A Relação entre Preocupação Ambiental e Disposição em Pagar um Preço Premium na Intenção de Compra de Alimentos Orgânicos Industrializados
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e13495Palavras-chave:
intenção de compra , produtos orgânicos industrializados , preço premium, preocupação ambientalResumo
Este estudo busca identificar a relação entre preocupação ambiental e disposição em pagar mais caro sobre a intenção de compra de alimentos orgânicos industrializados nos consumidores brasileiros. Esta investigação é pautada em uma abordagem quantitativa com fins descritivos. Os dados foram obtidos a partir de um questionário on-line com perguntas fechadas do tipo survey, com uma amostra de 210 respondentes. Os resultados mostraram que a disposição para pagar um preço premium e a preocupação ambiental têm impacto direto e positivo na intenção de compra de alimentos orgânicos industrializados. Ademais, a preocupação ambiental tem impacto positivo e direto na disposição em pagar um preço premium. Pode-se concluir que o preço é um critério importante na hora da escolha dos produtos, porém, os consumidores associam alimentos orgânicos, mesmo que industrializados, à saúde e a menores impactos ambientais. Logo, o preço elevado não se torna um impedimento para a compra desses produtos.
Downloads
Referências
Aertsens, J., Mondelaers, K., Verbeke, W., Buysse, J., & Van Huylenbroeck, G. (2011). The influence of subjective and objective knowledge on attitude, motivations and consumption of organic food. British Food Journal, 113(11), 1353-1378. https://doi.org/10.1108/00070701111179988
Anghelcev, G., McGroarty, S., Sar, S., Moultrie, J. L., & Huang, Y. (2020). Marketing processed organic foods: The impact of promotional message framing (vice vs. virtue advertising) on perceptions of healthfulness. Journal of Food Products Marketing, 26(6), 401-424. https://doi.org/10.1080/10454446.2020.1792022
Aprile, M, C., & Fiorillo, D. (2017). Water conservation behavior and environmental concerns: Evidence from a representative sample of Italian individuals. Journal of Cleaner Production, 159, 119-129. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.05.036
Associação de Promoção dos Orgânicos. (2019). Panorama do consumo de orgânicos no Brasil. https://organis.org.br/pesquisa-consumidor-organico-2019/.
Barbosa, E. J. Q., & Dantas, D. (2015). Análise dos aspectos ambientais do design de embalagens de açúcar mascavo orgânico. Mix Sustentável, 1(2), 19-29. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.19-29
Boobalan, K., & Nachimuthu, G. S. (2020). Organic consumerism: A comparison between India and the USA. Journal of Retailing and Consumer Services, 53, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101988
Campos, P. O., Mélo, L. B., Souza, J. C. V., Santana, P. N., Matte, J., & Costa, M. F. (2022). Consumer fear and healthy eating during COVID-19 pandemic. Marketing Intelligence & Planning, 40(2), 227–241. https://doi.org/10.1108/MIP-04-2021-0125
Costa, C. S. R., Costa, M. F., Maciel, R. F., Aguiar, E. C, & Wanderley, L. O. (2021). Consumer antecedents towards green product purchase intentions. Journal of Cleaner Production, 313(1), 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.127964
Cronin, J. J., Jr., Brady, M. K., & Hult, T. M. (2000). Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in service environments. Journal of Retailing, 76(2), 193-218. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00028-2
Cruz, S. M. (2017). The relationships of political ideology and party affiliation with environmental concern: A meta-analysis. Journal of Environmental Psychology, 53, 81-91. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2017.06.010
Curvelo, I. C. G., Watanabe, E. A. M., & Alfinito, S. (2019). Purchase intention of organic food under the influence of attributes, consumer trust and perceived value. Revista de Gestão, 26(3), 198-211. https://doi.org/10.1108/REGE-01-2018-0010
Demirtas, B. (2019). Assessment of the impacts of the consumer’s awareness of organic food on consumption behavior. Food Science and Technology, 39(4), 881-888. https://doi.org/10.1590/fst.10518
Diallo, M. F. (2012). Effects of store brand price-image on store brand purchase intention: Application to an emerging marketing. Journal of Retailing and Consumer Services, 19, 360-367. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2012.03.010
Dunlap, R. E., & Jones, R. E. (2002). Environmental concern: Conceptual and measurement issues. Handbook of Environmental Sociology, 3(6), 482-524.
Englund, O., Börjesson, P., Berndes, G., Scarlat, N., Dallemand, J.F., Grizzetti, B., Dimitriou, J., Mola-Yudego, B., & Fahl, F. (2020). Beneficial land use change: Strategic expansion of new biomass plantations can reduce environmental impacts from EU agriculture. Global Environmental Change, 60, 101990. https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2019.101990
Feil, A. A., Cyrne, C. C. S., Sindelar, F. C. W., Barden, J. E., & Dalmoro, M. (2020). Profiles of sustainable food consumption: Consumer behavior toward organic food in southern region of Brazil. Journal of Cleaner production, 258(10), 120690. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120690
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800104
Ghali-Zinoubi, Z., & Toukabri, M. (2019). The antecedents of the consumer purchase intention: Sensitivity to price and involvement in organic product: Moderating role of product regional identity. Trends in Food Science & Technology, 90, 175-179. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2019.02.028
Hair, J., Anderson, R., Taham, R., & Black, W. (2015). Análise multivariada de dados (7th ed.). Bookman.
Hair, J. F., Jr., Babin, B., Money, A. H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman.
Hüttel, A., Ziesemer, F., Peyer, M., & Balderjahn, I. (2018). To purchase or not? Why consumers make economically (non-)sustainable consumption choices. Journal of Cleaner Production, 174(10), 827-836. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.11.019
Iyer, P., Davari, A., & Paswan, A. (2016). Green products: Altruism, economics, price fairness and purchase intention. Social Business, 6, 39-64. https://doi.org/10.1362/204440816X14636485174912
Katt, F., & Meixner, O. (2020). Is it all about the price? An analysis of the purchase intention for organic food in a discount setting by means of structural equation modeling. Foods, 9(4), 458, 2020. https://doi.org/10.3390/foods9040458
Kesse-Guyot E., Lairon D., Allès B., Seconda L., Rebouillat P., Brunin J., Vidal R., Taupier-Letage B., Galan P., Amiot M. J., Péneau S., Touvier M., Boizot-Santai C., Ducros V., Soler L. G., Cravedi J. P., Debrauwer L., Hercberg S., Langevin B., ... & Baudry, J. (2022). Key findings of the French BioNutriNet project on organic food–based diets: description, determinants, and relationships to health and the environment. Advances in Nutrition, 13(1), 208-224. https://doi.org/10.1093/advances/nmab105
Kline, R. B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. Guilford.
Lee, H., & Yun, Z. (2015). Consumers' perceptions of organic food attributes and cognitive and affective attitudes as determinants of their purchase intentions toward organic food. Food Quality and Preference, 39, 259-267. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2014.06.002
Liang, R. (2016). Predicting intentions to purchase organic food: The moderating effects of organic foodprices. British Food Journal, 118(1), 183-199. https://doi.org/10.1108/BFJ-06-2015-0215
Lima, E. B., Costa, C. S. R., & Félix, G. R. (2019). Emoções culpa e orgulho e sua influência na intenção de compra de produtos verdes. Consumer Behavior Review, 3(2), 70-84. https://doi.org/10.51359/2526-7884.2019.240028
Liu, X., Vedlitz, A., & Shi, L. (2014). Examining the determinants of public environmental concern: Evidence from national public surveys. Environmental Science & Policy, 39, 77-94. https://doi.org/10.1016/j.envsci.2014.02.006
Lombardi, M. S., Moori, R. G., & Sato, G. S. (2004). Um estudo exploratório dos fatores relevantes na decisão de compra de produtos orgânicos. Revista de Administração Mackenzie, 5(1), 13-34. https://doi.org/10.1590/1678-69712004/administracao.v5n1p14-34
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Técnicas de pesquisa (8a ed.). Atlas.
Mainardes, E. W., Araujo, D. V. B. D., Lasso, S., & Andrade, D. M. (2017). Influences on theintention to buy organic food in an emerging market. Marketing Intelligence & Planning, 35(7), 858-876. https://doi.org/10.1108/MIP-04-2017-0067
Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada. (6a ed., L. B. Ribeiro, & M. Stefani Trad.). Bookman.
Manarini, T. (2019). Consumo de alimentos orgânicos aumenta no Brasil. Veja Saúde. https://saude.abril.com.br/alimentacao/consumo-de-alimentos-organicos-so-aumenta-no-brasil/.
Marôco, J. (2021). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software e aplicações (3a ed.). Report Number.
Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. (2003). Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Ministério da Agricultura e Pecuária. https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/legislacao/portugues/lei-no-10-831-de-23-de-dezembro-de-2003.pdf/view
Molinillo, S., Vidal-Branco, M., & Japutra, A. (2020). Understanding the drivers of organic foods purchasing of millennials: Evidence from Brazil and Spain. Journal of Retailing and Consumer Services, 52, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101926
Mowen, J. C., & Minor, M. S. (2003). Comportamento do consumidor (5a ed.). Prentice Hall.
Nagy-Pércsi, K., & Fogarassy, C. (2019). Important influencing and decision factors in organic food purchasing in Hungary. Sustainability, 11(21), 1-21. https://doi.org/10.3390/su11216075
Netemeyer, R. G., Krishnan, B., Pullig, C., Wang, G., Yagci, M., Dean, D., Ricks, J., & Wirth, F. (2004). Developing and validating measures of facets of customer-based brand equity. Journal of Business Research, 57(2), 209-224. https://doi.org/10.1016/S0148-2963(01)00303-4
Nutrify. (2021). Alimentos orgânicos: Mais natureza, menos aditivos. Nutrify. https://blog.nutrify.com.br/alimentos-organicos-mais-natureza-menos-aditivos/.
Policarpo, M. C., & Aguiar, E. C. (2020). How self-expressive benefits relate to buying a hybrid car as a green product. Journal of Cleaner Production, 252, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119859
Paul, J., & Rana, J. (2012). Consumer behavior and purchase intention for organic food. Journal of Consumer Marketing, 29(6), 412-422. https://doi.org/10.1108/07363761211259223
Pino, G., Peluso, A. M., & Guido, G. (2012). Determinants of regular and occasional consumers' intentions to buy organic food. Journal of Consumer Affairs, 46, 157-169. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2012.01223.x
Sampaio, D. O., & Gosling, M. (2014). Intenção de compra e consumo de alimentos orgânicos. Revista Gestão Organizacional, 7(1), 43-62. https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9582
Shafie, F. A., & Rennie, D. (2012). Consumer Perceptions towards Organic Food. Social and Behavioral Sciences, 49, 360-367. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.07.034
Schuhwerk, M. E., & Lefkoff-Hagius, R. (1995). Green or non-green? Does type of appeal matter when advertising a green product? Journal of Advertising, 24(2), 45-54. https://doi.org/10.1080/00913367.1995.10673475
Schultz, P. W. (2001). The structure of environmental concern: Concern for self, other people, and the biosphere. Journal of Environmental Psychology, 21(4), 327-339. https://doi.org/10.1006/jevp.2001.0227
Sheahan, M., Barrett, C. B., & Goldvale, C. (2017). Human health and pesticide use in sub‐Saharan Africa. Agricultural Economics, 48, 27-41. https://doi.org/10.1111/agec.12384
Sociedade Vegetariana Brasileira. (2021). Cardápio à base de plantas ganha força no food service. http://www.svb.org.br/2643-cardapio-a-base-de-plantas-ganha-forca-no-food-service
Suh, B. W., Eves, A., & Lumbers, M. (2015). Developing a model of organic food choice behavior. Social Behavior and Personality, 43(2), 217-230. https://doi.org/10.2224/sbp.2015.43.2.217
Suki, N. M. (2016). Consumer environmental concern and green product purchase in Malaysia: structural effects of consumption values. Journal of Cleaner Production, 132, 204-214. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.09.087
Talwar, S., Jabeen, F., Tandon, A., Sakashita, M., & Dhir, A. (2021). What drives willingness to purchase and stated buying behavior towards organic food? A Stimulus-Organism-Behavior-Consequence (SOBC) perspective. Journal of Cleaner Production, 293, 1-13. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.125882
Tarkiainen, A., & Sundqvist, S. (2005). Subjective norms, attitudes and intentions of Finnish consumers in buying organic food. British Food Journal, 107(11), 808-822. https://doi.org/10.1108/00070700510629760
Ten Berge, J. M. F., & Zegers, F. E. (1978). A serie of lower bounds to the reliability. Psychometrika, 43(4),575-579. https://doi.org/10.1007/BF02293815
Thøgersen, J., Barcellos, M. D., Perin, M. G., & Zhou, Y. (2015). Consumer buying motives and attitudes towards organic food in two emerging markets: China and Brazil. International Marketing Review, 32(3/4), 389-413. https://doi.org/10.1108/IMR-06-2013-0123
Ueasangkomsate, P., & Santiteerakul, S. (2016). A study of consumers' attitudes and intention to buy organic foods for sustainability. Procedia Environmental Sciences, 34, 423-430. https://doi.org/10.1016/j.proenv.2016.04.037
Williams, P. R. D., & Hammitt, J. K. (2002). A comparison of organic and conventional fresh produce buyers in the boston area. Risk Analysis, 20(5), 735-746. https://doi.org/10.1111/0272-4332.205066
Zhang, B., Fu, Z., Huang, J., Wang, J., Xu, S., & Zhang, L. (2018). Consumers' perceptions, purchase intention, and willingness to pay a premium price for safe vegetables: a case study of Beijing, China. Journal of Cleaner Production, 197(1), 1498-1507. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.06.273
Zhang, X., & Dong, F. (2020). Why do consumers make green purchase decisions? Insights from a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(18), 1-25. https://doi.org/10.3390/ijerph17186607
Yadav, R., & Pathak, G. S. (2016). Intention to purchase organic food among young consumers: Evidences from a developing nation. Appetite, 96(1), 122-128. https://doi.org/10.1016/j.appet.2015.09.017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores