Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing

Autores/as

  • Elisiane Dondé Dal Molin Universidade Vale do Itajaí.
  • Maria Jose Barbosa Souza Universidade Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.2.%25p

Resumen

O terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no Brasil

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisiane Dondé Dal Molin, Universidade Vale do Itajaí.

Universidade Vale do Itajaí.

Maria Jose Barbosa Souza, Universidade Vale do Itajaí

Professora Doutora – Universidade Vale do Itajai

Cómo citar

DAL MOLIN, E. D.; SOUZA, M. J. B. Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.12.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos