Integrando e ampliando a base teórica da criação de valor por empresas geograficamente concentradas

Autores/as

  • Vinicius Farias Moreira UFCG
  • Walter Fernando Araújo de Moraes UFPE
  • Yákara Vasconcelos Pereira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.7840

Resumen

Esse ensaio teórico visa compreender as fontes de criação de valor por parte das empresas geograficamente concentradas. Seis grupos de recursos do cluster foram identificados, quais sejam: de Produção; de Demanda; de Oferta e Indústrias de Apoio; de Relacionamento no Nível Horizontal; de Relacionamento com as Instituições Locais; e, Global Pipelines. Os cinco primeiros representam as múltiplas interações e fluxos de conhecimentos locais entre as empresas e a atmosfera do cluster (local buzz) e o sexto elemento (global pipelines) representa o reconhecimento dos vínculos externos de relacionamentos, sinalizando que os clusters não são autossuficientes em termos de criação do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-08-06

Cómo citar

MOREIRA, V. F.; MORAES, W. F. A. de; PEREIRA, Y. V. Integrando e ampliando a base teórica da criação de valor por empresas geograficamente concentradas. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7840. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7840. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos