A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.3.11713

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, materialidade, sociomaterialidade

Resumo

No ensino-aprendizagem em administração, a dimensão material é desprezada ou preconcebida como mera ferramenta presente na ação humana. Com efeito, evidencia-se uma visão limitada sobre o papel da materialidade como “meio” para a aprendizagem e quase inexistência de compreensão sobre suas questões sociais. Dessa forma, duas carências de pesquisa se apresentam como relevantes: (a) as revisões da produção acadêmica que considerem plenamente a materialidade e (b) a pesquisa construída a partir de uma abordagem sociomaterial. O objetivo desta pesquisa é sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do ensino-aprendizagem em administração (EAA), destacando a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras. A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática da produção acadêmica publicada nas bases nacionais e internacionais. Como resultado, portanto, proporcionamos uma demonstração de como a abordagem sociomaterial descortina novos horizontes para avançar com a pesquisa e impacta em nossos espaços de aprendizagem, no uso e compreensão do potencial dos artefatos e objetos na atividade educacional em instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Cecília Oliveira Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO).

Eduardo Paes Barreto Davel, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

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Publicado

15.09.2021

Como Citar

BEZERRA, C. O.; DAVEL, E. P. B. A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 27, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.3.11713. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11713. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos