A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.3.11713Palabras clave:
ensino-aprendizagem, materialidade, sociomaterialidadeResumen
No ensino-aprendizagem em administração, a dimensão material é desprezada ou preconcebida como mera ferramenta presente na ação humana. Com efeito, evidencia-se uma visão limitada sobre o papel da materialidade como “meio” para a aprendizagem e quase inexistência de compreensão sobre suas questões sociais. Dessa forma, duas carências de pesquisa se apresentam como relevantes: (a) as revisões da produção acadêmica que considerem plenamente a materialidade e (b) a pesquisa construída a partir de uma abordagem sociomaterial. O objetivo desta pesquisa é sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do ensino-aprendizagem em administração (EAA), destacando a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras. A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática da produção acadêmica publicada nas bases nacionais e internacionais. Como resultado, portanto, proporcionamos uma demonstração de como a abordagem sociomaterial descortina novos horizontes para avançar com a pesquisa e impacta em nossos espaços de aprendizagem, no uso e compreensão do potencial dos artefatos e objetos na atividade educacional em instituições de ensino.
Descargas
Citas
ACTON, R. E. Place-people-practice-process: Using sociomateriality in university physical spaces research. Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 14, p. 1441–1451, 2017
ACTON, R. E. Innovative learning spaces in higher education: perception, Pedagogic practice and place. (Ph.D Thesis). James Cook University, Austrália, 2018.
BARRY, D.; MEISIEK, S. Discovering the Business Studio. Journal of Management Education, v. 39, n. 1, p. 153–175, 2014.
BOYS, J. Towards creative learning spaces : re-thinking the architecture of post-compulsory education. London: Routledge, 2011.
CHIM-MIKI, A. F.; CAMPOS, D. B.; ALBUQUERQUE DE MELO, L. S. Definindo Espaços de Educação Criativa no Ensino Superior de Administração através de Mecanismos de Cocriação de Valor. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 362–401, 2019.
CHARTERIS, J.; SMARDON, D.; NELSON, E. Innovative learning environments and discourses of leadership: Is physical change out of step with pedagogical development? Journal of Educational Leadership, Policy & Practice, v. 31, n. 1/2, p. 33–47, 2016.
FENWICK, T. Emerging approaches in educational research : tracing the socio-material. London: Routledge, 2011.
FENWICK, T. Sociomateriality and learning: A critical approach. In: SCOTT, D.; HARGREAVES, E. (Eds.) The SAGE Handbook of Learning. London: SAGE Publications, 2015. p. 83–93.
FENWICK, T. What Matters in Sociomateriality: Towards a Critical Posthuman Pedagogy for Management Education and Educators. In: STEYAERT, C.; BEYES, T.; PARKER, M. (Eds.). The Routledge Companion to Reinventing Management Education. London: Routlege, 2016. p. 249–263.
GOURLAY, L.; OLIVER, M. Student Engagement in Digital University: Sociomaterial Assembleges. Londron: Routledge, 2018.
JAMIELSON, P. Creating New Generation Learning Environments on the University Campus. [s.l.] WB Research Press, 2008.
KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Learning styles and learning spaces: Enhancing experiential learning in higher education. Academy of Management Learning and Education, v. 4, n. 2, p. 193–212, 2005.
KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Learning to play, playing to learn: A case study of a ludic learning space. Journal of Organizational Change Management, v. 23, n. 1, p. 26–50, 2010.
MULCAHY, D.; CLEVELAND, B.; ABERTON, H. Learning spaces and pedagogic change: envisioned, enacted and experienced. Pedagogy, Culture and Society, v. 23, n. 4, p. 575–595, 2015.
SCOTT-WEBBER, L. In Sync: Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Ann Arbor, MI: Society for Gollege and University Planning (SCUP), 2004.
SØRENSEN, E. The Materiality of Learning: Technology and Knowledge in Educational Practice. New York: Cambridge University Press, 2009.
TAYLOR, S. S.; LADKIN, D. Understanding arts-based methods in managerial development. Academy of Management Learning and Education, v. 8, n. 1, p. 55–69, 2009.
TAYLOR, S. S.; STATLER, M. Material Matters: Increasing Emotional Engagement in Learning. Journal of Management Education, v. 38, n. 4, p. 586–607, 2014.
PESCHL, M.; FUNDNEIDER, T. Spaces enabling game-changing and sustaining innovations: why space matters for knowledge creation and innovation. Journal of Organisation Transformation & Social Change, v. 9, n. 1, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ciências Administrativas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores