O processo de aprendizagem organizacional como balizador para o desenvolvimento

Autores/as

  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Potiguar
  • Christiane Kleinübing Godoi

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.1.%25p

Resumen

Este artigo descreve um trabalho de pesquisa-intervenção realizado em uma empresa pública do setor elétrico, cujo objetivo residiu em desenvolver um modelo de competências especifico para a Empresa. O trabalho foi conduzido com base nas etapas do processo de aprendizagem organizacional de Huber (1991), Starkey (1998) e Crossan et al. (1998). Na construção do quadro teórico, buscou-se romper as fronteiras entre as teorias da aprendizagem organizacional e as formulações sobre a lógica da competência, articulando conjuntamente os dois construtos complementares. Em seguida, apresenta-se o caso estudado dentro do escopo metodológico da pesquisa-ação. A análise interpretativa da construção do modelo de competência da Empresa é realizada mediante a identificação dos processos subjacentes de aprendizagem organizacional. O estudo insere a possibilidade de pensar a formação de competência, no setor público, como conseqüência natural do sistema de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Potiguar

Christiane Kleinübing Godoi

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Cómo citar

SILVA, A. B. da; KLEINÜBING GODOI, C. O processo de aprendizagem organizacional como balizador para o desenvolvimento. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.12.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/378. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos