A Relação entre Preocupação Ambiental e Disposição em Pagar um Preço Premium na Intenção de Compra de Alimentos Orgânicos Industrializados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e13495

Palavras-chave:

intenção de compra , produtos orgânicos industrializados , preço premium, preocupação ambiental

Resumo

Este estudo busca identificar a relação entre preocupação ambiental e disposição em pagar mais caro sobre a intenção de compra de alimentos orgânicos industrializados nos consumidores brasileiros. Esta investigação é pautada em uma abordagem quantitativa com fins descritivos. Os dados foram obtidos a partir de um questionário on-line com perguntas fechadas do tipo survey, com uma amostra de 210 respondentes. Os resultados mostraram que a disposição para pagar um preço premium e a preocupação ambiental têm impacto direto e positivo na intenção de compra de alimentos orgânicos industrializados. Ademais, a preocupação ambiental tem impacto positivo e direto na disposição em pagar um preço premium. Pode-se concluir que o preço é um critério importante na hora da escolha dos produtos, porém, os consumidores associam alimentos orgânicos, mesmo que industrializados, à saúde e a menores impactos ambientais. Logo, o preço elevado não se torna um impedimento para a compra desses produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirelly Mary Alves Pinheiro , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciências Biológicas, Mestra em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Jéssica Carvalho Veras de Souza, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestra em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Patrícia de Oliveira Campos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestra em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cristiane Salomé Ribeiro Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Administração (UFPE). Professora Adjunta do Curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Marianny Jessica de Brito Silva , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Administração (UFPE). Professora Adjunta do Curso de Administração e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

Aertsens, J., Mondelaers, K., Verbeke, W., Buysse, J., & Van Huylenbroeck, G. (2011). The influence of subjective and objective knowledge on attitude, motivations and consumption of organic food. British Food Journal, 113(11), 1353-1378. https://doi.org/10.1108/00070701111179988

Anghelcev, G., McGroarty, S., Sar, S., Moultrie, J. L., & Huang, Y. (2020). Marketing processed organic foods: The impact of promotional message framing (vice vs. virtue advertising) on perceptions of healthfulness. Journal of Food Products Marketing, 26(6), 401-424. https://doi.org/10.1080/10454446.2020.1792022

Aprile, M, C., & Fiorillo, D. (2017). Water conservation behavior and environmental concerns: Evidence from a representative sample of Italian individuals. Journal of Cleaner Production, 159, 119-129. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.05.036

Associação de Promoção dos Orgânicos. (2019). Panorama do consumo de orgânicos no Brasil. https://organis.org.br/pesquisa-consumidor-organico-2019/.

Barbosa, E. J. Q., & Dantas, D. (2015). Análise dos aspectos ambientais do design de embalagens de açúcar mascavo orgânico. Mix Sustentável, 1(2), 19-29. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.19-29

Boobalan, K., & Nachimuthu, G. S. (2020). Organic consumerism: A comparison between India and the USA. Journal of Retailing and Consumer Services, 53, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101988

Campos, P. O., Mélo, L. B., Souza, J. C. V., Santana, P. N., Matte, J., & Costa, M. F. (2022). Consumer fear and healthy eating during COVID-19 pandemic. Marketing Intelligence & Planning, 40(2), 227–241. https://doi.org/10.1108/MIP-04-2021-0125

Costa, C. S. R., Costa, M. F., Maciel, R. F., Aguiar, E. C, & Wanderley, L. O. (2021). Consumer antecedents towards green product purchase intentions. Journal of Cleaner Production, 313(1), 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.127964

Cronin, J. J., Jr., Brady, M. K., & Hult, T. M. (2000). Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in service environments. Journal of Retailing, 76(2), 193-218. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00028-2

Cruz, S. M. (2017). The relationships of political ideology and party affiliation with environmental concern: A meta-analysis. Journal of Environmental Psychology, 53, 81-91. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2017.06.010

Curvelo, I. C. G., Watanabe, E. A. M., & Alfinito, S. (2019). Purchase intention of organic food under the influence of attributes, consumer trust and perceived value. Revista de Gestão, 26(3), 198-211. https://doi.org/10.1108/REGE-01-2018-0010

Demirtas, B. (2019). Assessment of the impacts of the consumer’s awareness of organic food on consumption behavior. Food Science and Technology, 39(4), 881-888. https://doi.org/10.1590/fst.10518

Diallo, M. F. (2012). Effects of store brand price-image on store brand purchase intention: Application to an emerging marketing. Journal of Retailing and Consumer Services, 19, 360-367. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2012.03.010

Dunlap, R. E., & Jones, R. E. (2002). Environmental concern: Conceptual and measurement issues. Handbook of Environmental Sociology, 3(6), 482-524.

