Tomada de Decisão e Arrependimento no Consumo de Alimentos em Cadeias de Fast-food

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14230

Palavras-chave:

tomada de decisão, arrependimento, consumo de comida, comida rápida.

Resumo

O artigo relata os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender a relação dos aspectos cognitivos e afetivos no pós-compra e identificar quais atributos são capazes de reduzir o arrependimento do consumidor. Esta pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa a partir da aplicação de um questionário composto pela escala de mensuração de arrependimento proposta por Nicolao e Rossi (2003) e pela identificação de atributos decisórios inspirada no trabalho de Loriato (2015). Foram obtidos 657 questionários, e os dados foram analisados por meio de Análise de Regressão. Constatou-se, então, que, no momento da pré-compra, os consumidores tendem a avaliar o cheiro, o visual/aparência, o bom atendimento, a aparência e higiene dos funcionários, a localização, a temperatura, o sabor e a estrutura física do local. A utilização de tais atributos é relevante em quase 80% dos casos, e, após o consumo, é comum o aparecimento do sentimento de arrependimento, atingindo uma média geral de quase 50% dos pontos, o que é bastante relevante em um cenário alimentar. O artigo contribui para o avanço de uma compreensão mais profunda das questões do arrependimento quando avaliadas no contexto do consumo de fast-food.  Conclui-se então, que esse fato é relevante para a literatura relacionada com os processos de decisão do consumidor, mas também para o campo do consumo e marketing em geral.

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Biografia do Autor

Bruno Medeiros Ássimos, Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Marketing e Negócios pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro-pesquisador do GEMACONS/PUC-MG e membro do NOSS/CEFET-MG. No mercado, atuou por 8 anos na área comercial em empresa multinacional do ramo de petróleo e gás, além de outras experiências nas áreas financeira e de recursos humanos.

Bárbara Carvalho Giori França, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2020). 

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 a partir de 2019. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. 

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Publicado

04.06.2024

Como Citar

ÁSSIMOS, B. M.; FRANÇA, B. C. G.; PINTO, M. de R. Tomada de Decisão e Arrependimento no Consumo de Alimentos em Cadeias de Fast-food. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e14230. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14230. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos