Canais de distribuição no turismo: eventos determinantes a partir dos registros teóricos

Autores

  • Jun Alex Yamamoto UNIVALI.
  • Anete Alberton Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.2.%25p

Resumo

O presente artigo identificou os canais de distribuição na cadeia de valor do turismo e delimitou cronologicamente o seu desenvolvimento, a partir do reconhecimento dos eventos determinantes dos canais de distribuição neste período. O estudo, que consiste na realização de pesquisa bibliográfica, tem como escopo o reconhecimento, nos registros teóricos, de uma referência temporal dos acontecimentos. Os registros de relevância teórica foram classificados cronologicamente, independentemente de sua importância no desenvolvimento histórico do setor de agências de viagens. Os resultados alcançados estão agrupados nos registros teóricos e reconhecem o surgimento da Internet como fenômeno determinante na trajetória das agências de viagens como canal de distribuição do produto turístico. Resultaram da revisão teórica duas referências cronológicas, representadas pela Linha do tempo dos canais de distribuição no turismo – período pré-internet e pela Linha do tempo dos canais de distribuição no turismo – período pós-internet, sendo que ambas as representações indicam os eventos determinantes no período delimitado e apresentam um relevante período no setor de agências de viagens e turismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jun Alex Yamamoto, UNIVALI.

Mestre e Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Coordenador do Curso de Turismo da Faculdade São Lucas - Porto Velho – RO.

Anete Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bacharel em Administração e Engenharia Civil pela Fundação Universidade do Rio Grande – FURG..Professora do programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itaja

Downloads

Como Citar

YAMAMOTO, J. A.; ALBERTON, A. Canais de distribuição no turismo: eventos determinantes a partir dos registros teóricos. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.12.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/388. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos