Design Science Research: Um Estudo sobre o Ensino do Método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e13989

Palavras-chave:

Design science research, aprendizagem, ensino na pós-graduação, estudo de caso único

Resumo

A Design Science Research (DSR) é um método que desperta interesse crescente por auxiliar pessoas e organizações na otimização de resultados de seus esforços, sendo particularmente atraente para o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas com caráter aplicado. A DSR consiste em um método de múltiplas abordagens, usando uma teoria de design coerente para a legitimidade da criação de conhecimento e para fornecer soluções de problemas da vida real. O objetivo deste artigo é de identificar e discutir as principais razões e benefícios de se ensinar DSR a pós-graduandos segundo a perspectiva dos professores. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e usa como principal método o estudo de caso único. A unidade de análise é a disciplina aplicada de DSR em programas de mestrado e doutorado em Administração, Empreendedorismo e Gestão de Projetos. As fontes variadas de dados utilizadas, favoráveis à triangulação para validação deles, foram entrevistas semiestruturadas e trabalhos e atividades dos alunos e professores que participaram da disciplina nos anos de 2019 e 2020. Os dados vieram principalmente de entrevistas semiestruturadas feitas com os referidos informantes e de trabalhos escritos feitos pelos alunos. A análise deles levou a resultados que atendem ao objetivo de pesquisa pondo em destaque benefícios, modos de uso, contribuições e a importância do ensino da DSR.

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Biografia do Autor

Lincoln Sposito, Linsp Tecnologia da Informação, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho no curso de doutorado profissional em administração de empresas - gerenciamento de projetos. Mestre em administração de empresas e gestão de projetos pela Universidade Nove de Julho em 2020. Graduado em Administração de empresas e análise de sistemas pelas Faculdades Associadas de São Paulo (1998) e pós-graduação pela FGV/RJ no curso MBA em e-management - tecnologia da informação aplicada à nova economia (2005), nível especialização. Profissional da área de gestão de projetos desde 1998

Elisabete Casimira Enobe, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em administração pela Universidade Nove de Julho (2023) e especializada em administração de serviços - Fundação Vanzolini/USP (2010). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Anhembi Morumbi (2016) e graduação em Tecnólogo em Hotelaria pela Universidade Paulista (2008). Consultora de Gestão de Negócios de Saúde, tendo experiência na área de Turismo, com ênfase em Hotelaria Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: processos, humanização, saúde e gestão.

Alexsandra Aparecida de Lima, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho (2008), ex-sócia da empresa Alejandra Lima Treinamentos, Foi free lancer - Microlins, e professora nas áreas administrativas (noções de administração, contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos, logística e departamento pessoal) e idiomas (inglês e espanhol), na FAAESP (Itapevi). Atualmente atua nas áreas contábil e fiscal da empresa Leisor Legalização de Empresas LtdaTem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e tributações. Atuou como Professora na Faculdade Estácio de Sá (FNC) - Contabilidade Tributária, Gerencial, Estrutura e Análise de Balanços, Análise de Custo, Legislação Fiscal e Trabalhista e Tributária, Contabilidade Introdutória, Contabilidade Comercial e Financeira, Auditoria Contábil e Gerenciamento Orçamentário, Contabilidade Tributária, Princípios de Gestão e Introdução às Finanças.

Edmilson de Oliveira Lima, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

Ph.D. em Administração e pós-doutorado em Administração na HEC Montreal, Canadá. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - mestrado e doutorado) na Universidade Nove de Julho - UNINOVE, em São Paulo, trabalhando com disciplinas ligadas a gestão de pequenas organizações, empreendedorismo e teoria das organizações.

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Publicado

31.10.2024

Como Citar

SPOSITO, L.; ENOBE, E. C.; LIMA, A. A. de; LIMA, E. de O. Design Science Research: Um Estudo sobre o Ensino do Método. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e13989. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13989. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos