Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.2.%25pResumen
Um número cada vez mais significativo de estudiosos da administração e pesquisadores da geografia econômica procura conhecer e discutir as formas pelas quais as empresas podem captar o conhecimento disponível nos aglomerados territoriais e transformá-lo em vantagem competitiva para o seu negócio ou para o desenvolvimento regional. O conhecimento é transferido mediante as redes de empresas, por meio de um conjunto de interações entre os principais atores da rede aglomerada. Este artigo analisa o processo de transferência de conhecimento entre empresas aglomeradas territorialmente, apresentando os resultados de um trabalho empírico realizado com as indústrias calçadistas da Região do Vale do Sinos, no Estado do RS. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, com a aplicação de questionários junto aos gestores empresariais. Os resultados mostram que as empresas industriais calçadistas aglomeradas territorialmente são favorecidas na transferência de conhecimento, porque podem aproveitar o conhecimento disponível na região, pelas possibilidades de interações entre as empresas e as instituições de apoio às atividades empresariais, que normalmente não estão disponíveis para aquelas empresas que estão dispersas e que se encontram fora da área da aglomeração.Descargas
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