Englund, O., Börjesson, P., Berndes, G., Scarlat, N., Dallemand, J.F., Grizzetti, B., Dimitriou, J., Mola-Yudego, B., & Fahl, F. (2020). Beneficial land use change: Strategic expansion of new biomass plantations can reduce environmental impacts from EU agriculture. Global Environmental Change, 60, 101990. https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2019.101990

Feil, A. A., Cyrne, C. C. S., Sindelar, F. C. W., Barden, J. E., & Dalmoro, M. (2020). Profiles of sustainable food consumption: Consumer behavior toward organic food in southern region of Brazil. Journal of Cleaner production, 258(10), 120690. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120690

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800104

Ghali-Zinoubi, Z., & Toukabri, M. (2019). The antecedents of the consumer purchase intention: Sensitivity to price and involvement in organic product: Moderating role of product regional identity. Trends in Food Science & Technology, 90, 175-179. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2019.02.028

Hair, J., Anderson, R., Taham, R., & Black, W. (2015). Análise multivariada de dados (7th ed.). Bookman.

Hair, J. F., Jr., Babin, B., Money, A. H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman.

Hüttel, A., Ziesemer, F., Peyer, M., & Balderjahn, I. (2018). To purchase or not? Why consumers make economically (non-)sustainable consumption choices. Journal of Cleaner Production, 174(10), 827-836. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.11.019

Iyer, P., Davari, A., & Paswan, A. (2016). Green products: Altruism, economics, price fairness and purchase intention. Social Business, 6, 39-64. https://doi.org/10.1362/204440816X14636485174912

Katt, F., & Meixner, O. (2020). Is it all about the price? An analysis of the purchase intention for organic food in a discount setting by means of structural equation modeling. Foods, 9(4), 458, 2020. https://doi.org/10.3390/foods9040458

Kesse-Guyot E., Lairon D., Allès B., Seconda L., Rebouillat P., Brunin J., Vidal R., Taupier-Letage B., Galan P., Amiot M. J., Péneau S., Touvier M., Boizot-Santai C., Ducros V., Soler L. G., Cravedi J. P., Debrauwer L., Hercberg S., Langevin B., ... & Baudry, J. (2022). Key findings of the French BioNutriNet project on organic food–based diets: description, determinants, and relationships to health and the environment. Advances in Nutrition, 13(1), 208-224. https://doi.org/10.1093/advances/nmab105

Kline, R. B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. Guilford.

Lee, H., & Yun, Z. (2015). Consumers' perceptions of organic food attributes and cognitive and affective attitudes as determinants of their purchase intentions toward organic food. Food Quality and Preference, 39, 259-267. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2014.06.002

Liang, R. (2016). Predicting intentions to purchase organic food: The moderating effects of organic foodprices. British Food Journal, 118(1), 183-199. https://doi.org/10.1108/BFJ-06-2015-0215

Lima, E. B., Costa, C. S. R., & Félix, G. R. (2019). Emoções culpa e orgulho e sua influência na intenção de compra de produtos verdes. Consumer Behavior Review, 3(2), 70-84. https://doi.org/10.51359/2526-7884.2019.240028

Liu, X., Vedlitz, A., & Shi, L. (2014). Examining the determinants of public environmental concern: Evidence from national public surveys. Environmental Science & Policy, 39, 77-94. https://doi.org/10.1016/j.envsci.2014.02.006

Lombardi, M. S., Moori, R. G., & Sato, G. S. (2004). Um estudo exploratório dos fatores relevantes na decisão de compra de produtos orgânicos. Revista de Administração Mackenzie, 5(1), 13-34. https://doi.org/10.1590/1678-69712004/administracao.v5n1p14-34

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Técnicas de pesquisa (8a ed.). Atlas.

Mainardes, E. W., Araujo, D. V. B. D., Lasso, S., & Andrade, D. M. (2017). Influences on theintention to buy organic food in an emerging market. Marketing Intelligence & Planning, 35(7), 858-876. https://doi.org/10.1108/MIP-04-2017-0067

Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada. (6a ed., L. B. Ribeiro, & M. Stefani Trad.). Bookman.

Manarini, T. (2019). Consumo de alimentos orgânicos aumenta no Brasil. Veja Saúde. https://saude.abril.com.br/alimentacao/consumo-de-alimentos-organicos-so-aumenta-no-brasil/.

Marôco, J. (2021). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software e aplicações (3a ed.). Report Number.

Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. (2003). Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Ministério da Agricultura e Pecuária. https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/legislacao/portugues/lei-no-10-831-de-23-de-dezembro-de-2003.pdf/view

Molinillo, S., Vidal-Branco, M., & Japutra, A. (2020). Understanding the drivers of organic foods purchasing of millennials: Evidence from Brazil and Spain. Journal of Retailing and Consumer Services, 52, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101926

Mowen, J. C., & Minor, M. S. (2003). Comportamento do consumidor (5a ed.). Prentice Hall.

Nagy-Pércsi, K., & Fogarassy, C. (2019). Important influencing and decision factors in organic food purchasing in Hungary. Sustainability, 11(21), 1-21. https://doi.org/10.3390/su11216075

Netemeyer, R. G., Krishnan, B., Pullig, C., Wang, G., Yagci, M., Dean, D., Ricks, J., & Wirth, F. (2004). Developing and validating measures of facets of customer-based brand equity. Journal of Business Research, 57(2), 209-224. https://doi.org/10.1016/S0148-2963(01)00303-4

Nutrify. (2021). Alimentos orgânicos: Mais natureza, menos aditivos. Nutrify. https://blog.nutrify.com.br/alimentos-organicos-mais-natureza-menos-aditivos/.

Policarpo, M. C., & Aguiar, E. C. (2020). How self-expressive benefits relate to buying a hybrid car as a green product. Journal of Cleaner Production, 252, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119859

Paul, J., & Rana, J. (2012). Consumer behavior and purchase intention for organic food. Journal of Consumer Marketing, 29(6), 412-422. https://doi.org/10.1108/07363761211259223

Pino, G., Peluso, A. M., & Guido, G. (2012). Determinants of regular and occasional consumers' intentions to buy organic food. Journal of Consumer Affairs, 46, 157-169. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2012.01223.x

Sampaio, D. O., & Gosling, M. (2014). Intenção de compra e consumo de alimentos orgânicos. Revista Gestão Organizacional, 7(1), 43-62. https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9582

Shafie, F. A., & Rennie, D. (2012). Consumer Perceptions towards Organic Food. Social and Behavioral Sciences, 49, 360-367. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.07.034

Schuhwerk, M. E., & Lefkoff-Hagius, R. (1995). Green or non-green? Does type of appeal matter when advertising a green product? Journal of Advertising, 24(2), 45-54. https://doi.org/10.1080/00913367.1995.10673475

Schultz, P. W. (2001). The structure of environmental concern: Concern for self, other people, and the biosphere. Journal of Environmental Psychology, 21(4), 327-339. https://doi.org/10.1006/jevp.2001.0227

Sheahan, M., Barrett, C. B., & Goldvale, C. (2017). Human health and pesticide use in sub‐Saharan Africa. Agricultural Economics, 48, 27-41. https://doi.org/10.1111/agec.12384

Sociedade Vegetariana Brasileira. (2021). Cardápio à base de plantas ganha força no food service. http://www.svb.org.br/2643-cardapio-a-base-de-plantas-ganha-forca-no-food-service

Suh, B. W., Eves, A., & Lumbers, M. (2015). Developing a model of organic food choice behavior. Social Behavior and Personality, 43(2), 217-230. https://doi.org/10.2224/sbp.2015.43.2.217

Suki, N. M. (2016). Consumer environmental concern and green product purchase in Malaysia: structural effects of consumption values. Journal of Cleaner Production, 132, 204-214. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.09.087

Talwar, S., Jabeen, F., Tandon, A., Sakashita, M., & Dhir, A. (2021). What drives willingness to purchase and stated buying behavior towards organic food? A Stimulus-Organism-Behavior-Consequence (SOBC) perspective. Journal of Cleaner Production, 293, 1-13. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.125882

Tarkiainen, A., & Sundqvist, S. (2005). Subjective norms, attitudes and intentions of Finnish consumers in buying organic food. British Food Journal, 107(11), 808-822. https://doi.org/10.1108/00070700510629760

Ten Berge, J. M. F., & Zegers, F. E. (1978). A serie of lower bounds to the reliability. Psychometrika, 43(4),575-579. https://doi.org/10.1007/BF02293815

Thøgersen, J., Barcellos, M. D., Perin, M. G., & Zhou, Y. (2015). Consumer buying motives and attitudes towards organic food in two emerging markets: China and Brazil. International Marketing Review, 32(3/4), 389-413. https://doi.org/10.1108/IMR-06-2013-0123

Ueasangkomsate, P., & Santiteerakul, S. (2016). A study of consumers' attitudes and intention to buy organic foods for sustainability. Procedia Environmental Sciences, 34, 423-430. https://doi.org/10.1016/j.proenv.2016.04.037

Williams, P. R. D., & Hammitt, J. K. (2002). A comparison of organic and conventional fresh produce buyers in the boston area. Risk Analysis, 20(5), 735-746. https://doi.org/10.1111/0272-4332.205066

Zhang, B., Fu, Z., Huang, J., Wang, J., Xu, S., & Zhang, L. (2018). Consumers' perceptions, purchase intention, and willingness to pay a premium price for safe vegetables: a case study of Beijing, China. Journal of Cleaner Production, 197(1), 1498-1507. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.06.273

Zhang, X., & Dong, F. (2020). Why do consumers make green purchase decisions? Insights from a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(18), 1-25. https://doi.org/10.3390/ijerph17186607

Yadav, R., & Pathak, G. S. (2016). Intention to purchase organic food among young consumers: Evidences from a developing nation. Appetite, 96(1), 122-128. https://doi.org/10.1016/j.appet.2015.09.017

Downloads

Publicado

29.09.2023

Como Citar

PINHEIRO , M. M. A.; SOUZA, J. C. V. de; CAMPOS, P. de O.; COSTA, C. S. R.; SILVA , M. J. de B. A Relação entre Preocupação Ambiental e Disposição em Pagar um Preço Premium na Intenção de Compra de Alimentos Orgânicos Industrializados . Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e13495. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/13495. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos