O acesso ao crédito em bancos digitais e fintechs aumenta a probabilidade de endividamento pessoal no Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14924Palavras-chave:
inclusão financeira, alfabetização financeira, atitude financeira, finanças digitais, FintechResumo
Este estudo analisa a relação entre o acesso a crédito, através de bancos digitais e fintechs, e a probabilidade de endividamento pessoal no Brasil. Foi aplicado um questionário estruturado obtendo-se 303 respondentes, com idade entre 18 e 65 anos, com questões relativas ao nível de endividamento, alfabetização financeira e acesso ao crédito. Os dados obtidos foram analisados através de regressões logísticas. Os resultados demonstram que a maior parte dos respondentes possuem algum nível de endividamento e que parte significativa da amostra possui fácil acesso ao crédito através de bancos digitais e fintechs. Especificamente, há uma relação positiva entre a facilidade de acesso ao crédito em instituições financeiras digitais e a probabilidade de endividamento em diferentes níveis. Verifica-se, ainda, relação negativa entre o nível de alfabetização financeira e o endividamento. O artigo contribui para a compreensão do cenário financeiro no Brasil e pode também ter implicações práticas significativas para políticas públicas, regulamentação, práticas financeiras e educação. A ausência de estudos prévios sobre esse tema demonstra a importância de investigar mais profundamente essa interação específica no contexto brasileiro e destaca uma lacuna na literatura acadêmica e oportunidades para futuras pesquisas.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Empresas de Cartões e Serviços. (2023). Balanço do setor de meios eletrônicos de pagamento: Resultados 2022 [Slides do PowerPoint]. ABECS. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://api.abecs.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Abecs-Apresentacao-2022.pdf
Americas Market Intelligence (2022). Financial Inclusion Monitor Latin America. AMI. https://americasmi.com/thought-leadership-reports-and-whitepapers/
Banco Central do Brasil. (2019a). Relatório de Economia Bancária (Cap. 1, pp. 40-46). BCB. ww.bcb.gov.br/conteudo/relatorioinflacao/Estudos
Banco Central do Brasil. (2019b). Relatório de Economia Bancária (Cap. 6, pp. 147-154). BCB. www.bcb.gov.br/conteudo/relatorioinflacao/EstudosEspeciais/EE089_Fintechs
Banco Central do Brasil. (2020). Relatório de Economia Bancária. BCB. https://www.bcb.gov.br/publicacoes/relatorioeconomiabancaria/reb_2020
Banco Central do Brasil. (2021). Relatório de Economia Bancária. BCB. https://www.bcb.gov.br/publicacoes/relatorioeconomiabancaria/reb_2021
Brown, K. A. (2009). Examining the influence of financial literacy education on financial decision-making among post-graduate professional health students [Doctoral Thesis, Capella University]. Capella University ProQuest Dissertations & Theses. https://www.proquest.com/openview/bd55b93ede87607a188f9a42b0308454/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Braunstein, S., & Welch, C. (2002). Financial Literacy: An Overview of Practice, Research, and Policy. Federal Reserve Bulletin, 88(11), 445-457. https://www.federalreserve.gov/pubs/bulletin/2002/1102lead.pdf
Brusky, B., & Magalhães, R. (2007). Assessing Indebtedness: Results from pilot survey among steelworkers in São Paulo. International Labour Office, (46), 1-40. https://www.ilo.org/publications/social-finance-working-paper-46-assessing-indebtedness
Claudino, L. P., Nunes, M. B., & Silva, F. C. (2009, 27 a 28 de agosto). Finanças Pessoais: Um estudo de caso com servidores públicos [Apresentação de trabalho]. 12° Seminários em Administração – SemeAd, Universidade de São Paulo, Butantã, São Paulo. http://sistema.semead.com.br/12semead/resultado/trabalhosPDF/724.pdf
Chen, C., Tan, Z., & Liu, S. (2024). How does financial literacy affect households’ financial fragility? The role of insurance awareness. International Review of Economics and Finance, 95, 1-26. https://doi.org/10.1016/j.iref.2024.103518
Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An Analysis of Personal Financial Literacy Among College Students. Financial Services Review, 7(2), 107-128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. (2022, 10 de outubro). Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) – Setembro de 2022. FIEC. https://portaldocomercio.org.br/publicacoes_posts/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-setembro-de-2022/
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. (2023). Pesquisa Uso do Crédito, agosto de 2023 [Slides de PowerPoint]. CNDL. https://materiais.cndl.org.br/pesquisa-uso-do-credito-2023
Hodula, M. (2022). Does Fintech credit substitute for traditional credit? Evidence from 78 countries. Finance Research Letters, 46, 1-5. https://doi.org/10.1016/j.frl.2021.102469
Hung, A., Parker, A. M., & Yoong, J. (2009). Defining and measuring financial literacy. Rand Working Paper Series, (708), 1-28. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1498674
Koskelainen, T., Kalmi, P., Scornavacca, E., & Vartiainen, T. (2023). Financial literacy in the digital age - A research agenda. Journal of Consumer Affairs, 57(1), 507-528. https://doi.org/10.1111/joca.12510
Kunkel, F. I. R., Vieira, K. M., & Potrich, A. C. G. (2015). Causas e consequências da dívida no cartão de crédito: Uma análise multifatores. Revista de Administração da USP, 50(2), 169-182. https://doi.org/10.5700/rausp1192
Levine, R., Loayza, N., & Beck, T. (2000). Financial Intermediation and growth: Causality and causes. Journal of Monetary Economics, 46(1), 31-77. https://doi.org/10.1016/S0304-3932(00)00017-9
Lusardi, A., & Tufano, P. (2015). Debt literacy, financial experiences, and overindebtedness. Journal of Pension Economics & Finance, 14(4), 332-368. https://doi.org/10.1017/S1474747215000232
Marchi, R., & Barreto, P. (2022, 12 de dezembro). O próximo ciclo para os bancos digitais. McKinsey & Company. https://www.mckinsey.com.br/our-insights/all-insights
Mendes-da-Silva, W., Nakamura, W. T., & Moraes, D. C. (2012). Credit card risk behavior on college campuses: Evidence from Brazil. Brazilian Administration Review, 9(3), 351-373. https://doi.org/10.1590/S1807-76922012000300007
Moore, D. L. (2003). Survey of Financial Literacy in Washington State: Knowledge, Behavior, Attitudes, and Experiences. Social and Economic Sciences Research Center, Washington State University. https://www.researchgate.net/publication/265728242_Survey_of_Financial_Literacy_in_Washington_State_Knowledge_behavior_Attitudes_and_Experiences
Organisation for Economic Co-operation and Development. (2013). Financial literacy and inclusion: Results of OECD/INFE survey across countries and by gender. OECD Center. http://www.oecd.org/daf/ fin/financialeducation/
Ornelas, J. R. H., & Pecora, A. R. (2022). Does Fintech Lending Lower Financing Costs? Evidence from an emerging market. Working Paper Series, (571), 3-65. https://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps571.pdf
Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., & Kirch, G. (2015). Determinantes da alfabetização financeira: Proposição de um Modelo e Análise da Influência das Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista de Contabilidade e Finanças, 26(69), 362-377. https://doi.org/10.1590/1808-057x201501040
Sant'Anna, D. A. L. M., & Figueiredo, P. N. (2024). Fintech innovation: Is it beneficial or detrimental to financial inclusion and financial stability? A systematic literature review and research directions. Emerging Markets Review, 60, 1-21. https://doi.org/10.1016/j.ememar.2024.101140
Silva, A. K. P. da, Silva, F. G. F., Ferreira, J. L., & Castro, P. A. C. (2020). Finanças pessoais: Um estudo da relação entre a educação financeira e o endividamento dos servidores da Universidade Federal do Ceará. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 11(2), 3189–3213. https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v11n2p3189-3213
Marcolin, S., & Abraham, A. (2006, September 21-22). Financial literacy research: Current literature and future opportunities [Conference presentation abstract]. Third International Conference on Contemporary Business, University of Wollongong, Australia. https://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1233&context=commpapers&sei
Wang, L. B., Lu, W., & Malhotra, N. K. (2011). Demographics, attitude, personality and credit card features correlate with credit card debt: A view from China. Journal of Economic Psychology, 32(1), 179-193. https://doi.org/10.1016/j.joep.2010.11.006
Yue, P., Korkmaz, A. G., Yin, Z., & Zhou, H. (2022). The rise of digital finance: Financial inclusion or debt trap? Finance Research Letters, 47, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.frl.2021.102604
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciências Administrativas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores