Empoderamento crespo e marketing: Uma relação para além do consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e13512

Palavras-chave:

mulher preta, empoderamento pela estética, marketing, mercado de produtos capilares, cabelos crespos

Resumo

Objetivos: esse artigo busca compreender as relações existentes entre o movimento de empoderamento de mulheres pretas através da estética de seus cabelos e a percepção dessas mesmas mulheres acerca da recente expansão de portfólio do mercado capilar para linhas de produtos específicas para seus tipos de fios. Metodologia: foi realizada uma pesquisa explicativa com levantamento de campo. Inicialmente se faz um resgate das marcas da escravidão nos corpos das descendentes dos escravizados, assim como o caminhar que diversos movimentos travaram para a construção de uma valorização dos traços e fenótipos das mulheres frutos da diáspora. Após, para estabelecimento da base da discussão sobre o mercado de produtos capilares, serão expostos pontos relevantes acerca do papel do consumo como ferramenta de inclusão social. A metodologia quantitativa compreendeu na aplicação de um questionário online que obteve 2872 respostas e foi analisado por meio de estatística descritiva. Resultados: identificou-se e o peso que as mulheres pretas dão para o cabelo como fator intrínseco ao empoderamento, refletindo uma busca de uma identidade; essas mulheres entendem que as construções de movimentos sociais como o feminismo negro e o mulherismo africana contribuem para elas; e têm maior facilidade de encontrar produtos para os seus cabelos hoje do que no passado, indicando a mudança realizada pelo mercado. Conclusões: espera-se contribuir para a academia ao iluminar um assunto por vezes não abordado entre aqueles que estudam marketing sob uma ótica interdisciplinar e, ao mesmo tempo, dar voz às mulheres frente aos esforços de marketing das organizações.

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Biografia do Autor

Elisa Nesi Rocha, Instituto Pretos Novos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pós graduanda em História da África e da Diáspora Atlântica e bacharel em Administração e Ciências Sociais apaixonada por marketing e diversidade, atua há 5 anos no mercado de bens de consumo. Hoje ocupa cadeira de Inovação em marketing no Grupo Boticário. É coordenadora geral do Pré Vestibular Social Nelson Mandela da Educafro, e desenvolve pesquisas acadêmicas conectando o empoderamento de mulheres pretas através da estética e suas relações o marketing e o mercade de beleza.

Marcelo Castañeda, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor Adjunto no Departamento de Administração na área de Estudos Organizacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da mesma instituição. Interesse por temas relacionados com organizações, ação coletiva, política, tecnologias, pesquisa crítica, consumo e metodologia da pesquisa.Possui doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), com mestrado concluído na mesma instituição. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/UERJ)

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Publicado

04.06.2024

Como Citar

ROCHA, E. N.; CASTAÑEDA, M. Empoderamento crespo e marketing: Uma relação para além do consumo. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–12, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e13512. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13512. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

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Artigos