O efeito da qualidade dos serviços turísticos e da imagem na satisfação do

Autores/as

  • Heber José Teófilo de Moura Universidade de Fortaleza
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gome Universidade de Fortaleza
  • Heber José de Moura Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.3.%25p

Resumen

A literatura mercadológica, tradicionalmente, tem focado nos atributos funcionais e concretos, quando da avaliação da qualidade dos produtos e serviços, não atribuindo a devida importância aos aspectos simbólicos representados através da imagem. Estudos apontam a influência da imagem na tomada de decisão do consumidor no turismo. Nesse sentido, o trabalho investiga a influência da qualidade do serviço e da imagem sobre a satisfação do turista na Área de Proteção Ambiental (APA) de Canoa Quebrada, procurando quantificar a parcela associada à imagem do local, quando comparada a atributos funcionais relacionados, especificamente, com a praia, atendimento dos restaurantes, hotéis etc. Para o presente trabalho, foram realizadas, inicialmente, pesquisas qualitativas, de caráter exploratório, utilizando a técnica da entrevista em profundidade, com o intuito de identificar os atributos da satisfação e da imagem a serem avaliados na pesquisa de campo. Na segunda etapa do estudo, realizou-se uma pesquisa quantitativa e de caráter descritivo, junto aos visitantes da APA de Canoa Quebrada. A partir da investigação realizada, concluiu-se que o atributo “imagem” tem uma influência significativa sobre a satisfação do visitante, quando comparada com os atributos funcionais da pesquisa. Ademais, mostraram-se também as diferenças de impressões entre homens e mulheres, o que parece ser relevante como contribuição às estratégias de promoção, preservação e, enfim, de um maior conhecimento das percepções sobre aquela Área de Proteção Ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heber José Teófilo de Moura, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresa pela Universidade de Fortaleza

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gome, Universidade de Fortaleza

- Professora titular da Universidade de Fortaleza. Dra.em Administraçã

Heber José de Moura, Universidade de Fortaleza

Professor titular da Universidade de Fortaleza. Dr.em Administração de Empresas

Publicado

2010-08-11

Cómo citar

MOURA, H. J. T. de; GOME, D. M. de O. A.; MOURA, H. J. de. O efeito da qualidade dos serviços turísticos e da imagem na satisfação do. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 3, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.13.3.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/400. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos