posgrado, estudio de caso único

Resumen

El design science research (DSR) es un enfoque que despierta interés creciente por ayudar personas y organizaciones en la optimización de resultados de sus esfuerzos, siendo particularmente atrayente para el desarrollo tecnológico y de investigación con carácter más aplicado. El objetivo de este artículo es caracterizar el porqué de enseña DSR a estudiantes de posgrado. El método de investigación fue el estudio cualitativo de caso enfocando una asignatura técnico-científica aplicada ofrecida en programas de máster y doctorado en Administración, Emprendedorismo y Gestión de Proyectos. Los datos vinieron de entrevistas semiestructuradas y de documentos relevantes para la asignatura. Los resultados caracterizan beneficios, modos de uso, contribuciones e importancia de la enseñanza de DSR.

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Biografía del autor/a

Lincoln Sposito, Linsp Tecnologia da Informação, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho no curso de doutorado profissional em administração de empresas - gerenciamento de projetos. Mestre em administração de empresas e gestão de projetos pela Universidade Nove de Julho em 2020. Graduado em Administração de empresas e análise de sistemas pelas Faculdades Associadas de São Paulo (1998) e pós-graduação pela FGV/RJ no curso MBA em e-management - tecnologia da informação aplicada à nova economia (2005), nível especialização. Profissional da área de gestão de projetos desde 1998

Elisabete Casimira Enobe, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em administração pela Universidade Nove de Julho (2023) e especializada em administração de serviços - Fundação Vanzolini/USP (2010). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Anhembi Morumbi (2016) e graduação em Tecnólogo em Hotelaria pela Universidade Paulista (2008). Consultora de Gestão de Negócios de Saúde, tendo experiência na área de Turismo, com ênfase em Hotelaria Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: processos, humanização, saúde e gestão.

Alexsandra Aparecida de Lima, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho (2008), ex-sócia da empresa Alejandra Lima Treinamentos, Foi free lancer - Microlins, e professora nas áreas administrativas (noções de administração, contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos, logística e departamento pessoal) e idiomas (inglês e espanhol), na FAAESP (Itapevi). Atualmente atua nas áreas contábil e fiscal da empresa Leisor Legalização de Empresas LtdaTem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e tributações. Atuou como Professora na Faculdade Estácio de Sá (FNC) - Contabilidade Tributária, Gerencial, Estrutura e Análise de Balanços, Análise de Custo, Legislação Fiscal e Trabalhista e Tributária, Contabilidade Introdutória, Contabilidade Comercial e Financeira, Auditoria Contábil e Gerenciamento Orçamentário, Contabilidade Tributária, Princípios de Gestão e Introdução às Finanças.

Edmilson de Oliveira Lima, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Ph.D. em Administração e pós-doutorado em Administração na HEC Montreal, Canadá. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - mestrado e doutorado) na Universidade Nove de Julho - UNINOVE, em São Paulo, trabalhando com disciplinas ligadas a gestão de pequenas organizações, empreendedorismo e teoria das organizações.

Citas

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Publicado

2024-10-31

Cómo citar

SPOSITO, L.; ENOBE, E. C.; LIMA, A. A. de; LIMA, E. de O. Design Science Research: Un estudio sobre la Enseñanza del Método. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e13989. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13989. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos