Tomada de Decisão e Arrependimento no Consumo de Alimentos em Cadeias de Fast-food
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14230Palavras-chave:
tomada de decisão, arrependimento, consumo de comida, comida rápida.Resumo
O artigo relata os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender a relação dos aspectos cognitivos e afetivos no pós-compra e identificar quais atributos são capazes de reduzir o arrependimento do consumidor. Esta pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa a partir da aplicação de um questionário composto pela escala de mensuração de arrependimento proposta por Nicolao e Rossi (2003) e pela identificação de atributos decisórios inspirada no trabalho de Loriato (2015). Foram obtidos 657 questionários, e os dados foram analisados por meio de Análise de Regressão. Constatou-se, então, que, no momento da pré-compra, os consumidores tendem a avaliar o cheiro, o visual/aparência, o bom atendimento, a aparência e higiene dos funcionários, a localização, a temperatura, o sabor e a estrutura física do local. A utilização de tais atributos é relevante em quase 80% dos casos, e, após o consumo, é comum o aparecimento do sentimento de arrependimento, atingindo uma média geral de quase 50% dos pontos, o que é bastante relevante em um cenário alimentar. O artigo contribui para o avanço de uma compreensão mais profunda das questões do arrependimento quando avaliadas no contexto do consumo de fast-food. Conclui-se então, que esse fato é relevante para a literatura relacionada com os processos de decisão do consumidor, mas também para o campo do consumo e marketing em geral.
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